TRUPEÇANDO NOS CARIRIS

“Senhores dono da casa, abram portas e janelas.

Senhores dono da casa, abram portas e janelas!

E deixe nosso brinquedo, aqui se apresentar!”

Senhoras e senhores, é com muita alegria e entusiasmo, com portas, janelas e braços bem abertos, que a TrupeÇando chega para se apresentar com o projeto “TrupeÇando nos cariris”!

O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019 e acontecerá dentre o período de 4 de outubro a 1 de novembro de 2020 na região do cariri paraibano e pajeú pernambucano nas seguintes cidades: Camalaú, Coxixola, Ingazeira, São José dos Cordeiros, Sumé e Zabelê. Cada cidade receberá uma ação pelas ruas da cidade e outra na zona rural do município.

Contudo, de acordo com os protocolos de segurança contra a pandemia da Covid-19, a ação da cia fora adaptada à uma nova realidade, se dando através de um caráter de intervenção. Como funcionará: Ao invés da trupe estacionar sua Kombi, montar seu picadeiro e sua estrutura e convocar a público para que se chegue, decidiu-se ir até a frente das casas das pessoas e apresentar a essa plateia que assistirá pelas janelas, portas e até calçadas. Foi uma forma encontrada para evitar aglomeração e levar a arte até lugares mais distantes.

Essa intervenção teve como referência o trabalho de duas companhias circenses de diferentes partes do Brasil: Laguz Circo (Fortaleza/CE) e Rosa dos Ventos (Presidente Prudente/SP), ambas realizaram eficientes apresentações nesse sentido e trocaram a experiência com a cia TrupeÇando. As intervenções tem duração máxima de 15 minutos e serão apresentadas diversas vezes por diferentes ruas de um determinado bairro num primeiro dia, enquanto que no dia seguinte serão levadas para a zona rural do município. A ação acontecerá em outubro por ser o mês das crianças.

A cia TrupeÇando é formada por Allan Barros (Sumé/PB) e Guadalupe Merki (Sta Fe/ARG) e tem por característica realizar apresentações de espetáculos circenses, mostra de cinema, oficina de arte-educação e intervenções artísticas. Formando a equipe para este projeto estarão Aquiles Nud (ator e músico), Rayra Martins (Fotografia) e Gustavo Costa (Vídeo Maker), todos a bordo da Kombi Beija-flor. A direção do espetáculo é de Odilia Nunes.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *