Prefeitura de Ouro Velho adquire testes antígenos para detectar casos de Covid-19 na fase inicial

A Prefeitura Municipal de Ouro Velho, por meio da Secretaria de Saúde, vai aplicar testes rápidos de antígenos para a Covid-19, que permite detectar no paciente o vírus inicial na fase inicial da doença, quando a taxa de transmissão é maior.

Os testes rápidos de antígenos (vírus) podem detectar o vírus entre o terceiro e sexto dia de sintomas de SWAB da nasofaringe, tendo o tempo do teste para resultado entre 15 a 30 minutos. Esse exame tem sensibilidade de 84,4% e especificidade de 99%.

Ouro Velho é um dos poucos municípios do Brasil a adquirir esses kits rápidos para o diagnóstico da Covid-19. Quando mais precoce o diagnóstico, no início dos sintomas, melhor será a terapêutica e o isolamento do paciente.

Segundo a Secretária de Saúde Liudmila Nunes, o objetivo é detectar os infectados o quanto antes para que eles possam entrar em isolamento social e evitar a disseminação do vírus.

Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, comentou o médico Dr. Júnior.

O teste rápido antígeno pode ser feito entre o segundo e o sétimo dia do surgimento do sintoma. Ele é feito a partir da coleta da secreção do nariz do paciente. O resultado sai em até 30 minutos. (Com Poeta Teixeirinha)

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *