Monteiro sedia o 5º Encontro de Prefeitos do Cariri

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, sediou o 5º Encontro de Prefeitos do Cariri nesta terça-feira (24). O Encontro teve o tema “Construindo os caminhos do futuro” e contou com 31 prefeitos, representantes de instituições parceiras e empreendedores do território. Todos poderam ver o direcionamento estratégico de atuação até 2022 nesta última reunião de 2015 do Pacto Novo Cariri. O Pacto retornará em 2016 já com a prática das ações planejadas.

O desenvolvimento territorial continua sendo trabalhado durante o Encontro pelo Pacto Novo Cariri, um consórcio modelo para o Brasil atuando na Paraíba. Mais ações sustentáveis deverão surgir no território em sete anos de construção coletiva, como barragens e investimentos na caprinocultura, entre outras. As sugestões das ações são discutidas e preparadas para se transformarem em documento de pleito dos atores locais.

A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, acredita que esse trabalho coletivo dos prefeitos mostrará a situação atual da localidade. As potencialidades e oportunidades de desenvolvimento da região, os gargalos limites e obstáculos que têm dificultado o desenvolvimento são amplamente debatidos.

“Uma das prioridades dos trabalhos do Pacto é estimular a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), de número 123/2006. Dos 223 municípios do Estado, menos de 100 estão com a Lei implementada. É preciso um engajamento coletivo para as prefeituras do Cariri realizarem essa implementação”, disse.

A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, disse que apoia o Encontro com boas expectativas. “Uma das coisas mais importantes que tem nesse trabalho público é quando tem essa parceria. Quando a gente quer crescer, a gente cresce junto. Como somos um Cariri sofrido, temos que buscar essas parcerias intermunicipais e institucionais. Era uma necessidade nossa, consolidada agora pelo Sebrae. Algo muito importante também para cada um individualmente, que vai poder levar as informações para todas as cidades”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar