É A SECA!: Açude de Boqueirão chega aos 22% de sua capacidade

O volume do açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade do Boqueirão, continua a cair e nesta segunda-feira (05) registrou 22,8% da sua capacidade total. O açude é o principal abastecedor de Campina Grande e região, que já enfrentam um racionamento de água desde o dia 6 de dezembro, quando a capacidade do açude estava em 24,1%.

A preocupação com a diminuição do volume não é descartada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que estuda a possibilidade de utilização do volume morto.

De acordo com o Gerente de Operação de Mananciais, Gerald Souza da Silva, “já existe um plano para o pior caso”. Segundo Gerald, o Governo estuda, inclusive a utilização do volume morto do açude, caso a situação se agrave. O volume morto diz respeito à reserva técnica que não é utilizada devido ao sistema de bombeamento não alcançar tal profundidade. O plano prevê a utilização de novas bombas caso seja necessária a utilização do volume morto.

A expectativa da Aesa é de que a chuva prevista para os próximos dias ajude na recuperação da capacidade do açude. Gerald Souza acredita que “com certeza o reservatório vai pegar água, mas ainda não é possível saber a quantidade”.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *