Estado anuncia Casa da Economia Solidária em Sumé durante conferência

O município de Sumé foi sede da etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Cariri, que aconteceu na última quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores. A abertura foi feita pelo prefeito doutor Neto e pela secretária de Ação Social, Brígida Xavier.

A Conferência Regional é uma realização do Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional com o apoio da Secretaria de Ação Social de Sumé.

A reunião foi um espaço para discutir políticas públicas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável que promovam a soberania alimentar por meio de ações do sistema de segurança alimentar e nutricional.

As Conferências Regionais são uma preparação para a Plenária Estadual que acontece em agosto deste ano em João Pessoa. Em Sumé ela foi trabalhada sob três eixos com proposições a garantir a todos, comida de verdade no campo e na cidade.

Estiveram participando o vice-prefeito, Éden Duarte, os secretários do governo municipal, Nilson Brito, Betânia Macêdo, Ana Paula Gonçalves, os vereadores Jurandy Ferreira (Danda), Leônidas Albino (Bomba), professores, diretores de escolas, alunos e funcionários.

O evento foi presidido pela secretária Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Ana Paula Almeida, na ocasião ela anunciou a criação da Casa da Economia Solidária no município de Sumé, um espaço que será para cursos de qualificação e comercialização dos produtos dos grupos de agricultores familiares e artesãos, fazendo com que a renda circule para esses grupos.

Após a plenária, as secretárias Brígida Xavier e Ana Paula Almeida dirigiram-se ao CDSA para tratar sobre a instalação da Casa da Economia Solidária. Ana Paula informou que o projeto será um gerenciamento compartilhado envolvendo Governo Estadual, Municipal e a Universidade Federal de Campina Grande, através do CDSA.
A Casa da Economia Solidária irá funcionar no Núcleo de Extensão Cultural do CDSA (NEXT) com previsão para ser instalada até o final do ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar