Governador empossa Aristeu no Detran e demais auxiliares para segundo mandato

O governador Ricardo Coutinho (PSB) empossou os auxiliares para o seu segundo mandato na Paraíbia, em solenidade nesta segunda-feira (5) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Segundo Ricardo, neste novo governo secretarias serão dissolvidas ou incorporadas a outras e 300 cargos serão extintos, com corte de servidores comissionados e economia de R$ 25 milhões por ano. Além disto, nesta segunda-feira, Ricardo anunciou redução na quantidade de veículos e imóveis locados pelo governo.

No discurso de posse coletiva dos seus auxiliares, Ricardo Coutinho destacou a contenção de despesas e disse que a meta é reduzir 20% dos veículos locados e 30% da locação de imóveis. “Precisamos evitar o máximo de desperdício do dinheiro público. O serviço público precisa ter um controle, o serviço público não pertence a quem governa”.

Ricardo Coutinho também ressaltou o trabalho dos antigos responsáveis pelos cargos de confiança que não permanecem mais na gestão neste ano. “A minha primeira palavra é de agradecimento a todos que participaram da primeira gestão que se encerrou em 31 de dezembro de 2014 e que por ventura não fazem mais parte da gestão. Quero reconhecer o trabalho e a contribuição dessas pessoas para que essa gestão avançasse e fosse reconhecida pelo povo da Paraíba”.

O governador reeleito divulgou em seu perfil oficial de uma rede social, entre os dias 27 e 31 de dezembro, os nomes dos principais auxiliares da sua gestão 2014-2018. Uma das principais trocas foi no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que era ocupada pelo delegado da Polícia Civil Wallber Virgolino e agora passará a ser comandanda pelo também delegado Wagner Dorta, atual Superintendente Regional da PC. A pasta terá como secretário executivo o advogado Agamenon Vieira.

Permanecem com os mesmo titulares na segunda gestão do socialista a Secretaria de Administração (Livânia Farias), a de Comunicação (Luís Torres), a de Segurança Pública (Cláudio Lima) e de Desenvolvimento Humano (Cida Ramos). Também permanecem no cargo a secretaria Chefe da Controladora Geral do Estado (CGE), Ana Cartaxo, o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O ex-senador Efraim Morais (DEM) vai ocupar a Secretaria de Estado de Governo. Quem assume a Secretaria de Educação é o atual Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Alessio Trindade de Barros. Na Secretaria de Estado da Saude, a médica Roberta Abath exercerá a gestão da pasta, antes ocupada por Waldson Sousa. Este assumirá no próximo governo a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, responsável pelo Pacto Social. O secretário de Estado da Cultura será o escritor e poeta Lau Siqueira, que deixa a Fundação Espaço Cultural (Funesc). A função passa a ser ocupada por Márcia Lucena, ex-secretária da educação do estado.

A Chefia de Gabinete do Governador será ocupada pelo professor Fábio Maia, presidente do PSB de Campina Grande. Quem passa a responder pela Gestão Unificada da Emater, Emepa e Interpa será o Nivaldo Magalhães, extensionista rural do quadro da Emater.

A Casa Militar será chefiada pelo Major da Polícia Militar Anderson Pessoa. Na Chefia da Casa Civil, estará a vereadora e secretaria de Desenvolvimento Social de Cajazeiras, Lea Silva. À frente da Companhia Docas estará Lucélio Cartaxo; na Sudema, o superintendente será o engenheiro sanitarista e civil João Vicente. João Azevedo (PSB) assume a fusão das Secretarias de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio-Ambiente e Ciência e Tecnologia.

A lista inclui também a permanência no cargo do atual secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano. Na Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, o professor da UEPB Laplace Guedes será o novo gestor. O vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais, será o novo Secretário de Estado da Agricultura Familiar. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca será ocupada pelo produtor rural Rômulo Montenegro. Na Secretaria de Representação Institucional, estará à frente o deputado Lindolfo Pires.

Mais auxiliares
Gilberta Soares continua à frente da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Ruth Avelino segue diretora da PBTur. Tatiana Domiciano permanece na presidência da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Na Superintendência de Obras do Estado (Suplan), quem assume é Simone Guimarães; à frente do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) estará Émerson de Almeida Fernandes; e na diretoria da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), o administrador Pedro Patrício de Sousa Junior.

Antônio Carlos Fernandes Régis, ex-presidente da PBGás, será o novo presidente da Junta Comercial do estado. O ex-deputado Ramalho Leite assumirá a presidência da Agência Reguladora da Paraíba (ARPB). O ex-prefeito e atual presidente da Câmara de Vereadores de Camalaú, delegado Aristeu Chaves, será o novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para conduzir a PBPrev foi escolhido o advogado Yuri Simpson Lobato, ex-presidente da ARPB. O agrônomo Roberto Vital também permanece diretor do projeto Cooperar. Na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), permanece Simone Jordão. Na Escola de Serviço Público (Espep), o diretor será o professor da UEPB, Flávio Romero. A Fundação Casa José Américo será dirigida pelo professor Damião Ramos Cavalcante.

Por sua vez, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), terá como diretor-presidente o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho. A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) será conduzida pela engenheira Emilia Correia Lima, que presidirá a companhia mais uma vez. O diretor do Instituto de Metrologia e Qualidade (IMEQ) será o engenheiro Artur Galdino.

Laura Farias vai assumir a superintendência do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS); e o secretário executivo da CGE será o auditor fiscal estadual Gilmar Martins. Enquanto isso, no comando da Codata permanece Krol Janio e na Fundação de Apoio à Pesquisa, o físico Claudio Furtado.

Quem assume a superintendência do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) é o professor Otávio Machado de Mendonca, da UFPB; já a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) ficará sob o comando do ex-deputado João Fernandes da Silva; à frente do Laboratório Industrial Farmacêutico S/A estará o economista Carlos Alberto Dantas Bezerra; na Defesa Civil, o economista George Sabóia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar