Prefeitura de Monteiro declara guerra ao mosquito Aedes Aegypti

O clima é de mobilização total. Foi com este mote que a Secretária de Saúde do Município de Monteiro, Anna Lorena, fez a abertura na manhã desta quarta-feira (23) do lançamento do plano de intensificação do trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, em evento realizado no Teatro Jansen Filho.

O plano apresentado pela Secretaria de Saúde de Monteiro está baseado no Decreto de Situação Excepcional de Emergência na saúde pública do município de Monteiro, assinado na última terça-feira, 22, pela prefeita Edna Henrique.

O Decreto prevê que o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, só terá sucesso se houver parceria entre o Poder Público e todos os proprietários comerciais, residenciais, de lotes e terrenos baldios e/ou quintais, tendo em vista que a larva do inseto desenvolve-se em águas limpas e paradas, não só em poças e recipientes jogados em logradouros públicos, mas também no interior de residências, com caixas d’água, piscinas e vasos de plantas, entre outras medidas.

Na presença de representantes do Ministério Público, Policias Civil e Militar, representantes das Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Igreja Católica e Evangélicas, líderes de Associações Comunitárias, entidades de classe, empresários, comerciantes e setores da imprensa local, a secretária Anna Lorena apresentou um plano de ações concretas e efetivas que serão tomadas a partir de agora para intensificar o combate ao mosquito.

“O nosso trabalho de combate ao Aedes Aegyptis não parou, desde o início do ano mantemos uma ação permanente, porém, as incidências dos casos de dengue, chikungunya e zica vírus aumentaram consideravelmente nos últimos dias e é preciso intensificar as ações de combate ao mosquito, por isso, a partir de agora vamos formar um verdadeiro exército para vencermos esta guerra”, disse Lorena.

“Todos estão convocados, e vamos dar as mãos em prol de buscar soluções. Todos os funcionários de todas as secretarias municipais estão de mangas arregaçadas. Até mesmo aqueles que estavam de férias, como por exemplo, os funcionários da área da educação, estão entrando em campo. Seremos uma grande equipe, encarando o desafio e em busca de uma grande vitória”, disse Lorena.

Anna Lorena também apresentou o projeto “Segunda-Feira da Faxina”, que começará na próxima segunda-feira, dia 28, nos bairros onde estão sendo identificados os maiores casos das doenças causadas pelo mosquito.

Esta ação consiste em um verdadeiro arrastão de limpeza nas residências e terrenos baldios, que contará com o apoio de todas as secretarias para auxiliar na retirada de objetos que possibilitem o armazenamento de água, o que pode formar focos para reprodução da larva do mosquito.

O projeto Segunda-Feira da Faxina começará pelo bairro do Alto da Bela Vista que apresenta altos índices dos casos de dengue, chikungunya e zica, mas, segundo a secretária Anna Lorena isso não significa que a área central de Monteiro não traga preocupação.

“Isso não significa que bairros periféricos sejam sinônimos de mais proliferação do mosquito, pois, o centro da cidade, por exemplo, onde predominam prédios comerciais, e pessoas de um maior esclarecimento cultural, está com índices alarmantes de ocorrências, então vamos trabalhar todos juntos, e em todos os lugares”, ressaltou a secretária.

O vice-prefeito Cajó Menezes também demonstrou sua preocupação com o avanço da doença no município e ressaltou a necessidade de toda a população de Monteiro se integrar a esta luta contra o mosquito, lembrando a importância de que sejam formuladas denúncias sobre os locais que acumulam água e se transformam em verdadeiros pontos de reprodução do mosquito.

Presente ao lançamento do projeto, a prefeita Edna Henrique disse que adiou todos os compromissos para participar da reunião e reforçar a sua preocupação com o avanço da infecção no município. “É clima de guerra. Lutaremos com unhas e dentes pela vida de nosso povo, é a saúde, e saúde é vida de nossa população, que está em jogo”, disse a prefeita.

Após o lançamento do projeto da campanha de intensificação de combate ao mosquito aedes egyptis, a prefeita Edna Henrique concedeu entrevista as emissoras de rádios locais e, mais uma vez reafirmou sua preocupação com o avanço da proliferação do mosquito, convocando toda a população de Monteiro para dividir a responsabilidade em exterminar esta praga que avança diariamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar