Prefeita entrega nova creche escola para crianças de Monteiro

Uma das mais modernas creches-escola da Paraíba foi entregue solenemente a população de Monteiro na manhã desta segunda-feira (23) pela prefeita Edna Henrique, durante solenidade que contou ainda com a presença do vice-prefeito Cajó Menezes, do presidente da Câmara de Vereadores, Bero de Bertino, vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades.

A inauguração da Creche Francisca Mineiro Silva foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e do município, respectivamente, pela prefeita Edna Henrique, a secretária de Educação Rosa Almeida e o vice-prefeito Cajó Menezes, ao som do hino nacional do Brasil executado pela Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira Brito.

Em seguida foi feito o descerramento da placa inaugural e da foto da professora Francisca Mineiro Silva pela prefeita Edna Henrique, o vice-prefeito Cajó Menezes e o senhor Manoel Alexandre, viúvo da homenageada, que estava acompanhado das filhas e demais familiares.

Na sequência a secretária Rosa Almeida e a secretária licenciada de Educação, Ana Lima, fizeram uso da palavra e destacaram os investimentos que foram feitos na área educacional nos últimos seis anos, apresentando números que mostram o quanto o município avançou neste período, possibilitando que obras como a creche Francisco Mineiro Silva pudessem ser edificada, beneficiando um dos bairros mais habitado da cidade de Monteiro.

Já o vice-prefeio Cajó Menezes falou sobre a importância da creche, principalmente na qualificação dos professores e demais servidores que no dia a dia estarão convivendo com crianças, principalmente porque pela primeira vez estas crianças estarão vivenciando uma nova fase em suas vidas, convivendo com novas pessoas.

Ao discursar para os presentes, entre eles pais e mães de crianças a prefeita Edna Henrique agradeceu inicialmente a Deus por ter lhe dado forças suficiente para entregar dentro do programado a creche-escola e enalteceu o trabalho de toda equipe responsável pelas obras e do corpo de servidores municipais que nos últimos dias se dedicou de corpo e alma para que tudo estivesse pronto para receberem as crianças.

“Nós estamos aqui para trabalhar, quem tem a obrigação de passar dias e noites trabalhando somos nós, o povo tem o dever de fiscalizar e nos cobrar”, frisou em seu discurso a prefeita Edna Henrique.

Edna Henrique afirmou que os investimentos feitos na área educacional foram acima de todas as previsões e o resultado disso é a melhoria no nível de educação dos alunos, na valorização dos profissionais, nas condições dignas das escolas que ganharam salas climatizadas, na substituição dos transportes pau de arara por ônibus novos, além da implantação da Merenda em Casa, programa implantado com recursos próprios que permite aos alunos das escolas municipais receberem uma merenda de qualidade durante os finais de semana, da mesma forma que recebem durante a semana nas escolas.

A CRECHE

A creche Francisca Mineiro Silva tem uma área de 1.211,92 m² e está localizada no conjunto habitacional Bernardino Lemos (Vila Popular), por trás da escola municipal Tiradentes e tem capacidade para 180 crianças de seis meses a cinco ano de idade.

A creche-escola está dentro do Padrão B do Ministério da Educação e foi construída em parceria com o Governo Federal, onde foram investidos recursos da ordem de R$ 1.315.852,36 (Hum milhão trezentos e quinze mil e oitocentos e cinqüenta e dois reais e trinta e seis centavos).

A estrutura física da creche Francisca Mineiro Silva é composta de 8 salas climatizadas, cozinha, refeitório, sala multiuso, sala dos professores, direção, secretaria e uma excelente área de recreio com materiais que estimulam a alegria, criatividade, socialização, o contato e o respeito pela natureza e com o próximo, promovendo desta forma o bem estar das crianças que dela estão se beneficiando e de outras que virão.

A creche funcionará em horário integral para alunos do programa Proinfância- parte creche, e horários matutino e vespertino destinada aos alunos de quatro a cinco anos de idade – Pré-escola I e II- onde ocuparão três salas do prédio.

A HOMENAGEADA – QUEM FOI FRANCISCA MINEIRO SILVA

UMA HOMENAGEM JUSTA E GRATIFICANTE
Por Antonio Mariano Sobrinho

Naquela tarde, eu estava caminhando pelos arredores da cidade, quando o telefone tocou… Era a minha querida amiga Tânia que me telefonava, convidando-me para participar da inauguração de um creche modelo, na cidade de Monteiro, creche que – numa justa e gratificante homenagem – teria a denominação de “Francisca Mineiro”… FRANCISCA MINEIRO, DONA FRANCISQUINHA – A MINHA MUITO AMADA E NUNCA ESQUECIDA PROFESSORA DOS MEUS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, NOS LONGÍNQUOS DIAS DA DÉCADA DE 1960!… E, a partir daquele momento, a minha caminhada já não foi mais a mesma!…

Como num passe de mágica, emoções intensas fluíram no íntimo do meu ser; incontáveis recordações afloraram em minha mente; e, transportando-me ao passado, em um curioso processo de regressão automática, vi-me no sítio Roça Velha, Município de Camalaú (outrora, Município de Monteiro)… O grande pátio de uma velha fazenda, a fazenda do senhor Vicente Pio: Calçadas altas. Grandes currais, ao lado, feitos com grandes toras de madeira. Bem em frente, um grande juazeiro e um velho carro-de-boi, sobre o qual muitos meninos e meninas pulavam e gritavam, expressando esta alegria simples e peculiar que transborda na alma de todas as crianças. Ali estava a ESCOLA ELEMENTAR RURAL MISTA DE ROÇA VELHA. Era a hora do recreio. Logo, o sinal seria dado, e todos os alunos – inclusive eu – correriam para a sala de aulas, um grande salão, com duas mesas e dois bancos bem compridos, feitos com madeira tosca. E ali, na sala, em nossa frente, uma das mulheres mais lindas e mais carinhosas que encontrei na minha vida, A FILHA DO FAZENDEIRO Vicente Pio e de Dona Josefa Costa, a professora Francisquinha Mineiro – uma beleza especial que transbordava em seu corpo e em sua alma, especialmente no zelo por aquelas crianças que ali estavam – naquela escola, da qual eu fazia parte com tanta alegria, com tanto orgulho e com tanto barulho!…

Naquele tempo, em regiões como a nossa, não existiam creches organizadas como atualmente, e as escolas comuns (simples e rústicas, mas, não raro, repletas do mais puro amor) procuravam suprir as necessidades de atendimento às crianças de todas as idades, desde que as mesmas já tivessem condições de frequentar às salas de aulas. Por outro lado, as escolas mais simples não dispunham de um corpo de funcionários, e a professora, praticamente sozinha, cuidava de tudo e de todos. Por isso, ali, na ESCOLA ELEMENTAR RURAL MISTA DE ROÇA VELHA, Dona Francisca fazia o papel de professora, diretora administrativa, coordenadora pedagógica, inspetora disciplinar, secretária, servente, merendeira, vigilante, etc. funções que a mesma exercia com plena capacidade, grande responsabilidade e profundo amor!

E, naquela época, escrevi para ela um poema de homenagem, que foi publicado em meu livro “Tempos Do-Versos”:

MINHA PROFESSORA
Dona Francisca Mineiro,
minha princesa e rainha,
sou teu súdito verdadeiro…
Professora Francisquinha,
minha linda professora,
tua ação transformadora
transforma esta vida minha!

Teu sorriso encantador,
doce ternura traduz.
Teu olhar cheio de amor
enche a escola de luz.
Tua voz quase divina,
nos anima, nos ensina,
nos apoia e nos conduz!

Mestra sábia que não erra.
grande colaboradora
do progresso desta terra
humilhada e sofredora,
mas mãe de um povo ordeiro…
Dona Francisca Mineiro,
minha amada professora!

Mas, alguns anos depois, Dona Francisquinha casou-se, indo residir em São Paulo e após oito anos, ao retornar, na Fazenda Queimação, no Município de Monteiro, deixando-nos muito tristes com a sua ausência. Todos os alunos lamentavam a sua partida, e eu, particularmente, muitas vezes chorei de saudades, pela falta da minha muito amada e nunca esquecida PROFESSORA FRANCISCA MINEIRO. Em toda aquela situação, confortava-me apenas o fato de saber que, ali, em sua nova residência, ela continuava no exercício da sua sublime missão de ensinar com sabedoria e com amor. E, por isso, eu tinha a certeza de que outras crianças estavam sendo abençoadas pela presença e pelos ensinamentos de Dona Francisca, como eu fora abençoado, ao lado de outras crianças, durante um certo tempo…

Mais tarde, talvez como resposta do amor recebido e dos conhecimentos construídos com a participação da minha professora Francisca Mineiro, tornei-me professor e fundador de escolas, atividade que tenho exercido por mais de quarenta anos. Curiosamente, em minhas atividades educativas, sempre que me deparo com uma dificuldade maior, uma indagação-resposta surge em minha mente: Nesta situação, o que faria Dona Francisquinha? E, como uma luz, a resposta flui sempre de forma positiva. É a luz do Amor e da Sabedoria, esta chama eterna que nasce de DEUS e flui através da alma das pessoas iluminadas como a nossa querida professora homenageada!…

Justa e gratificante, pois, é esta homenagem prestada à professora FRANCISCA MINEIRO, minha sempre amada e nunca esquecida Dona Francisquinha, neste ato em que se inaugura esta grandiosa creche que tem o seu nome!

Parabéns, portanto, aos seus familiares, em especial às suas filhas, Tânia, Fátima e Miriam, a seu esposo Manuel Alexandre e a seu neto Manoel Pedro! Parabéns à Administração Pública Municipal de Monteiro, pelo grande feito (a creche) que muito contribuirá para o bem de tantas crianças e de tantas famílias, e pelo resgate desta figura singular, mulher-modelo de bondade, carinho, abnegação e educação (a professora Francisca Mineiro)! E parabéns a toda a comunidade monteirense, pelo feito, pela homenagem, e por esta filha homenageada que engrandece a história da educação desta maravilhosa terra e desta valorosa gente!

Ascom – PMM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar