São Sebastião do Umbuzeiro realiza o dia D da Camapanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro, em conjunto com Equipes NASF e Saúde da Família, realizaram na última quarta feira (29) o Dia D da campanha “Outubro Rosa” com atividades que contaram com as presenças de varias mulheres.

O objetivo maior da mobilização no município é que aumentem o número de mulheres participando regularmente dos exames preventivos uma vez que a secretaria disponibiliza vagas regulares para mamografia e mastologista.

O secretário municipal de Saúde, Marcio Neves, explicou que as mulheres precisam ser mais participativas e se dedicarem mais a fazer o autoexame da mama e ir ao médico para o exame, pois, o aumento da doença está principalmente ligado a falta de informação e da realização de exames preventivos, como o autoexame das mamas.

Na ocasião foram realizados exames clinico por os médicos presentes e enfermeiras e atividades educativas realizadas por nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga com o objetivo “de chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo”.

É muito fácil e prático se prevenir e se cuidar, para realizar os exames, as mulheres precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de sua residência e agendar um horário.

Em nossos postos podem fazer o exame clínico das mamas, a solicitação de mamografia, e a coleta de preventivo de câncer de colo de útero durante todo ano. Previna-se, Cuide-se e Ame-se!”.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *