Paciente não recebe medicação contra Mal de Parkinson há 40 dias no Cariri

O paciente Natanael Gomes da Silva, de 55 anos, portador do Mal de Parkinson, denunciou que não está recebendo a medicação contra a doença há 40 dias, pois o Governo do Estado não está disponibilizando o mesmo. Ele procurou o Cariri Ligado nesta quinta-feira (02), e relatou seu drama.

De acordo com Natanael, que reside em Serra Branca e sofre da doença há 9 anos, foram várias tentativas para que o medicamento (Mantidan) fosse entregue, porém, a pessoa responsável pela Central de Remédios em sua cidade tem alegado que o 5º Núcleo Regional de Saúde, com sede em Monteiro, não tem repassado o medicamento.

Natanael Gomes informou ainda que caso o problema não seja solucionado, estará procurando a Justiça para conseguir o medicamento, pois o direito a saúde é dever do Estado. “Preciso deste medicamento para viver, mas infelizmente o Estado não está cumprindo com sua obrigação”, desabafou Natanael.

Sobre a doença
A doença de Parkinson, mal de Parkinson ou paralisia agitante, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817,1 é caracterizada por uma doença progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina eacetilcolina estão envolvidos na gênese da doença.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar