Janeiro Verde: Secretaria de Saúde de Monteiro alerta para prevenção do Câncer do Colo de Útero

A Secretaria de Saúde do município de Monteiro faz um alerta para a campanha de combate ao Câncer do Colo de Útero, que é um dos tipos de enfermidade com maiores possibilidades de prevenção. E neste mês de janeiro, a secretaria intensifica a campanha “Janeiro Verde” com informações de combate à doença.

A campanha “Janeiro Verde” é dedicada a conscientizar e alertar a população feminina sobre a prevenção ao câncer de colo do útero. Também chamado de câncer cervical, este é o terceiro tumor maligno mais incidente entre a população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), excetuando-se o câncer de pele não-melanoma. É, ainda, a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, atingindo mais de 16 mil mulheres por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. 

Por esse motivo e preocupada com os números, a Secretaria de Saúde lança todos os anos a campanha “Janeiro Verde” com o objetivo de alertar e realizar atividades de combate e prevenção atendendo a toda a população alvo. 

O Ministério da Saúde implementou, em 2014, no Sistema Único de Saúde a vacinação gratuita contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério ampliou a vacinação para meninas de 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

O exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau) é a principal estratégia para a detecção de lesões precursoras e o diagnóstico da doença em fase inicial e deve ser realizado periodicamente. É fundamental destacar que mesmo as mulheres vacinadas devem realizar o exame preventivo. Entre os tipos de tratamento estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

Para realizar o exame preventivo, a mulher deve procurar a  sua Unidade Básica de Saúde para agendamento e coleta de material. De acordo com a Atenção Básica Municipal, todos os postos de saúde possuem equipe preparada para a realização do exame, que é bastante simples.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *