Deputado João Henrique parabeniza Serra Branca pelo aniversário de 56 anos

O deputado estadual João Henrique (DEM), nesta segunda-feira (27), parabenizou a cidade de Serra Branca pelos 56 anos de emancipação política e administrativa e destacou sua importância para a economia do estado.

“Almejamos que as conquistas de Serra Branca sejam sempre em prol de todos, demonstrando que cabe a nós fazermos o amanhã, na incessante busca do caminho correto por um município mais digno e com direitos cada vez mais concretizados. Um passado de glórias, um presente de desafios, um futuro promissor. São 56 anos de muita história e conquistas. Minhas felicitações à população que constrói e colabora a cada dia para o desenvolvimento deste município”, concluiu o parlamentar.

A cidade, no Cariri Ocidental Paraibano, conquistou a Emancipação Política de seu município mãe, São João do Cariri, a partir da Lei Nº. 2.065/1959. Ela conta com cerca de 13.101 habitantes, segundo o IBGE, distribuídos em 738 km² de área, e está localizada à 238 km de João Pessoa.

De acordo com os professores e historiadores, Marcio Macedo e Fabíola Lemos, que retratam aspectos históricos e culturais locais, a independência de Serra Branca foi motivada por dois grandes fatores: o econômico e o político. O econômico, mais forte, uma vez que na década de 30 a localidade era um polo de produção do algodão em todo o Cariri e não demorou a ter o dobro da população da própria antiga sede, São João do Cariri.

Entre as curiosidades históricas de Serra Branca está a de que a cidade sempre foi conhecida por duas movimentadas festas: a do carnaval e a da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Ambas, que sempre atraem centenas de participantes anualmente.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *