CDSA, Prefeitura de Sumé e MDA discutem implantação de cursos

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 25, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, a direção do CDSA discutiu com professores desta unidade de ensino, com representantes da Prefeitura Municipal de Sumé, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Coordenação do Pronatec UFCG a implantação de cursos através do Pronatec Campo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional para a comunidade.

Na reunião foi discutida foram apresentadas as características, o funcionamento do programa e a forma como se dará a participação de cada parceiro nessa ação.

A proposta inicial para o Campus de Sumé é a realização dos cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos e Auxiliar de Agroecologia, surgidos a partir de demanda da sociedade. A direção do CDSA assumiu o compromisso de oferecer o suporte necessário para a realização destes cursos a exemplo do uso de salas de aula e laboratórios.

“A Direção do CDSA dará apoio aos cursos que as comunidades estão demandando e o CDSA está pronto para trabalhar nesse programa tanto com o MDA, quanto com os órgãos parceiros que já interagem com o Centro em outras ações a exemplo da Prefeitura Municipal de Sumé desde o início deste centro de ensino”, disse o diretor do CDSA, José Vanderlan Leite de Oliveira.

O próximo passo para a efetivação da parceria CDSA, Prefeitura de Sumé e MDA no oferecimento de cursos através do Pronatec será a tramitação de toda documentação necessária para a efetivação do Programa.

Participaram da reunião o diretor do CDSA, Vanderlan Leite, o vice-diretor Irivaldo Oliveira, a secretária de Ação Social de Sumé, Brígida Xavier, Willian Martinho, integrante da Secretaria de Ação Social, Jefferson Lima Palmeira, representante da Delegacia do MDA na Paraíba, Raimundo Gonçalo Cariri, coordenador do Pronatec ETSC/UFCG, Wellington Bezerra de Sousa, supervisor do Pronatec e diretor da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, dos professores do CDSA Hugo Morais, Carina Seixas, Ilza Brasileiro, Adriana Meira e da técnica em química Norma Lima, também do CDSA.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *