O jornalista Heron Cid anunciou que vai se afastar das suas atividades profissionais no rádio e na internet para disputar as eleições deste ano. Durante o programa Hora H, da Rede Mais Rádio, desta quarta-feira (29), transmitido para 25 emissoras de toda Paraíba, o comunicador disse que desde o início do ano tem recebido convites para ingressar na política e, após dialogar com muitas pessoas e dedicar-se a meditação e oração, decidiu aceitar o desafio, pois acredita que na política como espaço democrático e cidadão e precisa contar conta todos que tenham vocação e disposição de contribuir com mudanças.

Apesar de comunicar a decisão, o jornalista ainda não deu detalhes sobre o cargo que disputará e nem em qual partido está filiado. Ele informou que se afastará do programa de rádio e também do seu Blog Heron Cid e da direção do Portal MaisPB, que fundou há 12 anos.

“Estou me afastando para uma disputa nas eleições desse ano. Essa foi a decisão mais difícil da minha vida, porque carrega uma grande renúncia de quem faz jornalismo há cerca de 20 anos e tem uma carreira consolidada. Mas ao receber esse chamado, o estímulo de pessoas e de ouvir a voz de Deus, eu decidi que posso colaborar ainda mais com o meu estado em outra trincheira. A política é um espaço para qualquer pessoa que tenha vocação de servir e instrumento para promover as mudanças que tanto precisamos”, afirmou.

Perfil – Heron Cid César Soares Madrid é natural da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, mas viveu toda sua infância e adolescência em Marizópolis, que há época de seu nascimento era distrito daquele município. Ele nasceu em 1983, filho da servidora pública Marizete Soares e do radialista José Maria Madrid (In memorian). É casado, pai de quatro filhos e aguarda a chegada do quinto.

Ele mudou-se para João Pessoa em 2002, para estudar Jornalismo da UFPB. Tão logo concluiu o curso, foi contratado pelo Sistema Correio de Comunicação. Ele trabalhou ainda na Rede Arapuan de Comunicação e, em paralelo, desde 2010, Heron Cid também é empreendedor, tendo fundado o Portal MaisPB, um dos mais acessados do estado e que esse ano completa 12 anos de existência.

Atualmente, também pilota o Blog Heron Cid, de análises e bastidores políticos, e também criou e apresenta, ao lado de Wallison Bezerra, o programa Hora H, na Rede Mais Rádio, uma cadeia autônoma formada por 25 emissoras de toda Paraíba, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h.

Após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pediu demissão do cargo de presidente da Caixa no início da noite desta quarta-feira (29).

O executivo, um dos mais importantes aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), era o único comandante de estatal que estava no cargo desde o início do governo atual.

Ele será substituído por Daniella Marques Consentino, braço direito do ministro Paulo Guedes e hoje secretária de Produtividade e Competitividade.

Funcionárias da Caixa denunciaram o executivo após ele ter feito várias abordagens consideradas impróprias, com toques íntimos não autorizados e convites incompatíveis com a atividade profissional.

O caso, revelado pelo site Metrópoles, está sob investigação preliminar do Ministério Público Federal e corre sob sigilo. Segundo a reportagem, as supostas investidas de Pedro Guimarães ocorreram durante viagens a trabalho.

“É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas. Ele trata as mulheres que estão perto como se fossem dele”, disse uma das funcionárias da Caixa ao site.

De acordo com as vítimas, durante as viagens, eram costumeiros convites para que elas fossem ao quarto de Guimarães, à sauna ou à piscina em companhia do executivo, fiel aliado de Jair Bolsonaro e presença constante nas lives do presidente.

Em uma das viagens, uma pessoa bastante próxima do presidente da Caixa teria perguntado a uma das funcionárias, conforme o site: “E se o presidente quiser transar com você?”.

As denúncias foram classificadas como “intoleráveis” por Bolsonaro. Segundo assessores palacianos, Guimarães conversou com o presidente por telefone após a publicação da reportagem e declarou que pretendia deixar a função o quanto antes para se dedicar exclusivamente à sua defesa.

Em cerimonia realizada nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto, em Brasília, o Deputado Federal Wellington Roberto, assinou junto com o Presidente Jair Bolsonaro (PL) ordem de investimento de R$ 108 milhões de reais para perfuração de poços na Paraíba.

A política de segurança hídrica e acesso a água tem sido marca evidente da gestão do Presidente Bolsonaro, há pouco tempo esteve em solo paraibano inaugurando importantes obras hídricas como a ultima etapa da transposição do eixo norte do Rio São Francisco, bem como a primeira etapa do canal de integração de bacias Acauã – Araçagi, que beneficiará mais de 600 mil paraibanos encerrando o drama da seca na região do Vale do Paraíba e Brejo, gerando um potencial de quase 20.000 (vinte mil) hectares de terras irrigáveis.

Wellington enfatizou a importância da ação “A política de segurança hídrica desenvolvida pelo nosso Presidente Bolsonaro é muito importante para alcance de dignidade e promoção de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado, elimina em definitivo um dos principais dramas da nossa região, a seca”.

Concluindo sua fala Wellington enfatizou a necessidade de um Congresso Nacional cada vez mais alinhado as pautas do Presidente Bolsonaro, permitindo amanutenção das transformações geradas atualmente pelo Governo Federal.

“É importantíssimo alcançarmos um Congresso, mencionando Câmara e Senado Federal, cada vez mais alinhados com a política e pautas do Presidente Bolsonaro, a continuidade e fortalecimento de ações como estas de segurança hídrica são mais do que necessárias para combater as desigualdades sociais e garantir o desenvolvimento do nosso Nordeste. Rogerio Marinho, no Rio Grande do Norte, Gilson Machado em Pernambuco e Bruno Roberto na Paraíba são peças importantes e darão grande sustentação a Bolsonaro no Senado Federal”.

Também estiveram presentes no evento o Presidente da FUNASA, Miguel Marques, e o Ministro da Saúde em exercício, Daniel Pereira.

Na tarde desta quarta-feira (29), o apresentador Nilvan Ferreira, da TV Correio, anunciou que está deixando a emissora. O comunicador e despediu do público e dos colegas da TV Correio para disputar as eleições.

Filiado ao PL, mesmo partido do presidente da República Jair Bolsonaro, Nilvan é pré-candidato à vaga de governador do Estado.

“A gente não pode fugir dos desafios e das missões que o destino e a vida apresentam na nossa trajetória”, argumentou o apresentador ao despedir-se dos telespectadores.

O uso de cigarros eletrônicos em ambientes públicos e privados de uso coletivo está proibido na Paraíba. A determinação foi publicada em Lei, que está em vigor desde a última quinta-feira (23). O texto sobre a proibição foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

O projeto de lei que foi sancionado proíbe o uso de cigarros eletrônicos, vaporizadores, vapor, e-cigarro, e-cigarrete, ou qualquer outro dispositivo eletrônico para fumar (DEF), em locais coletivos público ou privado no estado.

A proibição foi acrescentada no texto de uma lei estadual de 2009, que proíbe pessoas de fumar em ambientes coletivos fechados na Paraíba.

Portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de hoje (29) detalha regras e procedimentos para o atendimento presencial nas agências da Previdência Social. Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Portaria nº 1.027 informa que a identificação pessoal válida do interessado, bem como de seu representante legal ou procurador, é “pré-requisito para a realização do atendimento, sendo obrigatória a apresentação de, pelo menos, um documento oficial com foto e original”.

Segundo a portaria, no caso de pessoas enfermas ou com idade acima de 60 anos, “não poderá ser negado validade da carteira de identidade, mesmo que o documento apresentado contenha alteração das características físicas do titular que gere dúvida fundada sobre a identidade ou alteração significativa da assinatura”.

Além disso, a portaria garante, à pessoa surda ou com deficiência auditiva, ser acompanhada por intérprete ou tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libra), caso seja de seu interesse. De acordo com o texto, solicitações de alta complexidade que não estejam disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento próprio devem ser feitas por meio da Central 135 ou, excepcionalmente, nas agências.

Wesley Safadão é internado para tratamento na coluna — Foto: Reprodução/InstagramWesley Safadão precisou se afastar temporariamente dos palcos após sentir novas dores na coluna e dormência nas pernas nesta quarta-feira, 29/7, e precisar ser internado para tratamento. Por orientação médica, todos os shows do sertanejo foram cancelados até o dia 6/7.

“Ele ficará internado para tratamento intenso e permanecerá em repouso até uma nova avaliação médica”, informou a assessoria.

Veja a nota:

Assessoria anuncia afastamento de Wesley Safadão — Foto: Reprodução/Instagram

Nessa terça-feira (28), um homem não identificado entrou na Igreja de Nossa Senhora das Dores em Monteiro e danificou a imagem do “Senhor Morto”.

De acordo com informações, o homem seria um desconhecido e as pessoas presentes na missa não o conheceram.

Os danos causados, foram nos pés da imagem que fica localizada logo a direita, na entrada da igreja. Ao perceber a ação do homem, um policial à paisana convidou o elemento a se retirar, o conduzindo para fora da igreja.

Apesar do crime, não se tem informação se o homem foi preso, bem como se tem problemas mentais, ou havia feito uso de drogas.

Com Paraíba da Gente

Prefeituras paraibanas terão até esta quinta-feira (30) para responderem, de forma obrigatória, o questionário relativo à composição do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), com base no exercício de 2021. Os municípios que não cumprirem com a regra estarão sob pena das sanções pertinentes. De acordo com levantamento do Tribunal de Contas da Paraíba, ainda existem pendências em 68 municípios no preenchimento dos questionários.

Os questionários apuram indicadores em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

A  resposta ao IEGM é obrigatória, pois integra a agenda de obrigações dos municípios perante o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.  Essa exigência está estabelecida na Resolução Normativa RN-TC n° 04/2016, que instituiu o Índice de Efetividade da Gestão Municipal — IEGM.

Orientações para o preenchimento – Os questionários do IEGM 2022 (ano-base 2021), que seguem o mesmo padrão em todas as unidades da federação participantes, foram enviados às prefeituras por meio do links para as respostas dos 07 (sete) questionários que estão disponíveis no site do TCE-PB, por meio do banner IEGM, no menu “Questionários” ou digitando o seguinte endereço https://tce.pb.gov.br/iegm/iegm-1.html

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, o objetivo do IEGM é aferir a qualidade das políticas públicas aplicadas nos municípios, orientando os administradores no aprimoramento da gestão, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social.

“Os resultados apurados por este índice oferecem ao gestor público, aos órgãos de controle e ao cidadão, a possibilidade de verificação do desempenho dos municípios em cada uma das áreas abordadas pelos questionários e, a partir do histórico deste desempenho ao longo do tempo, avaliar se houve evolução ou não nestas áreas”. explicou.

Os dados levantados anualmente junto aos municípios pelos tribunais de contas – com base nas informações do ano anterior – são consolidados pelo Instituto Rui Barbosa, em um  painel nacional de indicadores, publicado no site dessa instituição. O IRB é o órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público. Na Paraíba, o Tribunal de Contas apura o IEGM desde 2016.

As senhas de acesso (uma para cada questionário) serão enviadas para o e-mail do gestor, cadastrado neste Tribunal, bem como disponibilizadas no PORTAL DO GESTOR.

Como responder

Para auxiliar os jurisdicionados, o TCE-PB publicou Cartilha de Orientações sobre o IEGM e está disponível no link na aba DOCUMENTOS

Para dirimir eventuais dúvidas foi disponibilizado um e-mail: iegm@tee.pb.gov.br.

Exposição gera negócios milionários para a cidade, além de mostrar cultura e entretenimento num complexo turístico.

A 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade de Prata (Expoprata), no Cariri da Paraíba, promete novidades e ampliação em 2022. É a principal exposição do setor do Brasil e o lançamento do evento para imprensa e parceiros será nesta sexta-feira, 1° de julho deste ano.

Segundo o prefeito Genivaldo Tembório, o 4° Circuito Apaco 2022 será anunciado neste lançamento. A 8ª Expoprata será realizada de 24 a 28 de agosto.

“A cidade de Prata consolidou-se como um dos principais eventos da caprinovinocultura do Nordeste e do País. Esperamos que todos os criadores, principalmente os do Cariri, façam bons negócios nestes quatro dias de exposição”, comentou.

O evento presencial foi adiado por dois anos devido à pandemia de Coronavírus. A última Expoprata foi realizada em 2019, com o tema “Criando Turismo de Negócios no Cariri”, rendendo cerca de R$ 1,5 milhão em negócios.

A 7ª edição reuniu produtores de todo o Cariri e de estados vizinhos e teve como premiação R$ 80 mil reais em várias categorias. O destaque foi a realização da 7ª Exposição Nacional de Cabras Leiteiras de todas as raças, que ampliou o evento.

Turismo rural, cultural e entretenimento

A programação de shows vem crescendo a cada ano na Expoprata. Além do palco principal, o Festival Cultural Gastronômico atrairá visitantes à praça da alimentação montada no espaço do evento.

Shows de forró pé-de-serra e o Encontro de Poetas Repentista do Cariri Paraibano continuarão como outros atrativos. A prefeitura de Prata sempre apostou no turismo rural como uma das principais fontes de renda.

Desde 2015, a cidade apoia a Rota Cariri Cultural, como forma de estimular o empresariado local no desenvolvimento e manutenção dos micros e pequenos negócios, principalmente os culturais.

História da maior exposição de caprinos

A Expoprata surgiu em 2013 numa cidade que é uma super produtora de leite de cabra do Brasil. Somente no ano passado, foram retirados 310.925 litros desse que é um dos alimentos mais nutritivos.

A importância deste evento para o fortalecimento da pecuária e do agronegócio no município fortalece a economia local como um evento múltiplo da caprinocultura.

O evento tem a organização da Prefeitura de Prata e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e contará com o apoio de parceiros de diversos segmentos.

O trabalho educacional realizado no último ano na cadeia de Serra Branca, no Cariri paraibano, tem dado frutos. A cadeia teve 05 reeducandos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porém devido ao regime fechado não tinham condições de seguir nos cursos.

Já na última terça-feira (28/06), um apenado do regime semiaberto que recentemente implantou a tornozeleira eletrônica, foi selecionado para os cursos de odontologia na Universidade Federal de Campina Grande, em Patos, e para o curso de Engenharia Mecânica, em Campina Grande.

Em contato com a reportagem, Thiago Marinho, comemorou o resultado do apenado e afirmou que é uma conquista para todos que fazem a cadeia pública de Serra Branca.

“É com muita alegria que a gente comemora o resultado de um esforço coletivo da cadeia pública de Serra Branca, juntamente com o corpo docente e a Secretaria de Ressocialização, onde obtemos um êxito de ter um apenado selecionado no S.I.S.U para o curso de odontologia e engenharia mecânica, que são cursos concorridos,” disse.

De acordo com Thiago, este ano de 2022 a cadeia implantou o ensino médio assim como projeto leitura aberta.

“Com a implantação do ensino médio, agora na unidade, os resultados serão melhores no próximo Enem. Nós tínhamos tido 05 reeducandos classificados, porém por estarem no regime fechado, os impossibilitaram de adentrar para os cursos,” disse.

Paraíba Mix

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirmou que as articulações com o PT nacional e o ex-presidente Lula incluem o projeto de reeleição do governador João Azevêdo.

“O PSB tem o melhor candidato a governador e que apoia o presidente Lula. E o eleitorado precisa saber disso, que ele [Lula] tem mais de um candidato aí [na Paraíba]”, disse o dirigente em entrevista ao Correio Debate (98FM)..

Ele rebateu as críticas do senador Veneziano Vital do Rêgo, que chamou o dirigente de “irritadinho”: “Esse senador deveria lavar a boca para falar do PSB. E não tem que fazer crítica a quem está fazendo articulação. Ele que cuide da candidatura dele porque nós vamos cuidar da nossa e derrotá-lo”.

E completou: “Ele [Veneziano] deveria pagar a dívida que tem com o PSB. Já perdeu na 1ª e 2ª segunda instância. Ele deve estar irritado, porque estou cobrando ele.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, comemorou, na noite desta terça-feira (28), decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que atendeu pedido da OAB e aprovou, de forma unânime, recomendação para gravação audiovisual de depoimentos presenciais e virtuais relativos a atos de instrução no âmbito do Ministério Público.

Harrison Targino destaca que a recomendação irá garantir maior certeza e segurança ao exercício profissional da advocacia, bem como a prova dos atos tratados no âmbito dos procedimentos do Ministério Público. O relator do processo foi o conselheiro Antônio Edílio. Harrison também parabenizou os conselheiros Rodrigo Badaró e Rogério Varela, que representam a advocacia no CNMP.

“Parabéns aos nossos conselheiros do CNMP Rodrigo Badaró e Rogério Varela. É uma grande vitória. Parabéns a nossa representação no CNMP e viva a advocacia”, concluiu.

O presidente da OAB-PB acrescenta que após esta importante conquista, a próxima missão da Ordem será conseguir, tanto no Conselho Nacional de Justiça, quanto no CNMP, transformar as normativas em resoluções e tornar obrigatória em todo país estas recomendações, para ampliar ainda mais a civilidade e transparência dos atos e procedimentos judiciais e extrajudiciais no Judiciário e no Ministério Público.

Cinco cachaças da Paraíba ganharam medalha de ouro na edição 2022 da Expocachaça. As cachaças vencedoras do estado foram a Cachaça Ipueira, a Matuta Cristal e a Vitória, na categoria do tipo branca, além da Pai Vovô Ouro e da Pai Vovô Reserva Especial José Vicente, ambas das Fazendas Aliança, nas categorias Blends e Safras Especiais, respectivamente.

O 11º concurso anual da Expocachaça avalia as bebidas derivadas da cachaça, desde do gin e outros destilados produzidos em território nacional.

Além das produtoras de cachaça que receberam o selo de ouro, outras bebidas paraibanas também foram condecoradas na classificação final do concurso.

Uma das ‘medalhistas’ de prata da categoria cachaças brancas foi a Perazzo e Barreto, que também garantiu a colocação de honra denominada ‘mérito sensorial’ com outra bebida produzida. Além disso, a Triunfo ficou também classificada em ‘mérito sensorial’ na categoria ‘safras especiais’.

Por último, a Ipueira também garantiu uma posição de ‘mérito sensorial’ em bebidas do tipo blends.

O pré-candidato a deputado federal pela Paraíba, Antônio Cristovão Neto (Queiroguinha), parabenizou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela escolha do ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, general Walter Braga Netto, para o posto de vice-presidente na sua chapa a reeleição nas eleições deste ano.

Queiroguinha, que é filho do ministro da Saúde e um dos principais aliados de Bolsonaro na Paraíba, afirmou que “a escolha de Braga Netto representa o respeito as Forças Armadas, à integridade moral e a garantia de eleições verdadeiramente limpas no Brasil”.

O pré-candidato também enalteceu o destacado currículo do general, lembrando que ele comandou a intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018. “Braga Netto é general do Exército com longa e bem-sucedida carreira militar. Mas, desde que passou a integrar o primeiro escalão do governo Bolsonaro, também foi muito eficiente no Ministério da Defesa e na Casa Civil. Ele se mostrou um leal apoiador do presidente e ajudou a contornar crises internas na base do presidente”, afirmou.

Nascido em Belo Horizonte, Braga Netto, 65 anos, entrou no Exército em 1974. Recebeu os títulos de Mestre em Operações Militares da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1988, e de Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares do Curso de Altos Estudos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 1994.

Durante sua carreira, foi chefe do Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste, e adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos. Também foi coordenador de defesa de área dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016.

Mais Lidas do dia