As Convenções Partidárias para escolha dos Candidatos que irão concorrer aos cargos de Prefeito, Vice-prefeito e vereadores nas eleições 2024 na cidade de Amparo já estão com as datas definidas.

Até o momento, teremos uma disputa inédita, onde pela primeira vez, 3 candidatos estarão na disputa pelo cargo de prefeito(a), assim, teremos a realização de 3 convenções.

A primeira convenção que será realizada, será dos partidos Republicanos, PSB e PL, que homologará as candidaturas de Tarcio Gabriel e Cícero Maciel para prefeito e vice-prefeito respectivamente, além dos candidatos a vereadores que compõem a sua chapa.

Essa convenção acontecerá no próximo sábado, 27 de julho, às 18h00min na Quadra do Colégio Ildefonso Anselmo da Silva.

A segunda convenção, será do Partido Podemos (PODE), que homologará a candidatura de Heleno Pereira para prefeito além das candidaturas do seu vice-prefeito e dos candidatos a vereadores.

Sua convenção acontecerá no dia 28 de julho, a partir das 10h00min na Fazenda Caiçara, Zona Rural do município de Amparo.

A última convenção que será realizada, será do partido MDB, que homologará as candidatura de Maria Pedrosa e Vilma Enéas para prefeita e vice-prefeita respectivamente, além dos candidatos a vareadores que compõem sua chapa.

A sua convenção acontecerá dia 04 de agosto, às 10h00min na Câmara de Vereadores de Amparo.

Com Amparo Ligado

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 01h35, um veículo foi encontrado em chamas no município de Sumé, no Cariri da Paraíba. A informação chegou ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campina Grande, que imediatamente acionou as guarnições de combate a incêndio.

Ao chegarem ao local, as equipes constataram que o carro, um Volkswagen Saveiro do ano de 1992, já estava completamente destruído pelo fogo. Embora restassem algumas pequenas chamas, os bombeiros conseguiram controlá-las rapidamente. Infelizmente, o veículo foi totalmente consumido, tornando qualquer tentativa de recuperação inviável.

Além do incêndio, algo que chamou a atenção das autoridades foi o estado do possível proprietário do veículo, que apresentava sinais visíveis de embriaguez. O homem afirmou às autoridades que acreditava se tratar de um incêndio criminoso, alegando que alguém havia deliberadamente ateado fogo em seu automóvel.

Os bombeiros orientaram o proprietário a registrar um boletim de ocorrência para que as circunstâncias do incêndio possam ser investigadas. Não houve registro de vítimas no local.

Ainda não se sabe a causa exata do incêndio e os responsáveis pelo possível ato criminoso. As investigações seguirão para determinar as causas do incidente e localizar eventuais suspeitos.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) iniciou a implementação de uma nova rotina que exige que todas as empresas contribuintes de ICMS mantenham um profissional de contabilidade registrado. Esta medida, que passou a vigorar a partir de 25 de julho, visa garantir que as empresas estejam em conformidade com a legislação vigente sobre o cadastro das empresas regulares no Estado da Paraíba.

Segundo dados da Gerência Executiva de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz-PB, 158 empresas, que são de diferentes setores econômicos e pertencem ao regime empresas normais e a opção do Simples Nacional, estão sem contador há mais de 30 dias. A meta da Sefaz-PB é de que esse prazo estabelecido de 30 dias sem contador seja reduzido, gradativamente, até chegar, no máximo, três dias.

OBRIGATORIEDADE – Segundo o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, “as empresas são obrigadas a indicar um profissional de contabilidade à Fazenda Estadual em seu cadastro. Ele é o responsável por apresentar, por exemplo, as suas declarações fiscais mensais à Sefaz-PB. A única exceção é o MEI (Microempreendedor Individual), que não precisa de contador para fazer a gestão da sua contabilidade. O objetivo da medida é assegurar que todas as empresas estejam em conformidade com a legislação tributária para assegurar a regularidade cadastral da empresa, mas também combater a concorrência desleal no mercado e inibir fraudes”, pontuou.

REGULARIZAÇÃO SEM BUROCRACIA – O secretário executivo acrescentou que a empresa irregular deve indicar o mais rápido possível um contabilista regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade para representar a empresa perante a Sefaz-PB. “A regularização é rápida e acontece em até 24 horas após a realização dos procedimentos necessários do contador, por meio da FAC (Ficha de Atualização Cadastral) eletrônica, que é feita em nosso portal. É um serviço rápido e desburocratizado,” frisou.

ONDE E COMO FAZER A REGULARIZAÇÃO – Para regularizar a empresa sem contador, a Sefaz-PB disponibilizou um passo a passo para a troca de contador e um link https://www.sefaz.pb.gov.br/info/19-cadastro/8-perguntas-frequentes#contador com as orientações gerais para as empresas que estão ainda irregulares quanto ao profissional de contabilidade.

O ex-jogador de futebol Zico  — Foto: DivulgaçãoO ex-jogador Zico teve um prejuízo milionário ao ter uma mala roubada na entrada do hotel onde está hospedado em Paris. Os itens subtraídos somam cerca de 200 mil euros, o equivalente a R$ 1,2 milhão, na cotação da manhã desta sexta (26).

A imprensa francesa chegou a afirmar que a perda chegaria aos 500 mil euros (R$ 3 milhões), mas fontes ouvidas pelo g1 atestam que esse valor não procede.

O crime ocorreu na noite de quinta-feira (25) na capital francesa, véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

O ídolo do Flamengo está na capital francesa na condição de embaixador do Time Brasil nas Olimpíadas. As informações sobre o roubo foram divulgadas pelo jornal “Le Parisién” e confirmadas pelo g1.

O “Parisién” afirma que, entre os itens subtraídos, estavam um relógio Rolex, uma joia cravejada de diamantes e notas de euro e de dólar.

Zico estava em frente ao hotel onde está hospedado, do 19º distrito de Paris, junto com sua mulher, saindo do carro de uma empresa de transporte. A suspeita é que os ladrões agiram em dupla — enquanto um distraía o casal e o motorista, o outro abriu o carro e levou a mala embora.

Até as 8h da manhã desta sexta-feira, nem o jogador, nem sua assessoria haviam se manifestado publicamente sobre o episódio.

O Ministério Público da Paraíba abriu um inquérito civil para investigar o excesso de servidores temporários no município de São Domingos do Cariri. A informação foi publicada no diário oficial do MPPB da quarta-feira (24).

O município de São Domingos do Cariri possui 63 servidores temporários, o que representa 67,74 % do número de servidores efetivos (93 servidores).

De acordo com o documento que tivemos acesso, a contratação de servidores temporários deve ser algo extraordinário e os temporários não devem exercer funções contínuas.

O município tem o prazo de 20 dias para enviar cópia da Lei Municipal que regulamenta as contratações temporárias no município e nomear os servidores lotados.

Nesta quinta-feira (25), uma ação policial em São João do Cariri, no Cariri paraibano, resultou na prisão de um indivíduo e na apreensão de diversos itens. A operação, que contou com o apoio de várias guarnições da região, faz parte de uma série de ações intensificadas pelo 11º Batalhão da Polícia Militar.

A ocorrência teve início após a denúncia de um assalto realizado com o uso de uma arma de fogo. Dois indivíduos participaram do crime, sendo que um conseguiu fugir em uma moto, enquanto o outro foi preso no local. O elemento detido estava em posse de um revólver calibre 38 e dois celulares. Ele foi autuado na delegacia de São João do Cariri.

Durante a operação, foi recuperado um veículo Fiat Strada, prata, cabine dupla, ano 2012, que pertence ao vereador Negrinho de Boa Vista. O carro havia sido utilizado pelos criminosos durante o assalto.

A guarnição responsável pela prisão do indivíduo é da cidade de Serra Branca, mas a operação contou com o suporte essencial das viaturas do CPU, Serra Branca, Sumé e São João do Cariri. A ação foi parte de uma operação maior, com força total na região, coordenada pelo 11º BPM.

O preso está sendo levado para Serra Branca, onde ficará detido aguardando a audiência de custódia.

As autoridades continuam em diligências para localizar o segundo suspeito envolvido no crime.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, na manhã desta quinta-feira (25), as contas encaminhadas a seu exame pela Secretaria de Finanças de João Pessoa (exercício de 2022), pela Secretaria de Agricultura de Campina Grande e pela Procuradoria Geral deste mesmo município (2023).

A pauta de julgamentos ainda conteve processos relacionados às prestações de contas das Câmaras Municipais de São João do Cariri (2023), Pedra Branca (2023), Salgadinho (2022) e Pilões (2023) todas aprovadas conforme voto dos relatores.

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Bayeux esteve sob duas gestões, em 2020: a de Fabiano Constantino do Rego (desde 22 de maio até 19 de agosto) e a de Diego França de Medeiros (nos períodos restantes do ano). Ambos tiveram as contas desaprovadas pelo órgão fracionário do TCE, podendo, ainda, recorrer dessa decisão. Dois outros Institutos Previdenciários – o de Algodão de Jandaíra (2022) e o de Soledade (2019) obtiveram êxito no julgamento de suas contas.

Conforme parecer do Ministério Público Especial e o voto do relator Fernando Catão, a 1ª Câmara do TCE entendeu pela irregularidade de contrato de empresa por inexigibilidade de licitação (Processo 16339/18) procedido pela Secretaria de Educação do Estado para execução de serviços de gestão administrativa e de pessoal em parte relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino. Cabe recurso.

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia teve a aprovação, com ressalvas, do Pregão Eletrônico nº 009/2022 que objetivou a aquisição de kits para laboratórios de biologia, física, matemática e química das escolas de ensino médio da rede estadual.

Compõem a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no Youtube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Foi considerado um grande sucesso o evento de celebração dos 10 anos de morte do escritor paraibano Ariano Suassuna, que foi batizado de “Só sei que foi assim! Dez anos de encantamento de Ariano Suassuna”. A programação aconteceu ao longo de mais de 15 horas dessa terça-feira (23) no município de Taperoá, Sertão da Paraíba, terra onde ele viveu durante sua juventude e que foi imortalizada em muitas de suas obras.

A ação foi uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), e passou por muitos dos lugares da cidade que eram caros para o escritor. E para o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, é um evento que inicia com alguma antecedência aquilo que será mais a frente as comemorações pelo centenário de Ariano.

“Foi uma grande celebração. Marca esses dez anos de encantamento de Ariano Suassuna e marca também o início do processo que vai culminar em 2027 com a celebração do centenário do nosso grande mestre. Ariano Suassuna merece tudo isso. Ariano representa muita música, muito teatro, muita arte produzida e que teve a Paraíba como protagonista”, comentou Pedro Santos.

A celebração foi extremamente diversa, multicultural e itinerante. Começou nas primeiras horas da manhã com uma alvorada musical realizada pela Filarmônica Municipal Maestro João Ferreira de Souza, passou por visita à Casa Museu de Ariano Suassuna e depois foi seguida por um cortejo cultural que levou todos à Praça João Suassuna, que leva o nome do pai de Ariano. Em torno dos diferentes espaços da praça, teve ainda muita música, debates e apresentação teatral em torno da vida e da obra do homenageado que só se encerrou à noite.

A viúva e os filhos de Ariano Suassuna estiveram presentes e foi o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, que falou em nome dos familiares. Ele lembrou do legado do pai, disse que sua obra vem sendo respeitada tal como ele pediu ainda em vida e divulgou o que vem pela frente. “Nesses dez anos, nós reeditamos os livros dele com a minha direção de arte. Lançamos livros inéditos, textos inéditos, e este ano está prevista a publicação de sua poesia completa”, resumiu.

Já o escritor e poeta Bráulio Tavares, também presente nas homenagens a Ariano, ressaltou a relação desse com o Sertão e com a Paraíba e como ele redimensiona esses lugares. “Ariano Suassuna nos deixou fisicamente, mas nos deixou também rodeados pela sua presença, pela sua imagem, pelas suas palavras, pelas suas ideias. Ariano deixa para todos nós esse exemplo de um cara que mesmo nos piores momentos nunca deixou de acreditar no Brasil, de acreditar na Paraíba e de acreditar no Sertão”, destaca.

O dia que marcou os 10 anos de morte de Ariano Suassuna reuniu principalmente muita gente de Taperoá, incluindo aí uma nova geração de artistas. Era o caso da jovem poeta Ellis Gouveia, de 16 anos, que se disse privilegiada por acompanhar tudo o que se viveu ao longo do dia. “Foi um dia para lembrarmos do encantamento de Ariano e de sua importância para a literatura e para a cultura brasileira. Estar aqui é estar me enriquecendo de cultura, de arte, de história e de tudo o que representa esse mundo artístico. Como poeta, como fã de Ariano, como taperoaense, ele consegue transparecer a arte e ao mesmo tempo nos tocar de todas as formas possíveis”, concluiu.

Mais 12 barragens passam por obras de melhoria na Paraíba, pelo Programa de Recuperação de Barragem. As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), com investimento de R$ 9,1 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

Os trabalhos são realizados em municípios do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste do estado, tais como: Barra de São Miguel, Pocinhos, Serra Branca, Congo, Campina Grande, Cuité (com duas barragens), Montadas, Santana dos Garrotes, Santa Terezinha, Cabaceiras e São José de Caiana. A obra consiste em serviços de limpeza da vegetação, redimensionamento da parede e do sangradouro da barragem, drenagem para evitar erosão, proteção da base da parede com cobertura vegetal e reparo do meio-fio.

Para o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, esta é uma ação muito importante e contínua, com o objetivo de garantir a segurança de barragens no estado, como a preservação dos mananciais, tranquilizando a população para não causar eventuais danos materiais.

As obras fazem parte do Programa de Recuperação de Barragem, que já contemplou 78 barragens em todas as regiões, com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões. Na Paraíba, 150 barragens são monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirh e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O ex-candidato a prefeito e ex-vereador de Sumé, Ruan Pereira, anunciou na manhã desta quinta-feira (25), a retirada de sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. Apesar de haver rumores desse movimento há uns dias em Sumé, o motivo da decisão tem ligação direta com a trágica morte de seu sobrinho Gabriel, de apenas 14 anos nesta semana.

Gabriel sofreu uma queda de bicicleta enquanto descia para a Serra das Torres de Sinal, uma área conhecida da cidade, na noite anterior.

A notícia foi confirmada pelo próprio Ruan Pereira através de suas redes sociais, onde ele expressou seu pesar e pediu orações pela família. “Bom dia a todos e a todos amigos e amigas sumeenses, neste momento estou retirando minha pré-candidatura a prefeito de nossa cidade. Peço que todos continuem orando por todos nós”, escreveu ele.

Com a decisão, a disputa em Sumé ficará entre Heleno Júnior, Dr Neto e Manezinho Lourenço.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência provocada pela estiagem em oito municípios da Paraíba. A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União.

Na lista estão Assunção, Cacimbas, Desterro, Montadas, Riacho dos Cavalos, Santa Cecília, Uiraúna e Umbuzeiro.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Foi publicada na edição desta quinta-feira (25) a convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para realização de pré-matrícula.

O período será entra 30 de julho e 2 de agosto, de acordo com a classificação.

O comandante geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, recomenda aos candidatos que digitalizem as cópias de todos os documentos e salve em um único arquivo no formato “PDF” com até 10MB de tamanho cada um. Cada documento deverá ser salvo em um arquivo e em tamanho compatível com a impressão em papel A4.

Além disso, os documentos que possuam frente e verso devem ser digitalizados em ambos os lados. Os candidatos devem ainda conferir a qualidade da imagem digitalizada de todos os documentos.

De acordo com o governador João Azevêdo, as aulas da primeira turma com 532 alunos e alunas começam no dia 19 de agosto no Centro de Formação da Polícia Militar.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional na Paraíba, realizou um investimento de cerca de R$ 20,5 milhões em benefício de diversos municípios e associações no estado. A iniciativa incluiu a entrega de mais de 119 equipamentos voltados para o desenvolvimento regional. Além disso, a Codevasf assinou um Termo de Autorização para a contratação de 57 módulos sanitários para atender os municípios de Juru e Emas, com um investimento de R$ 590 mil.

Os equipamentos foram distribuídos para 54 prefeituras e sete associações comunitárias, visando fortalecer a infraestrutura local e proporcionando serviços fundamentais para a população. Os equipamentos entregues incluem 04 caminhões compactadores de lixo, um caminhão pipa, 26 retroescavadeiras, 23 tratores, 22 implementos agrícolas, 05 motoniveladores e 60 máquinas de costura.

Durante a entrega das máquinas, o superintendente regional da Codevasf na Paraíba, Irlen Guimarães, destacou o compromisso do Governo Federal em fortalecer o setor produtivo e promover melhorias na infraestrutura dos municípios paraibanos com esse tipo de ação. “Os investimentos realizados são fruto da parceria com a bancada federal da Paraíba. Estamos estruturando um segmento que gera empregos e renda e que contribui diretamente para a qualidade de vida dos paraibanos”, enfatizou.

Esses equipamentos são essenciais para fortalecer os serviços prestados pelas prefeituras e associações, possibilitando desde o manejo de solos para o plantio até a melhoria da gestão de resíduos sólidos e o abastecimento de água, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades beneficiadas na Paraíba.

Banheiro seco

No início do mês, a Superintendência Regional da Codevasf na Paraíba assinou um Termo de Autorização que permitirá a contratação de 57 módulos sanitários. A ação destina 28 módulos para Juru e 29 para Emas, totalizando um investimento de R$ 590,2 mil.

O banheiro seco é uma tecnologia inovadora que trata de forma natural toda matéria orgânica gerada, tornando-se uma solução eficiente e sustentável para o saneamento básico adequado, não dependendo do uso de energia elétrica ou água para remoção dos dejetos.

“Estamos comprometidos em trazer soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades atendidas. A instalação desses banheiros secos representa um grande avanço em termos de saúde pública e sustentabilidade para Juru e Emas”, comentou Irlen Guimarães.

Com esta iniciativa, a Codevasf reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nos municípios paraibanos atendidos pela Companhia.

Teve início nesta quarta-feira (24) a 50ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos – Expocose. O evento, que é destaque no estado de Pernambuco, distribuirá R$ 70 mil em premiações aos criadores. A Expocose acontece de 24 a 28 de julho de 2024, no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, em Sertânia, no Sertão pernambucano.

A programação foi iniciada coma a entrada dos animais para julgamento. A parte técnica contemplará a exposição de animais de diversas raças, torneio leiteiro, concurso de peso para caprinos e ovinos, julgamentos de animais, desfile dos campeões, entre outras atividades.

A EXPOCOSE também é reconhecida pela sua programação festiva que com atrações locais, regionais e nacionais. Em 2024, os shows terão início na quinta-feira (25) com apresentações de Caíque Lima, Rodrix e Pablo.

Confira a programação completa:

Dia 25 – Quinta (início às 20h) – Caíque Lima, Rodrix e Pablo,.

Dia 26 – Sexta (início às 21h) – Luiz e Júnior, Edy e Nathan (gravação de DVD) e Mano Walter

Dia 27 – Sábado (início às 21h) Nico Batista, Iguinho e Lulinha e Limão com Mel

Dia 28 – Domingo (início às 18h) César Amaral, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon.

Em um mundo onde a busca por um estilo de vida mais saudável se torna cada vez mais urgente, surge uma nova oportunidade para mulheres que desejam transformar seus corpos e alcançar seus objetivos de maneira saudável e sustentável. O Desafio Ponto de Virada é um programa de emagrecimento completo projetado pela nutricionista Amanda Araújo para promover mudanças significativas em apenas 45 dias.

Desenvolvido com foco na saúde e bem-estar das participantes, o Desafio Ponto de Virada oferece uma abordagem holística que vai além da perda de peso. O programa inclui um plano alimentar balanceado, orientações de exercícios físicos adaptados a diferentes níveis de condicionamento e suporte motivacional contínuo. Com uma combinação de estratégias nutricionais e práticas de fitness, o programa visa não apenas a redução de peso, mas também o fortalecimento físico e mental das participantes.

“O Desafio Ponto de Virada é mais do que um simples programa de emagrecimento. É uma jornada de autodescoberta e transformação pessoal”, afirma a idealizadora do programa. “Queremos empoderar as mulheres para que elas possam alcançar seus objetivos e manter um estilo de vida saudável a longo prazo.”

As inscrições para o Desafio Ponto de Virada já estão abertas, e as interessadas podem se inscrever através do site oficial. As participantes receberão acesso a uma comunidade exclusiva, onde poderão compartilhar suas experiências, obter suporte e se motivar mutuamente.

Para aquelas que estão prontas para uma mudança de vida e desejam transformar seus corpos de maneira saudável e sustentável, o Desafio Ponto de Virada é a oportunidade ideal. Em apenas 45 dias, o programa promete resultados visíveis e duradouros, além de uma nova perspectiva sobre saúde e bem-estar.

Se tem interesse em transformar seu corpo e sua vida em 45 dias com o Desafio Ponto de Virada, as inscrições são limitadas para ter a chance de iniciar a jornada rumo a uma vida mais saudável e plena.

Mais Lidas do dia