Prefeito do município de Serra Branca não paga gratificação aos ACS

Em setembro (há dois meses) dava entrada na secretaria da Câmara Municipal de Serra Branca (Casa Leidson da Silva), em Regime de Urgência, o Projeto de Lei nº 010/2014, de autoria do Poder Executivo, que dispunha sobre a concessão de gratificação aos Agentes Comunitários de Saúde de Serra Branca, de 290 reais, porém sem incorporá-lo aos vencimentos, ou seja, os ACS continuariam sem receber o Piso Nacional da categoria.

Apesar da urgência, pretendida pelo prefeito Eduardo Torreão, o projeto só foi discutido, votado e aprovado no dia 17 de outubro, pois neste período praticamente não houve sessão ordinária na Casa Leidson da Silva, principalmente porque a base governista boicotou as reuniões. (Segundo o vereador Carlos Kléber: “não vamos dar esse trunfo político ao prefeito em plena campanha eleitoral”)

Na sessão do dia 17, na discussão da matéria, a oposição tentou emendar o projeto para incorporar a gratificação aos vencimentos dos ACS e com isso garantir o Piso Nacional vigente que é de 1.014 reais. Mas, a base governista (que tem maioria absoluta) derrubou a proposta e de quebra apresentou outra semelhante, com a diferença de que deveria aguardar um decreto federal para regulamentar o piso. (Mais uma vez eu questiono, observando que sou totalmente ignorante ao assunto: Se a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, que dispõe sobre o piso nacional do ACS e foi publicada no Diário Oficial da União, porque a necessidade de um decreto? Decreto para regulamentar uma Lei? Num sei não, mas acho que venderam gato por lembre!)

Gratificação aprovada

Com o projeto sendo aprovado, restaria apenas a sanção do executivo, e considerando que o projeto fora enviado pelo próprio (e não poderia ser diferente, visto que é um projeto que gera despesa), o fato estaria consumado. Ledo engano: até agora os ACS não têm a certeza que irão receber tal gratificação, visto que o prefeito ao ser indagado do porquê do não pagamento ele disse que; pasmem: “o projeto se encontra no porta-luvas do meu carro. Tenho que aguardar um pouco porque tenho algumas dúvidas sobre o projeto que foi aprovado”.

Com No Meu Cariri

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar