Na Câmara de Monteiro, prefeita anuncia reinício das obras do Mercado Público

A prefeita Edna Henrique esteve na noite desta quinta-feira, 5, presente na solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Monteiro, onde leu sua mensagem destacando o trabalho harmonioso entre o executivo e legislativo, o que vem resultando em resultados positivos para o desenvolvimento do município.

A prefeita fez um breve relato dos investimentos e ações que estão sendo realizadas no município, especialmente na área de educação, saúde, infraestrura, ação social, esporte, agricultura, além de destacar o equilíbrio financeiro obtido pelo município nos últimos seis anos.

Edna Henrique disse que o município vai ampliar as parcerias com as instituições e defendeu um maior diálogo com a sociedade civil, de forma que o desenvolvimento de Monteiro seja uma prioridade de todos os seus filhos. “A prefeitura de Monteiro não é de situação nem de oposição, e sim do povo”, frisou a prefeita.

O trecho que mais chamou atenção dos presentes ao plenário da Câmara Municipal foi quando a prefeita anunciou o reinício das obras do Mercado Público, sendo bastante aplaudida.

“A reforma do Mercado Público de Monteiro, alvo de críticas dos adversários políticos e de compreensão da população, terá as obras reiniciadas ainda este mês. “Aqueles que torcem pelo quanto pior melhor, mais uma vez saíram derrotados”. A nossa perseverança e a fé em Deus superou todos os momentos de angustia porque estávamos sendo criticados por uma coisa que não dependia apenas do município. Nós fizemos a nossa parte, temos os recursos da contrapartida em caixa para a execução do projeto e só agora o Ministério do Turismo liberou a primeira medição da obra. Uma glória, uma vitória daqueles que realmente amam e querem o melhor para Monteiro”, disse a prefeita.

Finalizando, Edna agradeceu pedindo que Deus abençoasse cada integrante da Câmara Municipal de Monteiro.

Confira o discurso na íntegra:

Senhor Presidente do Poder Legislativo, Givalbério Ferreira

Senhores Vereadores, senhora vereadora,

Meus cumprimentos a todos os componentes da Mesa, aos servidores desta Casa legislativa, aos representantes da imprensa e aos demais presentes a esta solenidade de abertura do primeiro período legislativo de 2015.

Honra-me estar presente a esta solenidade e publicamente reconhecer o clima de harmonia que se instalou na convivência entre o Poder Executivo e Legislativo nos últimos anos, possibilitando que o município de Monteiro avançasse no seu desenvolvimento econômico, graças ao equilíbrio financeiro conquistado pelo município nos últimos anos, conquistando a confiança dos monteirenses que aqui passaram a investir sem temer prejuízos.

Investimos muito na educação, onde pulamos de pouco mais de 1.500 alunos matriculados em 2008 para 4 mil alunos matriculados em 2015, o que demonstra a confiança dos pais de alunos no programa educacional do município.

Em nossa gestão, da qual destaco a atuação conjunta do vice-prefeito Cajó Menezes, adquirimos 14 ônibus escolares e acabamos com os famosos pau-de-arara, construímos e reformamos escolas que ganharam salas climatizadas e laboratório de informática, asseguramos fardamento e merenda em casa para os alunos. A cada um dos 290 professores entregamos um Lap Top e asseguramos o piso salarial nacional com seus reajustes anuais.

Ainda na área educacional, é nossa meta entregar até o final deste ano as escolas de Queimadas, Santa Catarina e Cacimba de Cima, cujas ordens de serviços estarei assinando no início da próxima semana.

Na área da saúde, o SAMU e a UPA considero como a maior aquisição do município e, nesta ocasião divido esta conquista com o deputado estadual João Henrique, que teve uma participação importantíssima para conseguirmos implantar este projeto que beneficia toda a região do Cariri. Vale registrar que o SAMU e a UPA servem de modelo para outras regiões do Estado, cujos representantes visitam com freqüência as suas dependências em busca de obter maiores conhecimentos.

Ampliamos as unidades de saúde e contratamos mais profissionais, possibilitando um atendimento digno para a população. Adquirimos importantes aparelhos, a exemplo de um tomógrafo e ultrassonografia, além de estamos aguardando a chegada vários outros equipamentos, nos quais foram investidos mais de 400 mil reais, mostrando que o nosso compromisso em investir cada vez mais e melhor por uma saúde pública de qualidade.

Ainda na área da saúde estaremos entregando nos próximos dias mais duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma na região de Cacimba de Cima e outra no Mocó.

A valorização do servidor público é outra grande decisão do nosso governo que desde o início da gestão recebem dentro do mês trabalhado e não precisam fazer empréstimo para receberem o Décimo Terceiro salário e sabem que anualmente o piso salarial é reajustado de acordo com os índices fixados pelo Governo Federal.

Na agricultura realizamos investimentos estruturais evitando a evasão rural e até mesmo possibilitando que algumas pessoas que haviam deixado a zona rural voltassem a residir no campo, porque, apesar do município de Monteiro possuir a maior área territorial da Paraíba, o nosso governo soube priorizar a manutenção das estradas vicinais, a limpeza de barreiros, cacimbas, poços e cataventos, distribuição de raquetes de palmas e ração animal, assegurando água e estrada para todos os moradores rurais, mesmo sabendo que o muito que fizemos ainda é pouco para atender aos anseios da população.

A cultura de Monteiro é reconhecida nacionalmente. Por isso, ao assumirmos em 2009 decidimos criar e ampliar os eventos existentes. Os festejos juninos, o qual intitulamos de “O Melhor São João de Todos os Tempos”, ganhou repercussão nacional e atraiu turistas de todas as regiões do Nordeste, assim como o Festival Zabé da Loca, que no próximo mês de março a Prefeitura estará promovendo a sua VI edição.

Um município com tantos poetas, compositores e músicos, não deve nada a ninguém. Além de Magníficos, Dejinha e tantos outros que enaltecem a nossa terra, um destes renomados poetas ainda lembrou em verso: “Monteiro berço querido, um território feliz. Deu Pinto, Firmo e Heleno, Jansen Filho, Flávio José e Diniz. Um chão com tantas estrelas, não é céu porque não quis”.

Não nos descuidamos em nenhum momento da infraestrutura da cidade, e, com o crescimento surpreendente que a cidade de Monteiro obteve nestes últimos seis anos decidimos recentemente dividir a área urbana em cinco eixos, repartindo responsabilidades por setores, o que já é visível e elogiado pela população de nossa amada Monteiro.

Só em 2014 foram mais de 60 ruas calçadas e temos projetos para dobrarmos a quantidade de ruas pavimentadas até o final do nosso mandato. Investimos na iluminação pública, a nossa avenida principal ganhou novas luminárias, bairros mais distantes a exemplo do Alto do São Vicente e a Praça dos Pereiros, que está em fase de conclusão, também receberam nova iluminação.

A municipalização do trânsito foi outro grande desafio para nossa gestão, tivemos coragem de avançar em uma área que necessitava de uma maior organização e, apesar de todas as dificuldades estamos conseguindo. Das cidades paraibanas que em 2014 apresentaram o plano de municipalização do trânsito, fomos a que obteve a maior nota do Conselho Estadual de Trânsito.

Não nos descuidamos dos que mais precisam. Ouvindo sugestões desta Casa, tivemos a ousadia de criar o Programa Renda Mínima, que irá beneficiar as famílias carentes do nosso município, exclusivamente aquelas que não possuem qualquer renda, nem façam parte de qualquer programa social. Vamos acabar de uma vez por todas com o pouco que resta da pobreza extrema.

Estamos investindo no esporte com a construção de mais uma quadra poliesportiva a ser edificada na Creche Fernando Paraguai, cujos recursos já estão assegurados e deverá ser concluída até o final do ano.

O campeonato rural, o maior evento esportivo do Cariri paraibano é um acontecimento que envolve todas as regiões do município e movimenta a economia das famílias que vivem no campo.

Apesar do muito que temos feito em nossa gestão, ainda tem muito por fazer. Temos os nossos “calos”, mas, nunca perdemos a fé em Deus, pois, é a ele que agradecemos todos os dias em poder estar servindo com saúde e dedicando tanto amor para com os nossos irmãos.

A reforma do Mercado Público de Monteiro, alvo de críticas dos adversários políticos e de compreensão da população, terá as obras reiniciadas ainda este mês. “Aqueles que torcem pelo quanto pior melhor, mais uma vez saíram derrotados”. A nossa perseverança e a fé em Deus superou todos os momentos de angustia porque estávamos sendo criticados por uma coisa que não dependia apenas do município. Nós fizemos a nossa parte, temos os recursos da contrapartida em caixa para a execução do projeto e só agora o Ministério do Turismo liberou a primeira medição da obra. Uma glória, uma vitória daqueles que realmente amam e querem o melhor para Monteiro.

Senhores vereadores, senhora vereadora, queremos mais para Monteiro e vamos precisar do apoio desta Casa. A Prefeitura de Monteiro não é de situação e nem de oposição, e sim do povo. Não vamos medir esforços para manter parcerias com outras instituições e um dos exemplos é a incansável luta pela implantação do curso de Direito na UEPB, bem como a construção do seu Campus em nosso município.

Vamos estreitar o relacionamento e ampliar o diálogo com a sociedade civil, fazendo crescer ainda mais o desenvolvimento do nosso município que se destaca nacionalmente na área cultural, educacional e jurídica de nosso país.

Que Deus possa abençoar cada integrante da Câmara Municipal de Monteiro. Muito obrigada.

Secom-PMM

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *