O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã deste domingo (16) um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para João Pessoa e mais 55 cidades paraibanas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (17).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora mas com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As orientações do órgão são que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Em casos de emergência, as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Veja cidades que poderão receber chuvas nas próximas horas

Alagoinha
Alhandra
Araçagi
Araruna
Baía da Traição
Bananeiras
Bayeux
Belém
Borborema
Cabedelo
Cacimba de Dentro
Caiçara
Caldas Brandão
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité
Cuité de Mamanguape
Cuitegi
Curral de Cima
Damião
Dona Inês
Duas Estradas
Guarabira
Gurinhém
Itapororoca
Jacaraú
João Pessoa
Lagoa de Dentro
Logradouro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mulungu
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Picuí
Pilar
Pilões
Pilõezinhos
Pirpirituba
Pitimbu
Riachão
Riachão do Poço
Rio Tinto
Santa Rita
São Miguel de Taipu
Sapé
Serra da Raiz
Serraria
Sertãozinho
Sobrado
Solânea
Tacima

Foto de Asley Ravel

Saiba quem são os advogados e advogadas em campanha para a vaga de  desembargador do TJPB pelo quinto constitucional – Blog CHICO SOARESAdvogados paraibanos já tem se articulado para concorrer a vaga de desembargador após o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovar, em Sessão Administrativa, o anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB, que trata sobre a reestruturação do Segundo Grau e cria sete novos cargos de desembargadores. Com isso, o Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 membros na Corte de Justiça.

A alteração contemplará duas vagas para o quinto constitucional, sendo uma destinada à advocacia e outra para o membro oriundo do Ministério Público Estadual (MPPB).

Assim, alguns advogados do estado iniciaram a campanha em busca da vaga. A seleção será feita em uma eleição direta. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) fará uma consulta pública para eleição dos seis membros que comporão a lista sêxtupla a ser encaminhada pela Ordem ao TJPB. O Tribunal deve afunilar para três nomes e o governador do estado, João Azevêdo, escolherá apenas um.

O que é o quinto constitucional?

O quinto constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.

Saiba quem são os advogados em campanha:

O Portal Fonte83 fez um levantamento com nomes de membros da advocacia paraibana, que são possíveis concorrentes à vaga do quinto constitucional, por meio da OAB-PB.

Confira por ordem alfabética:

Anna Carla Lopes
Com uma trajetória de 17 anos na advocacia, especializada em Direito de Família e Sucessões, Dra. Anna Carla traz um legado jurídico significativo. Ela é filha da ex-defensora pública-geral, Fátima de Lourdes Lopes Correia Lima, já falecida, uma das mais respeitadas defensoras públicas da Paraíba.

Arthur Souto
Arthur é advogado, com mais de 20 anos de experiência no direito e na docência. Ele é mestre em Direito Econômico pela UFPB e Especialista em Ciências Criminais pela Unipê. Além disso atuou como coordenador do curso de direito da Faculdade Internacional da Paraíba e da Unipê, bem como diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PB).

Breno Wanderley
Com experiência nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Criminologia, Sociologia, Antropologia Criminal e Direito Eleitoral, Breno Wanderley César Segundo é visto como um nome de peso para ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Bruno Nóbrega
É advogado militante desde o ano 2002, já tendo exercido os cargos de Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba, Juiz Leigo dos Juizados Especiais, e Procurador Jurídico do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba e do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba. Tem especialização na Escola Superior da Magistratura Estadual da Paraíba, e na UnP em Ciências Jurídicas. Foi Conselheiro Estadual Titular da OAB/PB, durante o triênio 2010/2012, e também Secretário Geral da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/PB, durante o triênio 2016/2018.

O advogado Bruno Nóbrega é atualmente Procurador-Geral da cidade de João Pessoa.

Fábio Andrade
Fábio Andrade é especialista em Direito Processual Civil. Professor de Direito Constitucional – UNIESP/FPB e Unipê e professor da Escola Superior de Advocacia da Paraíba (2016/2018).
Foi presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/PB (2005/2006). Conselheiro da OAB/PB (2007-2009/2016-2018). Vice-presidente da Primeira Câmara da OAB/PB (2016/2018). Presidente do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção de João Pessoa (2018-2019).

Ele é Procurador-Geral do Estado da Paraíba desde 2019.

Felipe Crisanto
Advocacia tributária e consultoria empresarial. Mestre em Dir. Econômico / Especialista em Direito Tributário pelo do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET / Especialista em Contabilidade pelo IPOG. Professor das pós-graduações em Dir. Tributário do IBET/JP, da BSSP Centro Educacional e ESA/PB. Ex-presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB/PB.Membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB Nacional. Sócio da Udyat Análise de Risco Tributário Ltda. (empresa de auditoria contábil e fiscal).

Francisca Leite
Francisca Leite é advogada militante, pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil. Atualmente é presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Social e diretora-geral da Rede Sororidade e Ouvidora Geral da OAB-PB.

Francisco Fidelis
Francisco Fidelis é advogado criminalista, ex-conselheiro estadual da OAB-PB e membro do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba.

Inácio Queiroz
Inácio Queiroz é advogado criminalista e é conhecido por ter bom trânsito nos Tribunais Superiores, muito bem quisto pela classe política e pela classe jurídica. Isso ficou evidenciado nas últimas eleições para presidente da OAB/PB, quando foi pré-candidato, e em pesquisa realizada à época seu nome já atingia dois dígitos, porém, optou por unir a oposição e cedeu espaço para o Advogado Raoni Vita.

José Mariz
Com larga experiência jurídica, José Mariz é professor acadêmico, já esteve à frente de entidades e cargos importantes na gestão pública e representativa de Campina Grande. Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Campina Grande (OAB-CG) e atuou como procurador-geral do município de Campina Grande durante oito anos.

Luiz Pereira
O advogado Luiz Pereira é mestre em Ciência Política, especialista em gestão de crise, engajado na defesa dos advogados criminalistas e é consultor da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Márcio Maranhão
Márcio Maranhão é Bacharel em Direito pelo Instituto Paraibano de Educação – UNIPÊ, desde 2002. Advogado militante em tribunais e fóruns de vários estados da Federação, com atuação nas áreas Jurídicas e Administrativas, presidiu a Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB-PB, por seis anos. Foi conselheiro estadual da OAB-PB e Conselheiro Deliberativo da OABPrev-Nordeste de 2009 a 2012. Em 2013, foi escolhido para ser o Diretor-presidente da OABPrev. Professor de Direito Administrativo em vários cursos na Paraíba e em Pernambuco. De 2003 a 2006 foi Assessor Jurídico da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP. De 2006 a 2008 foi promovido a Chefe do Jurídico da CINEP; e de 2008 a 2010 foi consultor Jurídico da Presidência da Companhia. Foi juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Marina Gadelha
Marina Gadelha é a atual presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais do Conselho Federal da OAB. A advogada paraibana tem mais de duas décadas de atuação nas áreas de direito ambiental, mudanças climáticas, conformidade ambiental e direito minerário.

Nevita Luna
Advogada e professora universitária. Possui doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ex-bolsista do Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPB). Ex-aluna da Université Laval (Canada), da Universite Jean-Moulin – Lyon 3 (França) e da Universitá Per Stranieri di Perugia (Itália).

Rômulo Palitot
Professor Adjunto de Direito Penal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da mesma instituição e do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Advogado atuante desde 1995.

Sheyner Asfora
Sheyner Asfóra é advogado com foco na área criminal. É presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim). Foi Conselheiro Federal da OAB pela Paraíba e concorreu à presidência da OAB-PB.

Thiago Leite
O advogado Thiago Leite é advogado com mais de 20 anos na militância, nas áreas do direito eleitoral, cível e administrativo. Natural de São José de Piranhas, ele é filho defensora pública Fátima Ferreira.

A turmalina paraíba está estimulando o turismo no interior paraibano . Minas da pedra precisosa, uma das mais valliosas do mundo, podem ser visittadas na cidade de Salgadinho, na região do Seridó, onde ela foi descoberta.

A pedra preciosa é destaque na trama da novela ‘No Rancho Fundo’, exibida pela Globo, O que faz com que ela seja uma das gemas mais caras do mundo é a sua composição rara, com elementos como cobre, manganês e ouro.

Ela foi descoberta nos anos 1980 no distrito de São José da Batalha, em Salgadinho, Agora a ideia é fazer com que os locais de onde as pedras saem atraiam turistas, como mais uma forma de incremento da economia da cidade.

“A gente vem trabalhando sobretudo dentro da perspectiva de desenvolver o geoturismo, que é um segmento voltado para a natureza abiótica, como cavernas, grutas e nesse caso, a parte da turmalina paraíba”, explica o consultor de turismo Silvio Neto.

“[O objetivo] é incentivar a vinda de investimentos para São José da Batalha, que é um distrito serrano de clima agradável e incluir nesse roteiro a visitação às minas da turmalina paraíba para conhecer um pouco dessa pedra que permeia o imaginário das pessoas”, enfatiza Silvio.

Nas minas de turmalina paraíba de São José da Batalha, os visitantes podem explorar o local de surgimento das pedras e ver inúmeras gemas do minério encontrado exclusivamente na Paraíba, que também se diferencia das demais turmalinas pela cor, apresentando mais de 40 tonalidades de azul e verde.

Para a comunidade de Salgadinho, o turismo pode potencializar, inclusive, a geração de empregos na região.

Quanto custa a turmalina paraíba?
Por ser uma pedra tão rara e valiosa, a turmalina Paraíba também possui um alto valor comercial. Seu preço pode chegar a valores exorbitantes, tornando-a um verdadeiro tesouro para aqueles que a possuem. É importante ressaltar que a autenticidade da turmalina Paraíba deve ser sempre verificada por um especialista, a fim de evitar falsificações e fraudes.

Estima-se que um quilate (0,2 grama) da pedra custa em média U$ 30 mil e pode chegar a custar até U$ 100 mil, dependendo das características da gema.

A turmalina Paraíba pertence ao subgrupo elbaíta e destaca-se pela cor azul néon, que pode variar para verde ou lilás neón.

Com G1-PB

Na manhã deste domingo (16), durante uma fiscalização na BR-230, da equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha saída de Campina Grande para João Pessoa, foi abordada uma caminhonete após uma ultrapassagem em faixa contínua amarela que transportava 520 unidades de perfumes na caçamba do veículo.

Ao ser questionado, o motorista teria admitido que os produtos eram falsificados e haviam sido adquiridos na feira de Caruaru sem notas fiscais.

Ao serem conduzidos à Central de Polícia de Campina Grande, foi revelado que os perfumes eram provenientes de um arrombamento ocorrido na madrugada destr domingo em uma loja O Boticário, na cidade de Juazeirinho, onde foram roubadas cerca de 1.500 unidades de perfumes.

O município de Sumé segue com o cenário político movimentado, após o rompimento do ex-prefeito Doutor Neto com o prefeito Éden Duarte.

Tudo começou quando o grupo do ex-prefeito Dr. Neto, definiu a chapa com a indicação do empresário Temizinho, do PP, ao cargo de vice, numa evidente quebra de acordo, já que a vaga de vice na chapa de Dr. Neto havia sido apalavrada ao PL do prefeito Éden.

Após os últimos acontecimentos, quatro pré-candidatas a vereadoras, que estavam filiadas aos partidos aliados a doutor Neto (PSB e PP), desistiram de suas candidaturas em apoio a Éden Duarte, sendo elas: Marta Raiana, Maria José (Loura), Mercia Pereira e Joyce Dantas.

Em entrevista a 95fm nesta sexta-feira, o prefeito Éden Duarte, informou que nos próximos dias irá anunciar um novo posicionamento político, que poderá ser uma aliança com o vice-prefeito Manezinho Lourenço ou o lançamento de uma candidatura do PL.

Um homem foi morto e outro foi baleado no final da tarde desta sexta-feira (14), no bairro Alto Alegre, na cidade de Sumé, no Cariri paraibano.

De acordo com informações, a vítima foi identificado como Billy, que morreu no local. A segunda vítima foi socorrida para o Hospital Local.

Segundo informações do Major Tavares do 11°Batalhão da Policia Militar de Monteiro, ainda está sendo investigado o caso da autoria do crime.

Durante uma entrevista à rádio Cidade FM, o prefeito de Sumé, Éden Duarte, revelou quais serão os próximos passos do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024. Em uma fala franca, Éden discutiu a quebra de um acordo político e as estratégias futuras do PL.

Segundo o prefeito, um acordo pré-estabelecido foi desfeito de última hora, alterando o planejamento do partido para a indicação do candidato a vice.

“Começou representando o Partido Liberal (PL) para que fizéssemos uma composição de indicação do candidato a vice na chapa. Nessa reunião, fizeram uma situação e eu disse: ‘Olhe, então na sexta-feira, que seria hoje, eu anuncio quem é que o partido irá indicar.’ Entretanto, no próprio sábado, o acordo foi quebrado,” disse.

Éden explicou que a decisão que havia sido tomada foi revertida, causando frustração e necessidade de novas negociações.

“Aquilo que tinha sido dito que o PL ia indicar, disseram que não, não vai ser assim, vão analisar com os outros partidos. Mas os outros partidos já tinham tomado suas decisões. Se não queriam fazer acordo, dissessem que não tinha acordo. Ninguém é obrigado a fazer acordo. Agora, quando se faz um acordo, tem que cumprir a palavra, Jaqueline. Isso é muito claro, muito simples,” falou.

O prefeito enfatizou sua frustração com a quebra do acordo e a necessidade de clareza e transparência nas negociações.

“Isso estava acordado, acertado, alinhado comigo, que represento o PL de Sumé, com o deputado federal Wellington Roberto, grande carreador de recursos para o município de Sumé. Uma coisa muito simples. Se não queriam, era só dizer: ‘Eu não posso porque eu tenho outro acordo.’ Eu não consigo entender isso e, ao mesmo tempo, entendo, mas não aceito a forma como as coisas foram feitas. Só é dizer: ‘Não quero, não tem apoio.’ Então, já que não nos cabe, já que não cabe ao PL, o PL vai tomar o seu rumo,” reafirmou.

Ao retornar à cidade, Éden iniciou conversações com seu grupo político para redefinir a estratégia do PL nas eleições deste ano.

“Eu voltei para a cidade agora, cheguei às 4 da manhã em casa. Estou conversando com o nosso grupo político, com as nossas bases, com as pessoas que gostam do nosso trabalho, que acreditam no nosso trabalho e que sempre estiveram ao nosso lado, para nós podermos marcar aí um anúncio da posição do PL,” comentou.

O prefeito ressaltou que o PL irá definir sua posição em breve, considerando todas as opções disponíveis.

“O PL vai ter posição. Ele tem duas saídas: ou apresenta um candidato ou faz composição com outro partido. Eu tô dialogando, tô conversando. Eu converso com as pessoas. Agora, eu, você ou qualquer outra pessoa, quando conversa, faz um alinhamento, faz um acordo, tem que fazer para cumprir. Para não cumprir, não precisa fazer, não é verdade?,” ratificou.

Éden reafirmou seu compromisso com a responsabilidade e a transparência, sublinhando sua história de coerência e dedicação ao município.

“Então é isso, tô conversando, tô tranquilo, minha consciência absolutamente tranquila de todos os passos que dei com responsabilidade. Cumprindo com a minha história de ser coerente, de ter responsabilidade, de ter palavra, de ter posição. E nunca pensei em interesse meu. Pensei sempre em interesse melhor pela cidade, para as pessoas que acreditam em nosso trabalho, para o nosso partido e para nossos aliados,” abordou.

O prefeito concluiu destacando a união do partido e a importância de tomar decisões claras e firmes.

“Vou conversar com as bases, com o partido. O partido está unido, isso é muito importante. Nós temos 12 excelentes nomes para disputar a Câmara Municipal. Esse bloco todo vai estar junto conosco na decisão que nós tomarmos. Muito em breve, alguns jornalistas inclusive ligaram. Venha para cá, venha me dizer. A gente tem tido essa parceria de muito tempo aí com a rádio Cidade, com a credibilidade do seu trabalho, e é importante que nós possamos dizer para as pessoas,” finalizou.

Finalizando, Éden expressou seu compromisso com a honestidade e o bem-estar do município, reforçando a confiança que as pessoas depositam nele.

“Queriam muito um pronunciamento meu hoje em relação, mas o pronunciamento era pra indicar o vice. Mas como houve a quebra do acordo, eu estou reavaliando a base para tomar uma posição. Mais uma posição eu não fico em cima do muro. Minha história de lutas, minha história de dificuldades, mas sempre as enfrentei de cabeça erguida, com o coração aberto, com a vontade de fazer, de enfrentar e sempre tendo Deus ao meu lado, sempre me apontando os caminhos para que eu faça melhor. Não por mim, mas por nosso município, pelo nosso povo, e mantendo a minha palavra e a confiança que as pessoas têm em mim,” concluiu.

O vereador monteirense Paulo Sérgio, usou suas redes sociais para anunciar o apoio da pré-candidata Rosimere Fernandes ao seu projeto de reeleição. A líder comunitária foi bastante incentivada a colocar seu nome ao julgamento popular nas eleições 2024, mas resolveu declarar apoio ao vereador progressista.

Segundo Rosimere Fernandes, a retirada do nome como pré-candidata e o apoio ao vereador Paulo Sérgio, veio com o consenso familiar e de amigos. “Conheço o trabalho de Paulo Sérgio e de seu grupo de apoio há muito tempo. Tem feito muito por Monteiro, e sei que poderei contribuir mais ao seu lado. Vamos juntos trabalhar por sua reeleição” – declarou Rosimere.

Já o vereador Paulo Sérgio, não escondeu a felicidade de receber o novo apoio.
“Rosimere tem sido um exemplo onde trabalha e na comunidade. Vai agregar muito ao nosso grupo, que a recebe com alegria. Deixar de lado seu projeto político pessoal, para nos ajudar, é de uma atitude bastante generosa, vamos unificar as ideias, para lutarmos por uma cidade cada vez melhor” – enfatizou Paulo Sérgio.

A prefeita Anna Lorena esteve no início desta semana cumprindo agenda em Brasília, onde além de realizar visitas em busca de recursos, recebeu o reconhecimento como finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Foi com o fomento à agricultura familiar e o investimento de mais de um milhão de reais durante o ano 2023, que a prefeita Anna Lorena se destacou entre os demais municípios da Paraíba com o Projeto Agricultura Empreendedora: Cultivando Prosperidade e Colhendo Sucesso, recebendo o prêmio juntamente com Heraclyto Gabriel, Agente de Desenvolvimento.

Anna Lorena já foi reconhecida em anos anteriores angariando as duas premiações em 2023. 1º Lugar Categoria Empreendedorismo Feminino: “Caiu na Rede, é mulher empreendedora” e 2º Lugar Categoria Educação Empreendedora: “Educação Empreendedora, uma lição que se aprende desde cedo”. A gestora ainda obteve o reconhecimento pela implantação de políticas públicas em 2019 recebendo por tanto um Certificado e também uma Comenda como Finalista e Vencedora de todas as etapas.

Ao lado da Chefe de Gabinete, Fátima Sousa, a prefeita realizou uma visita ao deputado Wellington Roberto que garantiu o recurso de mais asfalto e custeio em saúde. Em conversa com o senador Veneziano, também garantiu mais apoio para a saúde e maquinários. Aproveitando a oportunidade, Anna Lorena também esteve com a senadora Daniela Ribeiro, que reafirmou o compromisso em trabalhar por nossa cidade.

“Finalizando a agenda, percorremos os Ministérios em busca de liberação e de medições para a Educação. Estamos focados nas creches, na educação como geral, enfim, em todos os benefícios, parcerias e recursos que pudermos conseguir para Monteiro. ”, disse Anna Lorena.

A Polícia Civil identificou os corpos de dois homens que foram encontrados mortos com sinais de violência nesta quinta-feira (13), nos municípios de Camalaú e Congo, no Cariri paraibano. Os homens eram naturais de Bezerros-PE e possuíam antecedentes criminais.

Policiais militares foram acionados no início da manhã da quinta-feira (13), dando conta de corpos encontrados em estradas vicinais dos dois municípios, apresentando sinais de violência. A Polícia Civil também foi acionada e o local foi isolado para perícia.

Autoridades policiais acreditam que os homens tenha sido mortos e jogados no local como desova.

Os crimes estão sendo investigados.

Na noite desta quinta-feira (13), a cidade de São João do Tigre celebrou o evento junino ‘Quadrilha das Escolas’, reunindo a Creche Claudina Bezerra Cavalcante, a Escola Ana Ferreira Aragão e o Centro Educacional Água Azul. O evento aconteceu no ginásio poliesportivo da cidade e atraiu um grande público.

O ponto alto da noite foi a apresentação das três rainhas do milho, cada uma representando uma das unidades educacionais participantes. Maísa representou a Escola Municipal Ana Ferreira Aragão (EMAFA), Cristina representou a Escola do Campo e Lis representou a Creche Claudina Bezerra Cavalcante.

O prefeito Márcio Leite marcou presença no evento e elogiou a participação e o entusiasmo da comunidade. “É maravilhoso ver nossa comunidade reunida em torno de uma tradição tão bonita como o São João. Este evento demonstra a força e a união das nossas escolas e a importância de manter vivas as nossas tradições culturais. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou o prefeito.

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Federal destruiu uma plantação de 19 mil pés de maconha, que estava localizada no cariri Paraibano. A ação de combate ao tráfico aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) na zona rural do município de Monteiro.

De acordo com as unidades policiais, a plantação de Cannabis sativa tinha aproximadamente 9 mil metros quadrados. Os pés de maconha foram incinerados no local. Materiais de apoio à plantação que foram localizados pelas Polícias foram apreendidos e encaminhados para a investigação.

Policiais do 11° Batalhão, do Grupamento Especial de Operações em Area de Caatinga (GEOSAC) e policiais tederais participaram da açao

O governador João Azevêdo anunciou em suas redes sociais, nesta sexta-feira (14), a ampliação no número de convocação dos candidatos aprovados no concurso público para Polícia Militar e Bombeiros.

A decisão do gestor tem o objetivo de incluir os candidatos aprovados que haviam sido desclassificados após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Acabei de autorizar o aumento do número de convocados para as etapas seguintes do concurso da Polícia Militar e Bombeiros, visando incluir todos os que anteriormente foram aprovados e que, pela decisão do STF, tinham sido desclassificados. Com essa decisão, eles terão a oportunidade de continuar concorrendo e fortaleceremos ainda mais a nossa Segurança Pública”, postou o governador.

O concurso oferece uma remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções. Os candidatos irão se submeter aos exames de saúde e ao teste de aptidão física nas próximas etapas do certame.

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), aprovou, na sessão dessa terça-feira (11), resolução que atualiza a Tabela de Honorários da advocacia previdenciária. A proposta foi reapresentada e defendida no Conselho pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

Harrison Targino disse que a aprovação da resolução é uma grande vitória da advocacia Previdenciária. “É ma medida que ajuda a combater o aviltamento dos honorários e reconhece o valor do trabalho dos advogados e advogadas que militam na área”, afirmou o presidente.

A conselheira estadual e presidente da Comissão da Advocacia Previdenciária da OAB-PB, Jullyanna Viegas, destacou o trabalho conjunto da OAB-PB com Associação Paraibana dos Advogados Previdenciaristas (APAPREV) e o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) na busca da valorização e construção de uma tabela justa.

“Assim garantirmos honorários dignos. Quero agradecer a sensibilidade do presidente Harisson Targino em sempre ouvir as nossas lutas e ser receptivo ao diálogo e assim ter colocado em pauta esse pleito tão necessário e indispensável para o trabalho dos advogados e advogadas previdenciaristas do Estado da Paraíba”, afirmou.

A presidente da Apaprev, Janalywya Andrade, destacou que atualização da tabela representa o reconhecimento ao trabalho essencial dos advogados Previdenciaristas e garante uma remuneração justa e adequada, refletindo a complexidade e a importância dos serviços prestados.

“Agradecemos à OAB/PB por ter recebido esse pleito antigo, a todos os conselheiros e as conselheiras que entenderam e votaram a favor dos nossos pedidos, a todos os colegas Previdenciaristas e representantes de demais instituições de outras áreas pelo apoio. Enfim, é uma grande vitória, graças a construção de todos”, declarou.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), por meio de sua Corregedoria, encaminhou ao Ministério Público Eleitoral os nomes de todos os agentes públicos com contas julgadas irregulares, envolvendo o período de 01 de janeiro de 2016 a 10 de junho de 2024. Na lista constam 923 registros, com um total de 376 gestores públicos. Em alguns casos, os registros se referem a mais de uma prestação de contas reprovadas em diferentes exercícios financeiros.

Clique aqui e confira a lista 

A informação foi prestada pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, ao observar que a inclusão do nome de gestores na relação apresentada pelo TCE não gera automaticamente a inelegibilidade do candidato, conforme entendimento que se extrai da Lei Complementar nº 64/90, cabendo à Justiça Eleitoral concluir se houve a configuração de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

O Corregedor Geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, reiterou as providências adotadas em relação ao encaminhamento da relação ao TRE. Depois de checadas as informações são inseridas no Sistema de Contas Eleitoral do Ministério Público Federal, por meio do (Sisconta Eleitoral), observou ele, ao acrescentar que foram observados os parâmetros previstos no art. 1°, inciso I, alínea ‘g’, da Lei Complementar n° 64/90, tais como o trânsito em julgado, o prazo legal de oito anos, entre outras intercorrências.

Dados da lista – A lista de agentes políticos com contas julgadas irregulares pelo TCE, para fins eleitorais, informa o número do processo, a categoria, o jurisdicionado e o responsável, com o respectivo CPF, a decisão e a data da publicação. No caso dos municípios, constam também as decisões das respectivas câmaras legislativas.

Mais Lidas do dia