CER II realiza palestras com pais e usuários dos serviços sobre a Semana da Síndrome de Down em Monteiro

O Centro Especializado em Reabilitação de Monteiro – CER II está realizando durante toda a semana palestras para pais e pacientes da unidade, sobre a Síndrome de Down, e como as crianças podem ter uma vida normal e saudável se tiverem o acompanhamento correto tanto dos pais, como dos profissionais de saúde.

A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Com isso, as crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

A diretora do CER II, Ana Nóbrega, ressalta a importância desse tipo de palestra e orientação que é passada pelos profissionais de saúde aos pais e familiares de crianças com a síndrome e esclarece que, “o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa, associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.”

As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

Se você é pai ou mãe de uma pessoa com síndrome de Down, o mais importante é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançar com crescentes níveis de realização e autonomia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar