A Prefeitura de São José dos Cordeiros, no Cariri paraibano, divulgou nesta sexta-feira (12), a 2ª atração que animará a 12ª edição do Festival do Mel, que este ano acontece entre os dias 16 à 18 de setembro.

A segunda atração confirmada e anunciada pela equipe de gestão do prefeito Felício Queiroz é a cantora e fenômeno atual do “piseiro”, Mari Fernandez.

A artista ficou conhecida, durante a pandemia pelo seu repertório, aliando músicas próprias, e sucessos de vários artistas do gênero. Ela é responsável por grandes sucessos como: “Não, não vou”, “Comunicação falhou ”, “Intuição”, “Vai doer Mais”, “Quem vale Menos”, entre outras.

Segundo informações do Prefeito, Felício Queiroz, a cada semana a Prefeitura anunciará uma nova atracão do Festival do Mel.

O cantor Vitor Fernandes foi a primeira atração anunciada e pelo menos mais dois ou três grandes nomes serão confirmados nas próximas semanas.

O Festival do Mel é considerado um dos maiores eventos temáticos da Paraíba e este ano deve atrair mais uma grande multidão.

O prefeito e o ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio de Levi (MDB) e Monaci Marques (Cidadania), respectivamente, declararam, nesta sexta-feira (12), apoio às candidaturas à reeleição do governador João Azevêdo (PSB) e de Pollyanna Dutra (PSB) ao Senado Federal. As lideranças políticas reforçaram, na ocasião, o empenho para reconduzir o chefe do Executivo ao governo e eleger Pollyanna senadora ao destacar os importantes investimentos do estado no município.

“Somos gratos ao governador pelas obras da PB-293, um importante investimento que reflete na nossa economia, além de ônibus escolar, travessia urbana e estamos juntos com o governador porque ele tem trabalho pela nossa terra. Além disso, a deputada estadual Pollyanna Dutra, é uma mulher sertaneja, que engrandece a nossa região e será nossa representante no Congresso Nacional”, disse o prefeito Sérgio de Levi.

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Monaci Marques também reforçou o seu engajamento para assegurar uma expressiva vitória de João e Pollyanna nas eleições de outubro. “Temos certeza de que todo o trabalho realizado pelo governador será reconhecido pelo povo de Vista Serrana e da região porque sabemos que essa gestão precisa continuar pelo bem do Sertão e da Paraíba”, declarou.

A Prefeitura de Camalaú, na gestão do prefeito Bira Mariano, realizará no próximo dia 19 de agosto, uma comemoração em alusão ao dia dos pais. De acordo com o cronograma divulgado pela gestão municipal, o evento acontecerá a partir das 19 horas, na praça de eventos.

A festa contará com brincadeiras com brindes, bingo de uma tv, apresentação das escolas, serviços de ação social e distribuição de lembrancinhas. Ao final das comemorações, haverá a apresentação musical de Erick Cantor.

Em contato com a reportagem, o prefeito Bira Mariano, comemorou a realização de mais um evento em prol da população camalauense e convidou todos os pais de Camalaú para participarem.

“Nossa gestão segue empenhada em realizar grandes eventos em prol de nossa população, contemplando todas as camadas sociais de nossa cidade. Aproveito a oportunidade, para convidar todos os pais de Camalaú para prestigiarem o evento que será inesquecível,” disse.

A direção do Hospital Regional de Monteiro, confirmou nesta sexta-feira (12) que foi restabelecido a disponibilização do soro ANTIOFÍDICO para o Hospital Regional Santa Filomena.

O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes causados por serpentes, esses acidentes são constantes na zona rural do município e cidades vizinhas.

Para que serve o soro antiofídico:

O Instituto Butantã produz diversos tipos de soros para combater o veneno de animais peçonhentos, dentre eles o antídoto indicado no tratamento do envenenamento por serpentes. O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes por serpente e é realizado em hospitais de todo o Brasil, salvando milhares de pessoas todos os anos.

Dependendo do tipo de cobra que causou o acidente, existe um tipo de soro – afinal, são muitas espécies de cobras. Porém, o processo de produção de cada soro é o mesmo, e a efetividade do produto também.

Foi um verdadeiro sucesso a 1ª sequência de jogos das oitavas de finais da Copa Dr. Chico de Futebol Amador, que definiram as duas primeiras equipes classificadas para as quartas de finais.

Um grande público compareceu aos locais dos dois jogos, demonstrando que o formato adotado com os jogos eliminatórios sendo realizados na própria zona rural, foi uma boa solução, encontrada entre os dirigentes e a organização do evento.

Os jogos tiveram os seguintes resultados:

• Angiquinho 1×0 Cacimbinha
• Sítio do Meio 3×0 Barradão

Já no próximo domingo, dia 14, os jogos a serem realizados serão os seguintes:
• Barriguda x Olho D’água do Silva-15:30 – Sítio Barriguda
• Riacho do Meio x Palmeirinha- 15:30- Riacho do Meio

O pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), recebeu nesta sexta-feira (12) o apoio do prefeito de Manaíra, Dr. Messias Simão, e de todo o seu grupo político. Segundo o prefeito, a decisão pelo apoio a Veneziano foi fácil de ser tomada, considerando tudo o que Veneziano tem feito por Manaíra e pela Paraíba, e pelas condições que terá de contribuir ainda mais com o nosso Estado.

“A escolha pelo nome de Vené foi fácil, em decorrência do trabalho por ele já apresentado, como parlamentar, por saber que você, Veneziano, por ter sido prefeito, vai saber nos ouvir, e acredito que fará um mandato ágil, com entrega de bons resultados a toda a Paraíba”, destacou o prefeito.

Veneziano agradeceu e destacou a importância do apoio. “Estou muito feliz, nesta data, ao lado do nosso prefeito Dr. Messias, figura do nosso coração, recebendo um apoio que será muito importante para essa nossa caminhada, uma jornada que haverá de ser vitoriosa, com as graças de Deus, para que nós transformemos, efetivamente, os rumos administrativos de nosso estado. Conto com você, conto com a sua presença, porque tenho absoluta certeza de que você confia neste projeto. Afinal de contas, Manaíra sabe que está sendo conduzida por um grande gestor”, destacou Veneziano.

Na manhã desta sexta-feira (12) a Polícia Civil, através de equipes da 14ª Delegacia Seccional com sede em Monteiro, deflagrou a chamada OPERAÇÃO NONAGENÁRIO, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão domiciliares e prisão relacionados ao latrocínio que vitimou JOSÉ CORREIA IRMÃO, de 95 anos de idade, fato ocorrido em 21/07/2022 em Camalaú, Cariri paraibano.

Durante as diligências foi apreendido um revólver calibre .38 e munições do mesmo calibre com um adolescente suspeito de ser um dos autores do latrocínio, tendo ele sido apreendido em flagrante, também foi apreendida substância entorpecente com outro suspeito, que foi preso em flagrante, além de celulares, roupas e objetos pessoais do suspeito.

As vestes e objetos serão remetidas para perícia comparativa de DNA com materiais recolhidos na cena do crime.

O Delegado Seccional Gilson Duarte afirmou que a operação contou com o apoio de diversas equipes da região e, notadamente, do Delegado da Cidade de Camalaú, Dr. Leonardo Pinho, que presidiu o inquérito conjuntamente, e mostra que todos os crimes violentos praticados na região serão investigados, combatidos e terão seus responsáveis presos.

Participaram da ação cerca de 20 policiais, com 5 viaturas e foram cumpridos 6 mandados de busca domiciliar. O mandado de prisão não foi cumprido porque o suspeito não foi localizado.

Com Rádio Cidade de Sumé

O Pleno do Tribunal de Justiça decidiu, em sessão virtual, receber denúncia contra o prefeito de Capim, Tiago Roberto Lisboa, como também contra o ex-vice-prefeito Erivelton Kleber da Silva Ferreira. Consta na ação que, nas Festas de São Sebastião de 2019 e 2020, padroeiro da cidade, os denunciados se utilizaram do painel de LED instalado na parte superior do palco principal, onde aconteciam as apresentações de bandas musicais, para promoção pessoal, ao veicular os dizeres: “O PREFEITO TIAGO LISBOA” e “E O VICE-PREFEITO ERIVELTON”.

O procedimento investigatório criminal iniciou-se através de uma notícia de fato interposta pelos vereadores do município, Estanislau Chaves Neto e José Ramos do Nascimento, juntando, na oportunidade, fotografias do palco principal, com a propagação do nome do Prefeito e do Vice prefeito, além de elencar vídeo do show realizado, extraído da plataforma YouTube.

Em resposta escrita, os denunciados alegaram a ausência de elementos indiciários mínimos de autoria delitiva, pugnando pela rejeição da denúncia por ausência de justa causa, aduzindo não terem contratado o letreiro e a não demonstração de dano ao erário.

Relator do processo nº 0802995-90.2022.8.15.0000, o Desembargador Ricardo Vital de Almeida ressaltou que os fatos narrados na denúncia somente poderão ser comprovados ou refutados após a dilação probatória, pois é na instrução processual que se recolhem as provas incontestes da autoria. “Presentes indícios suficientes da autoria e da prova da materialidade do delito, bem como preenchidos os requisitos do artigo 41 do CPP, é de regra o recebimento da denúncia, assegurando-se, contudo, aos acusados, a ampla defesa e o contraditório”, frisou o desembargador.

A denúncia foi recebida sem afastamento ou decretação de custódia preventiva, nos termos do voto do relator. Cabe recurso.

Na noite desta quinta feira (11/08),o Prefeito de Zabelê, Dalyson Neves, reuniu-se com a bancada de vereadores aliados da gestão para definir os candidatos que contarão com o apoio do seu grupo político. Como resultado, os vereadores: Vandinha, Jair, Pedro Apolinario, Zé Cláudio, Juliana Vidal, Juninho de Marleide, Messias dos Penha e Vagner Capoeira juntamente com a Vice Prefeita, Jorsâmara de Zé Inaldo, firmaram compromisso em apoiar às candidaturas de Michel Henrique (Republicano) para Deputado Estadual; Aguinaldo Ribeiro (PP) para Deputado Federal; Efraim Filho (União Brasil) para Senador e Pedro Cunha Lima para Governador da Paraíba. Acreditamos na força da renovação e na coragem de mudar para transformar para melhor a vida do povo paraiibano em especial dos zabeleenses. O nosso apoio a estes nomes tem base nas contribuições que estes representantes já fizeram por nossa querida Zabelê. Contamos com o apoio de nossa gente para fortalecer e ampliar nosso acesso aos programas e recursos federais criando condições de fazer ainda mais por Zabelê e seu povo.

Quanto ao vereador Zezinho de Joca (PCdoB), aliado da gestão, na aliança firmada apoiará nossos candidatos Efraim Filho (União Brasil) para o Senado e Aguinaldo Ribeiro (PP) para Deputado Federal.

Continuamos empenhados e comprometidos com o desenvolvimento do nosso município e o bem estar das famílias zabeleenses.

O mês de agosto marca o início oficial da campanha eleitoral de 2022.
O prazo para registro das candidaturas a presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais termina nesta segunda-feira (15). Na terça-feira (16), começa a propaganda eleitoral dos candidatos, incluindo divulgação na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas. O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.

Em 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno.

O segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição.

As regras da propaganda eleitoral a serem seguidas pelos candidatos e observadas pelos eleitores encontram-se em cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF), que podem ser aplicadas às demais unidades da Federação, dado o caráter geral das normas, de acordo com a assessoria do tribunal. A cartilha foi elaborada com base nas inovações ocorridas na legislação eleitoral, em especial na Resolução TSE nº 23.610/2019, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral, e no calendário do pleito de 2022. A cartilha pode ser acessada no site do TRE-DF, que também oferece formulário para denúncias de propaganda eleitoral irregular.

De acordo com as regras, ninguém poderá impedir a propaganda eleitoral nem inutilizar, alterar ou perturbar os meios lícitos nela empregados, bem como realizar propaganda eleitoral vedada por lei ou por resoluções da Justiça Eleitoral. A legislação estabelece que a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. O candidato, partido político, federação ou coligação que promover o ato fará a devida comunicação à autoridade policial com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

Fake News
Não poderá haver propaganda que divulgue ou compartilhe fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral; que ofereça, prometa ou solicite dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza; que perturbe o sossego público, com algazarra, abuso de instrumentos sonoros e sinais acústicos; ou que incite atentado contra pessoa ou bens.

Animosidades
Também não poderá haver propaganda eleitoral que provoque animosidade entre as Forças Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e as instituições civis; que busque caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública; que deprecie a condição da mulher ou estimule sua discriminação em razão do sexo feminino, ou em relação a sua cor, raça ou etnia; que empregue meios publicitários destinados a  criar artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

Telemarketing
A legislação proíbe ainda a propaganda eleitoral por meio de telemarketing em qualquer horário, bem como por disparo em massa de mensagens instantâneas sem anuência do destinatário.

Luminosos
É vedada propaganda eleitoral mediante outdoors, inclusive eletrônicos, assim como a utilização de engenhos, equipamentos publicitários ou conjunto de peças de propaganda que, justapostas, assemelhem-se ou causem efeito visual de outdoor.

Brindes
São vedadas, na campanha eleitoral, confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato – ou com a sua autorização – de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Impressos
Em relação à distribuição de impressos, a legislação permite a veiculação de propaganda eleitoral mediante distribuição de folhetos, adesivos com a dimensão máxima de 0,5m² (meio metro quadrado), volantes e outros impressos, os quais devem ser editados sob a responsabilidade do partido político, federação, coligação ou candidato, sendo-lhes facultada a impressão em braile dos mesmos conteúdos.

Adesivos em veículos
É proibido colar propaganda eleitoral em veículos, exceto adesivos microperfurados até a extensão total do parabrisa traseiro e, em outras posições, adesivos  que não excedam a 0,5m² (meio metro quadrado).

Som
O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som, ressalvada a hipótese de comício de encerramento de campanha, somente é permitido entre as 8h e as 22h, sendo vedados a instalação e o uso desses equipamentos em distância inferior a 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União e do Distrito Federal, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares; dos hospitais e das unidades de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas, templos religiosos e teatros, quando em funcionamento.

Comícios
A realização de comícios e a utilização de aparelhagens de sonorização fixas são permitidas no horário compreendido entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. É vedada a utilização de trios elétricos em campanhas eleitorais, exceto para a sonorização de comícios.

Showmícios
É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Atos do governo
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos, configurando abuso de autoridade a publicidade diversa da permitida, ficando o responsável, se candidato, sujeito ao cancelamento do registro de sua candidatura ou do diploma.

Continuam sendo realizadas a todo o vapor as ações da Secretaria de Agricultura de Monteiro.

De acordo com o secretário Erinaldo Chôva, as ações têm sido contínuas por determinação da prefeita Anna Lorena, que não tem medido esforços desde o início de seu mandato para atender as demandas da população da zona rural.

“São serviços que necessitam de continuidade, pois a população da zona rural tem nosso total respeito, por isso diuturnamente estamos com nossas equipes trabalhando pesado e buscando levar o melhor para nosso povo”, afirmou o secretário.

Confira a programação de atendimentos desta quinta-feira realizada através das equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente:

Equipe de reparos em Catavento:  Sítio Timotió
Equipe da Patrol Nova : Sítios Cacimbinha e Mata verde
Equipe do Trator Verde: Realizando silagem no sítio Angiquinho
Equipe de Eletricistas: Realizando reposições nos sítios Catolé, Limitão e Pocinhos

Por meio de nota enviada à imprensa e com o aval da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba divulgou, na noite de ontem (11), o seu repúdio ao deputado federal Pedro Cunha Lima, candidato a governador do Estado pelo PSDB.

A Rede Record de Televisão contratou o instituto Real Time Big Data para fazer pesquisa de intenção de voto para governador e senador da Paraíba. O instituto vai ouvir 1.500 pessoas, entre os dias 15 e 16 de agosto.

A pesquisa está registrada no TSE sob o n° PB-06386/2022, e sua divulgação está prevista para o dia 17 de agosto.

Na Paraíba, 8 candidatos disputam o governo, Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

A nível nacional, João Azevêdo apoia a candidatura do ex-presidente Lula, assim como Veneziano Vital. Nilvan Ferreira apoia presidente Bolsonaro, e Pedro Cunha Lima o candidato Ciro Gomes.

Na tarde desta quinta-feira (11), a Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a distribuição de hortaliças. A entrega foi feita para as famílias carentes do município,

Erika, Secretária Municipal de Assistência Social, destacou o esforço da secretaria, em ajudar as famílias em vulnerabilidade social.

“Estamos nos esforçando ao máximo para chegar às residências dessas pessoas, levando a assistência necessária, através de benefícios sociais, como está sendo hoje, com essa entrega dessas hortaliças”, afirmou.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, falou em entrevista, nesta quinta-feira (11), que votará no presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) num eventual segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT).

“Não imagino uma alternância para ter como presidente da República aquele que já foi durante oito anos presidente e praticamente deu as cartas durante seis anos no governo Dilma Rousseff. Penso que potencializaria o que se mostrou no governo atual e votaria no Bolsonaro, muito embora não seja bolsonarista”, disse.

Na entrevista, Marco pontuou que o governo Bolsonaro “buscou dias melhores” durante os quase quatro anos no poder. Nesse contexto, o ex-ministro do STF ressalta o trabalho do ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

No entanto, Marco Aurélio revelou que pensa em votar no candidato Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições, considerando o cearense como um grande conhecedor do Brasil apesar de ser “açodado na fala” às vezes. Mas também ressaltou a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).

Mais Lidas do dia