O prefeito de Zabelê, Dalyson Neves, usou as redes sociais nesta segunda-feira (08) para parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Confira a mensagem:

Nossa homenagem a quem gera vida e, com sua força, delicadeza e sabedoria, ajuda a transformá-la em algo encantador. Parabéns, mulheres!

Feliz dia Internacional da Mulher!

O Governo Municipal de Camalaú, através do prefeito Interino Bira Mariano, parabeniza todas as mulheres, em especial as mulheres camalauenses, pela passagem do dia internacional da mulher.

O prefeito ressaltou, que Camalaú possui em seu organograma oito secretarias, e destas, quatro sao ocupadas por mulheres.

“A mulher é o ser mais avançado da criação, portadora de uma percepção fantástica, e um sensibilidade ímpar”

Feliz dia da mulher!

Cerca de quarto homens armados realizaram um arrastão na feira de animais na cidade de Sumé, no Cariri Paraibano, na madrugada desta segunda-feira (8).

De acordo informações, homens armados chegaram rendendo os comerciantes e proprietários de animais que estavam no local, e levaram todo o dinheiro. Ainda de acordo com relatos, vários comerciantes foram agredidos pelos bandidos.

A Polícia foi acionada e está investigando o caso. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Speeding Bullet Shot from Revolver bxp137715h

Um homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (08), no município de Camalaú, no Cariri paraibano. A vítima foi identificada como “Tabaco”.

De acordo com informações preliminares, os assassinos chegaram em veículo Fiat Estrada, perseguiram a vítima que tentou se esconder em uma residência, próximo a sua casa, porém, os criminosos conseguiram alcançar a vítima, efetuando vários disparos de arma de fogo. O homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios da Polícia Civil da 14° Delegacia Seccional de Monteiro.

A prefeita do município de Monteiro, no Cariri paraibano, Anna Lorena, emitiu na manhã desta segunda-feira, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, uma mensagem para as mulheres monteirenses.

A gestora falou sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres e suas opções de decisão, assim como citou a rede de cuidados com as mulheres e sobre a importância da rede de cuidado às mesmas.

Confira na íntegra:

Hoje é um dia especial, dia em que somos lembradas pelas nossas conquistas. Hoje podemos ser mulheres que são mães, profissionais, do lar, enfim, somos o que quisermos pelo nosso poder de escolha.

Hoje comemoramos por estar cada vez mais presentes em todas as esferas. Mas, hoje vamos também parar para pensar nas mulheres que se sentem sozinhas para apoiá-las, para pensar nas mulheres que sofrem para ampará-las.

É pensando nessas mulheres que nossa administração tem trabalhado. Para apoiá-las e ampará-las através de políticas públicas, seja através de cursos profissionalizantes que proporcionam às mulheres a prover o sustento, seja através do nosso CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social para que tenham apoio psicológico, social, saindo do estado de vulnerabilidade.

Lutamos para que a cada ano possamos comemorar as conquistas pela soma de mais mulheres empoderadas, empreendedoras, estudantes e acima de tudo, livres para serem o que quiserem!

Monteiro é terra de mulher forte e determinada!

Parabéns a todas as mulheres que fazem parte do nosso quadro de funcionários e a todas as mulheres monteirenses! Parabéns mulheres guerreiras que lutam todos os dias por uma Monteiro cada vez melhor para o nosso povo!!!

Anna Lorena
Prefeita de Monteiro – PB

O prefeito de Ouro Velho, Dr. Augusto Valadares, parabeniza todas as mulheres do município pela passagem do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março.

Para Dr. Augusto, trabalhar ao lado de dezenas de servidoras é uma honra e um aprendizado diário. “As mulheres além de um enorme potencial criativo, são educadas, competentes e extremamente sensíveis a muitas causas que nós, homens, deixamos passar em branco. Em Ouro Velho trabalhamos pela valorização feminina”, declara.

O prefeito lembrou  que  têm  mulheres ocupando cargos de secretárias e tantas outras em posições de destaque dentro da prefeitura. “Essas mulheres só chegaram onde estão devido à eficiência com que sempre desempenharam suas tarefas. Acredito, confio e valorizo a mão de obra feminina”, finalizou Dr. Augusto Valadares.

O Prefeito Municipal de Prata, Genivaldo Tembório, parabenizou todas as mulheres pelo seu dia, comemorado neste dia 08 de março.

Para Genivaldo, a mulher tem um papel fundamental na sociedade: “O papel da mulher hoje é importantíssimo. Elas representam um segmento que se tornou um pilar de nosso país”.

Genivaldo ainda aproveitou para desejar um abençoado dia a todos às mulheres pratenses e de nosso Brasil: “Meus mais sinceros parabéns. Tenho um lindo filho e uma esposa que me dá orgulho. Por isso, desejo que as mulheres sejam muito felizes em seu dia e que seus direitos sejam cada vez mais reconhecidos e respeitados”.

O prefeito de Ouro Velho, Dr. Augusto Valadares, informou em sua rede social que a construção da quadra poliesportiva coberta, estilo ginásio, está em ritmo acelerado. A obra está orçada em 411 mil reais, recursos oriundos do tesouro municipal.

“As obras de construção da Quadra Poliesportiva estão em ritmo acelerado, em breve, mais um espaço esportivo será entregue aos nossos atletas”, comemorou o prefeito.

Dr. Augusto informou ainda que Ouro Velho é um celeiro de obras, inclusive com a construção de outros esportivo esportivos, a exemplo da reforma do estádio municipal, construção de Quadra com Alambrado, e em breve a construção de outro ginásio de esportes, no valor de 535 mil reais.

A Câmara Municipal de Camalaú realizou na noite desta sexta-feira(05), mais uma sessão ordinária marcada pela apresentação de várias proposituras e debates, projetos de lei e pautas voltadas ao desenvolvimento do município de Camalaú.

Sob a presidência do vereador Célio Môco, a sessão contou com a presença de todos os parlamentares camalauenses e de um público limitado, que prestigiou a sessão presencialmente, além dos internautas que puderam acompanhar a sessão pela internet, através da página oficial da Câmara Municipal.

Na sessão, o destaque foi a aprovação por parte dos vereadores do Projeto de Lei Nº 002/2021 que dispõe sobre um Abono Salarial destinado aos professores da Rede Municipal e com recursos do FUNDEB.

Ainda na sessão, o presidente da Casa, o vereador Célio Môco, solicitou ao Executivo o recapeamento em cascalho dos trechos mais críticos da estrada que liga o Distrito de Pindurão ao sítio Salão. O Presidente ainda solicitou a instalação de coletores de lixo (baldes) no Distrito de Pindurão.

Entre outros requerimentos apresentados durante a sessão, foram aprovados ainda os pleitos do vereador Antônio Bezerra da Silva, que solicitou ao Executivo, a compra de um terreno para que seja ampliado as dependências do Cemitério Público Municipal. O Vereador ainda solicitou a aquisição de recursos através do governo Estadual e Federal, para a construção de um canal para que seja ligado a distribuição de água, iniciando próximo ao Posto Santa Rita até a Bueira de Camalaú Velho, como é mais conhecido.

O vereador Eliedson Bezerra em suas proposituras, solicitou ao Executivo, a construção de uma passagem molhada no Riacho entre o Assentamento Novo Mundo e o Sítio Beira Rio. O vereador ainda solicitou que a Prefeitura possa realizar a terraplanagem da estrada que interliga as comunidades Camalaú Velho, Roça Velha 1 e 2, Sítio do Meio até a divisa do município de São João do Tigre.

Já a vereadora Karina Emanoelle solicitou ao Executivo que seja feito uma parceria junto a Funasa, para a construção de cisternas na zona rural do município. A parlamentar ainda solicitou ao Executivo, a acessibilidade nas calçadas das principais ruas de Camalaú, para que possa atender as necessidades de cidadãos com deficiência física.

A vereadora Audenice Chaves solicitou ao Executivo a priorização da aplicação das vacinas contra a Covid-19 para os profissionais da Educação de Camalaú, seja da rede municipal e estadual de ensino.

O Vereador Genildo Nascimento encaminhou expediente ao Executivo, para que possa seja realizado a recuperação do Bebedouro para consumo de água dos animais do Sítio Pinheiro. O parlamentar ainda solicitou a recuperação da Lavanderia Pública do Sítio Pinheiro, afim de atender um pedido dos moradores daquela comunidade.

O vereador Antônio de Freitas solicitou ao Executivo a Iluminação e a recuperação do campo de futebol do Sítio Salgadinho, afim de atender as necessidades dos atletas e desportistas daquela comunidade.

O parlamentar José Giliarde popularmente conhecido por Lilinha, solicitou ao Executivo para que possa encaminhar expediente ao Governo do Estado, para que seja realizado a pavimentação asfáltica das principais ruas da cidade de Camalaú.

INCENTIVO À PRODUÇÃO DE CONFECÇÕES NO MUNICÍPIO

O Presidente da Câmara de Camalaú, Célio Môco, em discurso na tribuna, destacou também a visita que fez ao lado de outros vereadores da base e o deputado Tovar Correia Lima ao polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, com o intuito de trazer benefícios para o município de Camalaú. Célio conclamou ainda aos camalauenses que tiverem alguma máquina de costura em casa e que tenha interesse de trabalhar, que entre em contato com a Câmara Municipal, para que seja feito um levantamento a partir desta segunda feira.

O governador João Azevêdo se reuniu, neste domingo (7), por meio de videoconferência, com representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Campina Grande, ocasião em que foi discutido o aumento de casos de Covid-19 na Paraíba e a necessidade de evitar uma maior propagação da doença.

Na oportunidade, o gestor apresentou o trabalho do Governo da Paraíba para ampliar a oferta de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todas as macrorregiões de Saúde, mas ponderou para a alta taxa de transmissibilidade do vírus. “Mesmo com a abertura de novos leitos, estamos no pico da pandemia e precisamos ter uma clareza da fase diferente e difícil que estamos atravessando. As nossas ações devem levar em consideração o espírito de humanidade, de solidariedade, com respeito aos setores econômicos e com foco na vida. Nós devemos ter a visão de que a Paraíba toda precisa fazer esse enfrentamento, só assim, vamos vencer esse momento”, pontuou.

Ele também falou sobre a importância da imunização da população e da expectativa para a chegada de novas doses das vacinas nos próximos meses. “Se a projeção do Ministério da Saúde se confirmar, poderemos ampliar o público vacinado, seguindo o Plano Nacional de Imunização, mas enquanto a vacina não chega em quantidades suficientes, precisamos manter os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias”, acrescentou.

Na reunião virtual também ficou acertado que os gestores manterão o diálogo para discutir as ações de enfrentamento da pandemia na Paraíba.

Uma alternativa discutida foi o fechamento de serviços não essenciais aos fins de semana, no entanto nada foi definido. A possibilidade de um lockdown neste momento foi descartada.

Dentre as autoridades que participaram da videoconferência estão o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o presidente do TJPB, Saulo Benevides; o presidente do TCE, Fernando Catão; e o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico; além de gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a 20ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba (PNNPB), divulgada nesse sábado (6), 95% (211) dos municípios paraibanos estão em bandeira laranja; 4% (8 municípios) figuram em bandeira vermelha e apenas 4 municípios têm bandeira amarela, representando uma redução de 97% em relação à avaliação anterior, a menor participação desta bandeira desde o início dos ciclos avaliativos do PNNPB.

Com recorde de internação, a Paraíba registrou mais 1.218 casos e 23 óbitos por Covid-19 neste domingo (7). O boletim de hoje da SES aponta que o estado já confirmou 229.194 casos de coronavírus e 4.679 óbitos. A ocupação de leitos de UTI chega a 80% e de enfermaria, 69%.

A expectativa é de que sejam realizadas novas reuniões para definição de medidas efetivas ao combate do novo coronavírus, além da publicação de novos decretos estadual e municipais ainda nesta semana.

Wscom

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) será o novo presidente do MDB da Paraíba. A decisão foi tomada de forma participativa e consensualizada pelas principais lideranças que integram o partido no Estado, a exemplo do ex-Governador Roberto Paulino, do Deputado Estadual Raniery Paulino, dos dez Prefeitos filiados à legenda e demais membros.

Em documento enviado à Executiva Nacional, o MDB-PB lamentou, inicialmente, as circunstâncias que levaram a legenda a fazer o comunicado das mudanças, ocorridas em virtude do falecimento “do nosso grande líder e Presidente Estadual do Partido, Senador e ex-Governador José Targino Maranhão, que atravessou e construiu a história desse Estado tendo como único norte o bem do nosso povo, deixando um legado inigualável de serviços prestados”.

O documento fala que o momento é de reorganização da legenda e que, após diversos diálogos objetivando o compartilhamento democrático das decisões e dos espaços partidários, o ex-Governador Roberto Paulino assume temporariamente a presidência como substituto imediato, até o dia 08 de abril deste ano.

Diante desta realidade e em conformidade com o deliberado pela Executiva Nacional, respeitando a presença de todos e o fortalecimento da legenda, que passou a ter dois senadores na Paraíba, com o retorno do Senador Veneziano Vital do Rêgo ao partido e a assunção da titularidade do mandato pela Senadora Nilda Gondim, emedebista histórica além do reconhecimento da liderança do ex-Governador Roberto Paulino e do Deputado Estadual Raniery Paulino, atual Presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba “com vistoso trabalho” e preservando o legado do Presidente José Targino Maranhão, o MDB-PB decidiu a composição de sua Comissão Provisória, com vigência a partir de 09 de abril de 2021, de forma participativa e consensualizada, com a participação direta ou indireta de todos os líderes que compõem a legenda no Estado.

Veja como ficou a composição:

Presidente: Veneziano Vital do Rêgo

Vice-Presidente: Antônio Roberto de Sousa Paulino

Tesoureiro: José Luís de Sousa

Membro: Ozanilda Gondim Vital do Rêgo

Membro: Roberto Raniery de Aquino Paulino

Membro: Maria Alice Bezerra Cavancanti Maranhão Santana

Membro: Marcos Eron Nogueira

Membro: Benjamin Gomes Maranhão Neto

Membro: Ives Rocha Leitão

A composição evidencia uma representativa participação na Comissão Provisória, após entendimento de todos os emedebistas, com representante dos dez prefeitos da legenda (Marcos Heron, prefeito de Monte Horebe), representante dos vereadores do partido no Estado (vereador Mikika Leitão, de João Pessoa), com a presença do ex-Deputado Federal Benjamin Maranhão, com três mandatos na Câmara Federal, com a presença da filha do ex-Senador José Maranhão (Maria Alice Bezerra Cavancanti Maranhão Santana), numa demonstração de respeito e do desejo que o MDB tem de que o legado de José Maranhão seja continuado no partido, além da participação do ex-Governador Roberto Paulino, do Deputado Estadual Raniery Paulino e de outros segmentos importantes do MDB-PB.

O documento, assinado pelo Vice-Presidente Roberto Paulino e pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo, foi enviado pelo MDB-PB à Executiva Nacional do Partido, que deverá se posicionar em breve sobre as deliberações locais.

Na última sexta-feira (05) a prefeitura de Ouro Velho, através da secretaria de agricultura realizou a entrega de sementes aos agricultores cadastrados no garantia-safra 2020/2021.

“As sementes entregues foram de Milho, Capim Sorgo e Feijão, possibilitando ao agricultor alternativas de plantio,” disse o secretário de agricultura Paulo Jorge.

O prefeito Dr Augusto Valadares (DEM) esteve acompanhando a entrega e revelou que mais de 300 agricultores estão beneficiados.

“Mais de 300 agricultores estão sendo beneficiados através da entrega dessas sementes, e prometo que teremos mais novidades para o homem do campo,” falou.

A entrega das sementes ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura.

O consumidor, afetado pelo preço da gasolina, também está tendo dificuldades para recorrer ao substituto imediato nos veículos com motor flex. Motivado por uma combinação de entressafra e aumento de demanda, o preço do etanol hidratado acumula aumento de 21,1% desde janeiro, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O preço médio do litro do combustível saltou de R$ 3,221 para R$ 3,901, conforme o levantamento semanal da ANP. Apesar de ser mais cara que o etanol, a gasolina comum subiu menos: 14,6% de janeiro a março. O preço médio do litro da gasolina no país passou de R$ 4,622 para R$ 5,299.

No atacado, o aumento é ainda maior. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o etanol acumula alta de 35% nas usinas do Centro-Sul, a principal região produtora do país.

Dependendo do modelo do veículo, o etanol torna-se vantajoso quando custa até ou menos que 75% do valor da gasolina. Segundo o levantamento da ANP, somente seis estados atingiram essa proporção na primeira semana de março: Goiás (68,9%), Mato Grosso (69,3%), Minas Gerais (72,8%), Amazonas (74,4%), Mato Grosso do Sul (74,7%) e Sergipe (74,9%).

Em alguns estados, o preço do etanol quase se iguala ao da gasolina. As maiores proporções foram registradas no Amapá (93,9%), Rio Grande do Sul (91%), em Santa Catarina (85,9%) e no Pará (83%).

Demanda e oferta

Mesmo com o etanol sendo desvantajoso na maioria dos estados, a demanda pelo substituto da gasolina está aumentando. De acordo com a edição mais recente do Boletim de Monitoramento Covid-19, do Ministério de Minas e Energia, o consumo de gasolina em 2021, até 23 de fevereiro, tinha caído 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o consumo de etanol hidratado subiu 6,1% na mesma comparação.

À demanda maior do etanol, somam-se fatores ligados à safra de cana-de-açúcar. A tradicional entressafra, no início do ano, encarece o etanol no primeiro quadrimestre. Neste ano, porém, a oferta continuará baixa por mais tempo.

Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), a safra deste ano deve atrasar por causa da estiagem no segundo semestre do ano passado no Centro-Sul. Com menos chuva na primavera, as plantações de cana estão levando mais tempo para se desenvolver, fazendo parte das usinas adiar a colheita que costuma ocorrer no início de abril.

Durante a entressafra, a produção de etanol de milho costuma substituir o combustível proveniente da cana-de-açúcar. O ritmo, no entanto, é insuficiente para repor a oferta. Até a metade de fevereiro, conforme o levantamento mais recente da Única, a produção de etanol acumulava 29,68 bilhões de litros, queda de 8,54% sobre os 32,45 bilhões de litros obtidos no mesmo período na safra 2019/2020.

A Justiça determinou a soltura da mulher natural da cidade de Sumé, que foi presa com seu namorado nesta sexta-feira (05), acusada de tráfico de drogas. Ela e seu companheiro estavam com mais de 20 quilos de maconha no porta-malas do carro quando foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Sertânia-PE.

De acordo com os advogados Dr. Pablo Forlan e Dr. Diógenes Sales, responsáveis pela defesa da acusada, a liberdade aconteceu após audiência de custódia realizada em Arcoverde-PE. “Confiamos na inocência de nossa constituinte e provaremos na instrução criminal sua inocência”, disse o advogado Pablo Forlan em entrevista ao Cariri Ligado.

A acusada, no momento da prisão, disse que não sabia o que era transportado no carro, mas o motorista admitiu que havia pego a maconha no Sertão do Estado de Pernambuco e iria realizar a entrega em Garanhuns-PE.

Mais Lidas do dia