Entidades discutem problemas que atingem agricultores da região do Cariri

Foi realizado nesta semana na Câmara de Vereadores de Monteiro, o Encontro Regional da Agricultura Familiar, organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Paraíba – FETRAF-PB juntamente com os Sindicatos da Agricultura Familiar da região do Cariri.

A reunirão teve o propósito de discutir as problemáticas que vive os Agricultores e Agricultoras Familiares da Região, na presença do Presidente da FETRAF-PB Ednaldo Leite, do Delegado Adjunto do MDA-PB Antonio Alves, da Secretária Executiva da Agricultura Familiar da Paraíba Mali Trevas, dos representantes de Associações Rurais, Agricultores Familiares de Monteiro, Prata, Coxixola, Parari, Ouro Velho, Congo e São Sebastião do Umbuzeiro.

Na oportunidade os Agricultores Familiares puderam conversar diretamente com os representantes do Governo Federal e do Governo do Estado os quais executam as políticas publicas para o setor. As discussões se deram com a apresentação das ações que estão sendo executadas e os projetos futuros. Em seguida os agricultores e participantes apresentaram propostas expondo a situação como estão chegando às políticas públicas para os Agricultores Familiares.

A Secretária Executiva da Agricultura Familiar da Paraíba falou que a recém criada secretaria esta trabalhando em duas ações que serão políticas públicas para a agricultura Familiar que é a construção de barragem subterrânea e o projeto de energia solar.

Já Antonio Alves do MDA falou dos programas PAA, PNAE, Garantia Safra, e PAC2, disse que hoje os municípios do Cariri tem maquinário suficiente para da assistência aos agricultores familiares e que não se

pode aceitar desculpa para não prestar um serviço ao homem do campo. Ao apresentar suas demandas os Agricultores e Agricultoras Familiares apresentaram as dificuldades que tem de ser atendidos com as maquinas do PAC 2, os representantes dos produtores de leite de cabra falou das dificuldades que estão passando os produtores e que é necessário reorganizar o programa pois os agricultores que produzem leite estão sendo penalizado principalmente com o limite da conta de entrega do leite.

O Secretário de Agricultura Familiar e Reforma Agrária da FETRAF-PB, Arquimedes Amorim, falou do Cadastro Ambiental Rural que deve ser preenchido por todos os proprietários de terra até o dia 05 de maio de 2015 e informou que os Sindicatos da Agricultura Familiar – SINTRAF de toda região da Cariri dará suporte aos Agricultores vinculados auxiliando no preenchimento do CAR.

Ao final, o presidente da FETRAF-PB Ednaldo Leite disse será elaborado um documento com todos os feitos do encontro e cobrando as providencias dos problemas e sugestões relatadas pelos Agricultores Familiares. “É assim que nossos Sindicatos de diferencia dos demais fazendo as mobilizações e os Agricultores Familiares participando da construção e formatação das políticas públicas”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar