Carlos Batinga participa de seminário que discute mobilidade urbana na Paraíba

O plano de mobilidade urbana foi o principal tema dicutido durante a 3ª edição do Seminário Cidade Expressa nesta sexta-feira (5), em Campina Grande. O evento aconteceu no Teatro Facisa, das 8h às 13h, e contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e do ex-deputado Carlos Batinga, que foi um dos debatedores do evento.

A coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PlanMob), Valéria Barros, explicou que o principal ponto abordado no evento foi o transporte não motorizado, que abrange o transporte a pé e por bicicletas.

“As calçadas de Campina Grande precisam melhorar, precisamos repaginar as nossas calçadas. Outro ponto também em relação ao transporte não motorizado é a questão da importância de se criar ciclovias. O terceiro ponto é a questão do transporte coletivo. Temos que entender que só vamos melhorar a mobilidade urbana nas cidades com a melhoria do transporte coletivo”, declarou.

A lei 2.587, do Governo Federal, determina que municípios com mais de 20 mil habitantes tenham um plano de mobilidade urbana. O prazo para a liberação de recursos para que as ações fossem colocadas em prática terminou em abril. Na Paraíba, 32 municípios deveriam elaborar o plano, mas isso só foi realizado em Campina Grande.

“Neste formato de Campina Grande, que foi o plano de mobilidade, a lei que aprova esse plano e a licitação de serviços de transporte, não tenho conhecimento de nenhuma outra cidade do Brasil que tenha cumprido o prazo, tenha feito esse projeto”, comentou o especialista em trânsito, Carlos Batinga.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *