Mais de 40% da população da PB é beneficiada com o Bolsa Família

Mais de 40% da população paraibana é beneficiada com o programa de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família. Conforme informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dados de julho de 2004 mostram que o Estado tem 860.099 famílias registradas no Cadastro Único e 526.195 famílias beneficiárias do programa.

Segundo o órgão, o número corresponde a 44,51% da população do Estado recebendo o benefício. Ainda segundo o relatório do MDS, em agosto de 2014, o estado tinha 526.195 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, a cobertura do programa era de 116,57%. Isso significa que, dentre as famílias do estado com perfil de renda do programa – renda familiar mensal inferior a R$ 77 por pessoa – 116,57% eram beneficiárias.

O Bolsa Família integra as ações do ‘Brasil Sem Miséria’ e entre junho de 2001 a junho de 2014, identificou 31.507 famílias em situação de extrema pobreza, que foram incluídas no Cadastro Único e no Bolsa Família no estado. Desde o lançamento do Brasil sem Miséria, 980.821 pessoas saíram da extrema pobreza no estado, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social.

Entre 2005 e fevereiro de 2013, um total de 51 mil famílias apresentaram aumento de renda e deixaram o programa de transferência de renda do Governo Federal. O ano em que mais famílias abandonaram o Bolsa Família na Paraíba foi o ano de 2009. Um desses exemplos é o da a dona de casa Diane Silva Alexandre, de 41 anos, que não recebe mais o Bolsa Família. Moradora do bairro do Varjão, em João Pessoa, ela procurou voluntariamente a sede do órgão, no centro da capital, e entregou o cartão do benefício.

Abono Natalino
Começou nesta terça-feira (9) o pagamento do abono natalino para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que moram nas cidades da Paraíba onde há agências dos Correios. O pagamento acontece de forma escalonada, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família. Ao todo, em toda a Paraíba, 526 mil famílias estão recebendo o abono.

Os pagamentos serão feitos nas agências próprias dos Correios de cada município, exceto em João Pessoa e Campina Grande, em que serão montados Postos Avançados no Estádio Almeidão e no Centro de Artes da UEPB, respectivamente. Para receber o abono, o beneficiário precisa apresentar CPF e documento de identidade com foto (RG, CNH ou CTPS). O pagamento do abono será feito por meio do Vale Postal Nacional Eletrônico (VPNE), com recursos do Governo do Estado.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *