Professor da UFCG fez todos os alertas sobre o manejo de águas de Boqueirão

No dia 22 de março de 2013, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) participou de uma Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Paraíba, que contou com a apresentação do professor Janiro Costa Rego (UFCG), um dos maiores especialistas em Recursos Hídricos do País, que tratou sobre a questão do abastecimento de água no açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e outros 18 municípios.

Cássio afirma que, se os alertas feitos pelo professor Janiro Rego, quase três anos atrás, tivessem sido ouvidos, independentemente da diminuição das chuvas, a situação seria outra. Já naquele tempo o Boqueirão estava sendo usado além de sua capacidade: estavam sendo retirados 2,45 metros cúbicos de água por segundo, quando só era possível 1,23 metros cúbicos por segundo.

“Claramente houve falta de planejamento do governo que, agora, não tem um plano de abastecimento de água, dependendo unicamente da transposição de águas do rio São Francisco, cuja obra nunca termina” – lamenta.

Colapso

O senador diz que, naquela época, quando o açude de Boqueirão estava com 54,3% da sua capacidade, o professor Janiro Rego declarou que, se fosse mantido o período de seca, já em 2014 poderíamos ter um colapso, pois o consumo da água do açude já era bem superior à sua capacidade de captação.

O professor fez sérios alertas às autoridades sobre um iminente colapso de abastecimento de água. Ele afirmou taxativamente que a falta de controle entre a demanda e a oferta de água provocaria o colapso do açude de Boqueirão.

Entre as orientações do especialista da Universidade Federal de Campina Grande sobre o que poderia ser feito, já a partir daquela época, o professor Janiro foi enfático ao afirmar que a solução “seria implantar a gestão de recursos hídricos, com instrumentos técnicos e pessoal especializado”.

Para o senador Cássio Cunha Lima, a falta de planejamento e de visão de futuro do governo não é culpada pela seca, que é um fenômeno climático e que temos que conviver. No entanto, destacou, os especialistas fizeram vários alertas e a situação que vivemos atualmente poderia ser ter os efeitos bastante reduzidos caso estes alertas tivessem sido levados a sério.

Professor Janiro Costa Rego – Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), mestrado em Engenharia Civil (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba(1981) e doutorado em Recursos Hídricos Hidrologia e Hidráulica pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover(2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: mananciais subterrâneos e superficiais, manejo, região semi-árida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar