Prefeitura de Sumé prepara campanha de vacinação contra o vírus HPV

A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Saúde, está preparando a campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV entre adolescente, do sexo feminino, de 11 a 13 anos de idade. A campanha começa oficialmente a partir do dia 10 de março e a meta é vacinar 416 meninas.

A mobilização será iniciada nas escolas públicas e privadas do município e a vacina também estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde buscará durante a campanha, auxílio de entidades da sociedade civil e das igrejas para que ajudem no processo de conscientização, não apenas das meninas, como também de seus pais sobre a importância da imunização.

O vírus HPV é uma das principais causas de câncer de colo do útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres e representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária escolhida de 9 a 13 anos para ser imunizada é a que tem melhor resposta contra o vírus HPV. Nesta fase a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer do colo do útero.

Para receber a dose basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Em 2015 a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *