O governo federal adiou a realização das provas para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que seriam aplicadas no próximo domingo (5) em todo Brasil. Até o momento, ainda não existe uma nova data definida para o Concurso. O adiamento foi feito em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades e destruíram moradias.

Na quinta-feira, o Ministério da Gestão informou que nota que a prova seria mantida no domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. O governo, contudo, manteve as discussões internas para encontrar uma ‘saída jurídica’ a fim de evitar prejuízo aos candidatos que fariam as provas em cidades gaúchas.

A jornalista Vera Magalhães, divulgou nesta sexta-feira (3), que os ministros estavam divididos sobre adiar ou não a avaliação, por questões técnicas, pelos gastos extras e pelo risco de judicialização.

“Mas o governo, pelo jeito, resolveu então adiar e explicar que, em razão da situação do Rio Grande do Sul, não daria para não ter isonomia. Então fazer uma prova para o resto do país e depois correr o risco de fazer uma prova sem o mesmo grau de dificuldade para os gaúchos”.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Mandare, em ação articulada com a Polícia Militar do Estado da Paraíba. Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias. Cerca de 44 policiais federais e 40 policiais militares participam das diligências.

O objetivo desarticular e aprofundar a coleta de elementos de prova acerca de um grupo criminoso que atua em João Pessoa e Região Metropolitana.

A investigação teve início após se observar a intensa movimentação financeira do grupo investigado, uma vez que valeria de pessoas interpostas para operacionalizar valores referentes às atividades criminosas, especialmente o tráfico de drogas.

No decorrer da investigação, com o seu aprofundamento, foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.

Estão sendo realizadas buscas na Secretaria de Saúde, na Empresa de Limpeza Urbana (EMLUR) e na Secretária de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC).

A ação policial teve o apoio de dados de inteligência e de análise fornecidos pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba, a qual é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

NOTA

A Prefeitura Municipal de João Pessoa emitiu uma nota a respeito de uma operação deflagrada pelas Polícias Federal e Militar na manhã desta sexta-feira (3).

Confira a nota íntegra

A Prefeitura de João Pessoa vem a público esclarecer, em virtude de operação realizada pela Polícia Federal na manhã de hoje (03) nas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e na Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa, que se coloca à disposição para cooperar integralmente com as investigações.

O Poder Executivo Municipal reitera que condena veementemente qualquer tipo de ato ilícito e que determinou a instauração de procedimento administrativo para apurar a responsabilidade dos servidores citados na investigação.

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Cadeia_publicaO corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, fez uma visita técnica para inspecionar as condições estruturais das cadeias públicas dos municípios de Taperoá e Juazeirinho. A Corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vistoriou a reforma da unidade prisional da primeira cidade e verificou a necessidade de melhorias também na segunda.

A visita em Taperoá foi acompanhada pelo gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, Ronaldo Porfírio, e também pela juíza Vanessa Moura Pereira Cavalcante, além do diretor da unidade prisional José Vamberto Trajano.

“Com relação a Taperoá, em razão da reforma que está sendo feita, nós temos um procedimento de acompanhamento na Corregedoria e a visita foi justamente para constatar, in loco, a atual situação da reforma, ante a necessidade de vagas no sistema prisional, conhecer as estruturas e, acompanhado do gerente-executivo do sistema penitenciário, Ronaldo Porfírio, ouvir dele as projeções de conclusão e outras informações necessárias para que, o quanto antes, a cadeia volte a funcionar, atendendo não só Taperoá, mas a região”, pontuou o desembargador Carlos Beltrão.

Na cadeia de Juazeirinho, a visita técnica teve o objetivo de verificar a situação estrutural para a realização de melhorias. A gerência do Sistema Prisional se comprometeu a elaborar um relatório identificando o que precisa ser feito. A visita foi acompanhada pela diretora da cadeia, policial penal Auristela Camelo e pela juíza Ivna Mozart.

“Essa visita se deu em razão de um procedimento também aberto na Corregedoria, em razão de um relatório apresentado pela magistrada que fez uma inspeção da unidade prisional e identificou a necessidade de melhorias e apontou as dificuldades que tinha, daí a necessidade também de constatação da situação da referida cadeia pública que de fato carece de urgentes providências de restauração”, destacou o corregedor-geral.

Após mais de 12 horas de julgamento, a Justiça condenou a 23 anos o homem que matou a ex-namorada com um tiro na cabeça, em Boqueirão, no Cariri, em outubro de 2020. Artur Lima disparou contra Viviane Alves quando ela estava com o novo namorado após uma briga entre os três.

Apesar da condenação, a sentença excluiu a tese de feminicídio. A decisão foi do júri popular, que acolheu argumentos da defesa do réu. Durante o julgamento, encerrado na madrugada desta sexta-feira (3), o acusado ficou em silêncio e chegou a passar mal. Após receber atendimento médico, ele retornou para a sessão.

Segundo a defesa, Arthur não teria atirado contra a ex-namorada e a arma teria disparado acidentalmente. A versão foi contestada pela promotoria do Ministério Público e o réu foi denunciado pelo crime de feminicídio.

Na época do crime, a jovem chegou a ser socorrida para o hospital, mas morreu minutos depois. Em seguida, quando tentava fugir, Arthur foi atropelado pelo namorado de Viviane e acabou preso. A arma do crime ainda não foi encontrada.

Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (2) na cidade de Juazeirinho, acusados de cometerem roubos na região com o emprego de arma de fogo.

As prisões foram efetuadas em ação conjunto pelas polícias Civil e Militar, em cumprimento a mandados de prisões expedidos pelo juízo da Comarca local.

Um aparelho celular que havia sido roubado durante o assalto a um bar no sítio Antônio Ferreira, zona norte do município, crime ocorrido em novembro do ano passado, foi recuperado e será devolvido à vítima.

Segundo as investigações, os criminosos agiam como extrema violência contra as vítimas, realizando “roleta russa” com elas, além de obrigá-las a fazer Pix para eles.

Os acusados passarão por audiência de custódia em até 24 horas, conforme prevê o Código de Processo Penal.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se manifestou, na manhã desta sexta-feira (03), sobre a ação movida pela Executiva Nacional do PSDB para impedir a posse da Mesa Diretora eleita para o segundo biênio desta legislatura, tendo o deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente.

A ação foi relevada pelo Blog Wallison Bezerra na última terça-feira (30). Após a divulgação, o PSDB tratou o recurso judicial como “erro” e pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o processo fosse arquivado.

Para o jurídico da Assembleia, a ação é ‘frágil’. Mesmo assim, a Casa de Epitácio Pessoa já prepara a defesa para apresentar ao STF.

Veja a nota completa:

A Assembleia ainda não foi notificada para apresentar defesa em relação a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo PSDB em face da eleição realizada para o segundo biênio.

Já estamos elaborando a defesa, de logo, posso dizer que se trata de uma ação frágil. Tanto isso é verdade que o próprio PSDB pediu desistência dessa Ação Direta de Inconstitucionalidade.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade não tem amparo na realidade da Paraíba. Nesse caso, a eleição se deu à unanimidade dos parlamentares, isto é, todos os partidos e deputados foram devidamente contemplados na eleição, ou seja, não há ofensa aos princípios democráticos, sobretudo porque a eleição foi realizada pela vontade de todos os deputados da Assembleia.

Também, não se trata de ofensa ao princípio da anualidade como posto na Ação Direta de Inconstitucionalidade, vez que a alteração legislativa não se deu nesta legislatura, mas sim há bastante tempo, isto é, o princípio da anualidade não se aplica a este caso concreto do Estado da Paraíba.

Portanto, no momento oportuno, a Assembleia Legislativa prestará as suas informações e não se tem dúvida da improcedência da ação proposta, vez que não há ofensa ao princípio da anualidade, posto que a alteração legislativa foi realizada há bastante tempo, bem como que prevalecerá o princípio da democracia, sobretudo porque, no caso, a escolha se deu à unanimidade dos parlamentares.

Atenciosamente,

NEWTON VITA
Procurador-Chefe da ALPB

O Instituto Estatístico de Pesquisa Social (IEPES) divulgou nesta quinta-feira (02) os resultados de uma pesquisa de avaliação que revelou os índices de aprovação do prefeito de Camalaú, Bira Mariano. Os dados obtidos refletem a opinião da população em relação à gestão municipal e demonstram um alto índice de aprovação do gestor camalauense.

De acordo com a pesquisa realizada no dia 24 de março, mais de 60% dos entrevistados avaliaram a gestão do prefeito Bira Mariano como ótima ou boa, somando os percentuais das categorias ótimo (18.7%) e bom (43.9%). Além disso, 19.0% consideraram a gestão como regular, enquanto apenas 4.0% a classificaram como ruim e 13.1% como péssima. Apenas 1.2% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.

O resultado da pesquisa demonstra a confiança e aprovação significativa da população em relação ao trabalho realizado pelo prefeito Bira Mariano e sua equipe na administração municipal. Diante dos números positivos, o prefeito expressou sua satisfação e alegria com os resultados alcançados.

“Estou muito feliz em receber essa demonstração de confiança e apoio por parte da população de Camalaú. Os resultados dessa pesquisa refletem o reconhecimento do nosso trabalho e o compromisso em atender às demandas e necessidades do nosso município. Vamos continuar trabalhando com dedicação e empenho para promover o desenvolvimento e o bem-estar de nossa cidade e de nossa população”, declarou o prefeito Bira Mariano, comemorando o resultado positivo da pesquisa.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (2), a morte de um homem de 69 anos, morador de Cabedelo, no litoral da Paraíba, vítima de dengue. É a quarta pessoa que morreu devido a doença no estado em 2024.

Exames atestaram a doença no corpo do homem em Cabedelo. Além das mortes por dengue, a Paraíba já confirmou outros dois óbitos por chikungunya neste ano.

A primeira vítima foi uma mulher de 24 anos, do município de Camalaú, que teve morte confirmada por dengue. Ela apresentava febre, cefaléia, vômito, náuseas, artrite, artralgia, dor abdominal, taquicardia, derrame pleural e icterícia.

O segundo óbito por dengue foi confirmado em 26 de fevereiro, quando a secretaria confirmou a morte por dengue de uma mulher de 42 anos, no município de Conde. A vítima apresentava comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença hematológica.

Já o terceiro caso de morte aconteceu em Campina Grande e a vítima foi um homem de 60 anos. O homem foi atendido em uma Unidade de Pronto-Atendimento de Campina Grande e apresentava sinais de gravidade.

Tiago Fontes Silva da Rocha matou Ana Sophia e ocultou seu corpo. Dois meses depois, cometeu suicídio por enforcamento. Esse é desfecho da investigação sobre o “caso Ana Sophia”, com a conclusão oficial, nesta quinta-feira, 02 de maio, do Inquérito Policial que investigou o crime. O documento contendo todo o enredo da investigação foi encaminhado hoje à justiça.

As investigações foram pautadas em análises técnicas de vestígios digitais, realizadas pela Unintelpol/PCPB; perícias técnico-científicas feitas pelo Instituto de Polícia Científica da Polícia Civil; provas testemunhais, análise de imagens de câmeras de vigilância realizada pelos investigadores e outras diligências realizadas pelas equipes do Núcleo de Homicídios da 21ª Delegacia Seccional (sede em Solânea) e equipes de reforço. Ou seja, uma grande força-tarefa designada pela Delegacia-Geral da Polícia Civil para apurar o caso desde o dia do desaparecimento da menina.

Com base nas investigações, a Polícia Civil comprova que Tiago Fontes, meses antes do acontecimento criminoso, já planejava detalhes da execução do homicídio. Provas técnicas comprovam que quatro meses antes da morte de Sophia, Tiago já pesquisava informações detalhadas sobre “partes íntimas” de meninas e “mortes por esganadura” de crianças com a mesma idade de Ana Sophia.

Ademais, após o desaparecimento da criança, o assassino passou a pesquisar métodos para ocultar o cadáver da criança, utilizando termos de pesquisa em site de busca na rede mundial de computadores da seguinte forma: “como descartar cadáver de forma permanente” e “fases de decomposição cadavérica”.

Tiago detinha razoável conhecimento tecnológico, conforme constataram as análises da Unintelpol/PCPB. Ele possuía várias contas de e-mails e formatava com frequência seu aparelho celular. Nas redes sociais, Tiago costumava acessar perfis de meninas na mesma faixa etária de Ana Sophia.

A rotina de Tiago foi amplamente investigada pelas equipes envolvidas no caso. Exatamente no dia do crime, ele – além de mudar a rota que fazia sempre de casa para o trabalho –, demorou duas horas a mais para seu retorno.

Ana Sophia desapareceu no dia 04 de julho de 2023, quando saiu de casa para brincar com uma amiga, no distrito de Roma, município de Bananeiras, onde morava. A última vez que ela foi vista foi exatamente entrando na casa de Tiago Fontes, fato registrado por câmeras de segurança da rua.

Com base em todas as fortes evidências colhidas pela investigação, a Polícia Civil pediu a prisão de Tiago Fontes. Ele, no entanto, fugiu de casa e preferiu não se apresentar à delegacia.

No dia 11 de setembro de 2023, Tiago Fontes foi encontrado morto, em cenário de suicídio por enforcamento, na zona rural de Bananeiras. A identificação do corpo foi ratificada pela perícia.

Até o momento, o corpo de Ana Sophia ainda não foi encontrado.

A Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro realizou durante todo o mês ações especiais de promoção à saúde através da campanha Abril Verde, de conscientização e prevenção contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O objetivo da mobilização é enfatizar a importância de políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores.
O Abril Verde é organizado pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde (Referência em Saúde do Trabalhador), que tem como representantes no Município Raquel Brito e Hérica Medeiros desenvolvido em parceria com a Secretaria com as demais Secretárias Municiais.

No último dia 30 de abril foi realizado o encerramento das ações referente ao Abril Verde com palestras com Martha Pereira Odontologa tema Sorriso Saudável e Psicólogo Ébano Henrique tema Trabalhar Sim! AdoecerNão! O momento contou com profissionais dos diferentes setores do município. Foi um momento de bate-papos onde abordou os tipos de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, como preveni-los e as ações realizadas pelo Município.

Nesta quinta-feira (02), o prefeito Felício Queiroz celebrou uma importante conquista para São José dos Cordeiros. De acordo com o gestor, em apenas um mês, a cidade foi contemplada com mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares.

As emendas foram destinadas por vários políticos, o prefeito destacou que o município foi agraciado com emendas do senador Veneziano, da senadora Daniella Ribeiro, dos deputados federais Luiz Couto e Wellington Roberto, e do deputado estadual Adriano Galdino.

As cifras destinadas aos projetos municipais demonstram a relevância dos investimentos que serão realizados em diferentes áreas, visando atender às necessidades e demandas da população. Wellington Roberto, por exemplo, destinou R$ 1.800.000,00, enquanto Veneziano destinou R$ 1.410.000,00. Já Luiz Couto destinou R$ 910.500,00, Daniella Ribeiro destinou R$ 800.000,00 e Adriano Galdino contribuiu com R$ 300.000,00.

Para o prefeito Felício Queiroz, a destinação desses recursos é motivo de grande alegria e esperança para São José dos Cordeiros. Ele ressaltou a importância dessas emendas para o desenvolvimento econômico, social e na infraestrutura do município, e agradeceu o apoio e a parceria dos parlamentares que contribuíram para essa conquista.

“Com a destinação desses recursos, nossa gestão terá a oportunidade de implementar projetos e ações que beneficiarão diretamente a população, promovendo melhorias na qualidade de vida e impulsionando o progresso de São José dos Cordeiros. Agradeço a colaboração de todos os parceiros,” disse.

Turma da Polícia Civil, no bar e restaurante Tukaya na cidade de Monteiro, ano de 1989. Em pé: Nestor, Geordie Viana o perigoso, Dr. Durval delegado, e Paulo de Adriao. Sentados: Fábio Remígio, o saudoso Eduardo Menezes (Dula), Marcos Gouveia e Denise Gouveia. Sentados do lado oposto, o também saudoso Pedro Pam, saudosa Pingo, e o também saudoso Ditinho.

Enviada por Durval Júnior

A Receita Federal informa que até às 9 horas de quinta-feira (2), já foram entregues 20.322.972 Declarações do Imposto de Renda 2024. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio, e será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.

O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Se a declaração resultar em imposto a pagar, você pode optar pelo débito automático da sua 1ª quota ou quota única, com vencimento em 31 de maio, se enviar a DIRPF2024 até sexta-feira, dia 10 de maio.

Se a declaração for enviada após essa data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF.

É importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta.

SERVIÇO EM MONTEIRO:

O Escritório de Contabilidade João Siqueira Leite, localizado na Av. José Galdino da Silva, 91, 1º andar, no Centro de Monteiro, está a disposição para esclarecer dúvidas e sanar pendências de seus clientes. O telefone para contato é (83) 99633-4666.

Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (02) o primeiro teaser do filme O Auto da Compadecida 2.

O material foi divulgado pela H2O Filmes e Conspiração e apresenta o reencontro dos protagonistas Chicó e João Grilo, vividos por Selton Mello e Matheus Nachtergaele respectivamente, 20 anos após a estreia do primeiro filme.

Na trama, que assim como no primeiro longa ocorre na cidade de Taperoá, os dois vivem novas aventuras, com velhos conhecidos como Rosinha, vivida por Virginia Cavendish e Joaquim Brejeiro, por Enrique Diaz.

Também há encontros com novos personagens, interpretados por grandes nomes como Taís Araújo e Humberto Martins.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa nacional, o segundo filme da franquia não contará com a participação de Fernanda Montenegro como Nossa Senhora.

A atriz de 94 anos até chegou a ser confirmada na sequência, mas teve que recusar o papel por conflitos na agenda. Agora, Taís Araújo entra no longa para o papel que já foi de Fernanda Montenegro.

Considerado um sucesso de crítica e de público, O Auto da Compadecida, que estreou em 2000, está na lista dos 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

A sequência do longa, baseado na história do paraibano Ariano Suassuna, que morreu em 2014, teve a aprovação do escritor.

Mais Lidas do dia