Secretaria de Comunicação de Monteiro reúne acervo da Transposição para Museu

A Prefeita da cidade de Monteiro Anna Lorena, orientou as Secretarias Municipais de Cultura e Comunicação, a criação de um acervo à memória da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba, mais precisamente na cidade de Monteiro, para que o mesmo seja armazenado no museu municipal Arnaldo Bezerra Lafayette.

Esta sala será criada para conter o acervo iconográfico, visual e jornalístico para promover a preservação para pesquisa e difusão da transposição das águas do Velho Chico na cidade. O museu também desenvolve ações voltadas à memória da imagem documental da cidade.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação reflete o desejo de valorizar e tornar seus acervos acessíveis. Para tanto a SECOM está reunindo um acervo de material sobre o dia histórico da chegada das águas da Transposição do São Francisco. O material que está sendo recolhido inclui vídeos, fotos e material jornalístico impresso para que fique a disposição da população e turistas que queiram conhecer mais de perto a história da Transposição e a repercussão nacional da cidade de Monteiro.

Para Carlos Paiva, diretor do Museu, este acervo que está sendo reunido vai ser fonte de pesquisas para estudantes, população e turistas. “A chegada das águas levou o nome de nossa cidade a nível nacional mais uma vez, ganhamos com as águas e ganhamos com o reconhecimento. Com este acervo, estudantes, população e os turistas que vêm a nossa cidade poderão ter acesso a todo o material.”

A SECOM informa e solicita que quem tiver algum material e quiser dispor, poderá ser entregue diretamente no museu ou na Secretaria de Comunicação no primeiro andar da Prefeitura na Rua Alcindo Bezerra de Menezes ou pelo e-mail [email protected].

Segundo o secretário de Comunicação, Fred Menezes, um projeto sobre a Rota do São Francisco na Paraíba já está sendo elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo, transformando em pontos turísticos o desemboque do túnel Giancarlo, a comporta do sítio Engenho Velho, a junção das águas do Rio São Francisco com o Rio Paraíba e as barragens São José e Poções.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar