Um capotamento por pouco não terminou em tragédia na noite deste domingo (20) na PB-214, que liga os municípios de Sumé e Congo, no Cariri paraibano.

Conforme informações, o condutor do veículo perdeu o controle da direção em uma curva próximo ao Sítio Conceição, vindo a capotar o carro. Ainda de acordo com as informações, todos os ocupantes do veículo saíram sem ferimentos.

Uma força-tarefa segue em busca pelo criminoso Lázaro Barbosa entram nesta segunda-feira (21). A operação entra pelo 13º dia, envolvendo mais de 200 policiais. Ontem, no final da tarde, uma pista mobilizou grande parte do efetivo.

Lázaro Barbosa é suspeito de matar uma família em Ceilândia, no Distrito Federal. A força-tarefa segue com várias barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. Na base de comando, no distrito de Girassol, equipes das forças especializadas de segurança e cães farejadores, entre eles a cadela que atuou em Brumadinho, estão reunidos. Outros policiais seguem no mato em buscando fugitivo.

Quem passa pela BR-070 é abordado pela polícia, seja durante o dia ou madrugada. Eles fiscalizam dentro do carro e porta-malas. Até sexta-feira (18), a força-tarefa tinha 270 agentes. No sábado (19), pelo primeiro dia, a Secretaria de Segurança Pública não fez uma coletiva para passar informações sobre as buscas pelo fugitivo e um balanço da operação.

Em nota, a SSP disse que as buscas ainda estão em andamento e que as equipes “estão cada dia mais conhecedoras das peculiaridades da área de atuação e do perfil de ação de Lázaro”.

O governador João Azevêdo (Cidadania) foi às redes sociais desmentir fake news difundidas em redes sociais sobre o suposto fechamento de estradas na Paraíba durante o feriado de São João. Tal medida não será utilizada, disse João.

“É falsa a informação de que vamos fechar as estradas durante o São João. Isso não foi feito em nenhum momento da pandemia e não será feito agora. Já a divulgação de fakenews tem sido uma prática recorrente daqueles que não contribuem com o combate à pandemia”, declarou.

Ele ainda declarou que a propagação da notícia falsa tem o objetivo apenas de provocar pânico: “Querem apenas provocar pânico e confundir a população. Por causa desse tipo de atitude que o país, infelizmente, chegou ao ponto que chegou. Diferente deles, nosso compromisso é com o povo e com as vidas”.

O cantor e compositor João Gonçalves natural de Campina Grande, de 85 anos, nos deixa faltando três dias para o São João. João sofreu um infarto na madrugada desta segunda feira (21/06).

Um de seus sucessos do candor nascido 29 de maio de 1936, em foi Severina Xique-Xique, gravado na voz de Genival Lacerda e lançado em 1985. Outros artistas também já gravaram algumas de suas músicas, dentre eles estão Dominguinhos e Elba Ramalho, entre outros.

Dois menores foram apreendidos na noite deste sábado (19), próximo à cidade de Santo André, no Cariri paraibano. Inicialmente, quatro suspeitos realizaram uma perseguição a uma mulher de Gurjão e apontando-lhe uma arma, que seria um simulacro, roubaram sua moto e seu celular.

Eles fugiram pela estrada de terra que dá acesso a Santo André e já chegando na cidade, roubaram mais uma moto e celular. A vítima se direcionou rapidamente à Delegacia de Santo André e informou do assalto e os policiais iniciaram uma perseguição aos meliantes.

Na estrada que dá acesso à Juazeirinho, dois suspeitos foram pegos e outros dois fugiram pelo matagal, abandonando as motos e celulares roubados.

Os suspeitos pegos eram menores de idade e a polícia acionou o Conselho Tutelar.

Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste domingo (20), 2.178 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 55 (2,5%) são casos de pacientes hospitalizados e 2.123 (97,5%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 375.950 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.017.639 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 33 novos óbitos desde a última atualização, sendo 13 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 02 de abril e 20 de junho de 2021, em hospitais públicos e privados. Com isso, o estado totaliza 8.381 mortes. O boletim registra ainda um total de 248.667 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 970 novos casos, o que corresponde a 44,5% dos casos registrados neste sábado. São eles: João Pessoa, com 515 novos casos, totalizando 94.687; Campina Grande, com 282 novos casos, totalizando 34.496; Cajazeiras, com 62 novos casos, totalizando 8.719; Santa Rita, com 56 novos casos, totalizando 8.490; Areia, com 55 novos casos, totalizando 1.376.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 20/06/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este Domingo, 220 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 33 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Areia (2), Barra de Santa Rosa (1),Borborema (1), Campina Grande (6), Guarabira (1), João Pessoa (10), Juripiranga (1), Mari (1), Montadas (1), Monteiro (1), Pilões (1), Queimadas (2), Rio Tinto (1), Sapé (2), Serra Redonda (1) e Triunfo (1).

As vítimas são 23 homens e 10 mulheres, com idades entre 26 e 90 anos. Cardiopatia e diabetes foram as comorbidades mais frequentes e 13 não tinham comorbidade.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 67%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 61%. Em Campina Grande estão ocupados 75% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 68 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 861 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.627.692 doses. Até o momento, 1.136.819 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 490.873 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.942.648 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus.

Yago Soares dos Santos, 29 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (19), em Boqueirão. De acordo informações repassadas pela delegada seccional de Queimadas, Dra. Mayara Roberta, a vítima estava em um surto psicótico desde do último dia 15 de junho e foi morto após ter sua residência invadida.

Ele foi morto a tiros dentro de casa com um disparo de arma de fogo na têmpora. Não se sabe quem foi o responsável pelos disparos.

A vítima já havia sido preso, por tentativa de estupro e era viciado em maconha.

Com Bruno Lira

A Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro informa que nesta Sábado, 19, tivemos mais 45 novos casos, CONFIRMADOS para COVID-19.

Sendo 26 (vinte e seis) sexo feminino e 19 (dezenove) sexo masculino. Foram orientados a realizar o isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância em Saúde e Unidades Básicas de Saúde do Município.

No Hospital Regioanl Santa Filomena, estão internos no dia de hoje:
01 pacientes na enfermaria para sintomáticos respiratórios
09 pacientes na enfermaria para COVID 19
02 pacientes na UTI

Foi registrado mais um óbito por COVID-19, 01 (uma) pacitente 58 anos, sexo feminino, sem comorbidade, paciente estava interna no Hospital Regional Santa Filomena.

Obs: paciente foi a óbito no dia 06-06-2021, estávamos no aguardo do resultado de SWAB.

Foram transferidos 01 (um) paciente 48 anos, sexo masculino, Diabético, para Hospital Pedro I, acompanhado pela equipe da UPA e 01 (uma) pacientes 18 anos, sexo feminino, sem comorbidade, para Hospital de Clínicas, acompanhada pela equipe do SAMU, todos em Campina Grande.

Totalizamos até esta data 12 (doze) pacientes internos, sendo 02 (dois) pacientes no Hospital de Clínicas, 05 (cinco) pacientes do Hospital Pedro I, 01 (um) paciente no Hospital Santa Clara e 02 (dois) pacientes no Hospital de Trauma, todos em Campina Grande, 01 (um) pacientes no Hospital da Unimed, 01 (um) paciente no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.

Atestamos que nesta data foram registrados mais 03 (três) novos casos recuperados, totalizando 3857 casos recuperados da COVID-19.

Reforçamos a importância de toda população seguir as orientações do distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos com álcool 70% e demais medidas apresentadas pela Secretaria de Saúde.

O prefeito do município de Boa Vista, André Gomes, e sua esposa, a vereadora Carol Gomes, testaram positivo para Covid-19 nesta sexta-feira (18).

O prefeito André fez o teste após a sua esposa, Carol Gomes (PROS), que é vereadora na cidade de Campina Grande, também testar positivo. Ambos realizaram o mesmo exameAG Swab que detecta anticorpos por imunocromatografia.

Nas redes sociais, o gestor tranquilizou á população de Boa Vista. “Graças a Deus, estamos bem. Tenho seguido as recomendações médicas, fazendo uso dos medicamentos receitados e em isolamento total com Carol”, ressaltou André.

Já a vereadora Carol Gomes em publicação nas redes sociais destacou que no momento apresenta sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. “Se Deus quiser irei vencer mais esse desafio, com todos os cuidados necessários e protegendo a todos. Tomem cuidado, sigam as recomendações dos órgãos de saúde e as medidas de proteção, só assim venceremos esse vírus”, disse Carol.

André afirma que tanto ele quanto a esposa, irão em pouco tempo retornar as suas atividades normais.

Enquanto isso, o gestor seguirá trabalhando de forma remota e mantendo as ações realizadas pela Prefeitura de Boa Vista, com apoio de sua equipe administrativa.

O gestor boavistense pede à todos para seguirem se protegendo e protegendo seus familiares, usando máscara e mantendo o distanciamento social, evitando aglomeração e tendo mais empatia com toda essa situação. Sua esperança é que toda população seja vacinada e fique protegida desse vírus e dessa aflição que atormenta o mundo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (19), 2.639 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 129 (5%) são casos de pacientes hospitalizados e 2.510 (95%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 373.772 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.013.365 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 32 novos óbitos desde a última atualização, sendo 21 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 07 e 19 de junho de 2021, um em hospital privado e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 8.348 mortes. O boletim registra ainda um total de 248.304 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 971 novos casos, o que corresponde a 36,8% dos casos registrados neste sábado. São eles: João Pessoa, com 423 novos casos, totalizando 94.172; Campina Grande, com 321 novos casos, totalizando 34.214; Monteiro, com 90 novos casos, totalizando 3.806; Cajazeiras, com 72 novos casos, totalizando 8.657; Guarabira, com 65 novos casos, totalizando 9.005.

Óbitos

Até este sábado, 220 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 32 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoa Grande (1), Bananeiras (1),Belém (1); Boqueirão (1); Caaporã (1), Campina Grande (2), Guarabira (3), Itabaiana (1), João Pessoa (8), Malta (1), Marizópolis (1), Patos (2), Paulista (1), Pombal (1), Queimadas (1), Santa Helena (1), Santa Rita (1), São Bento (1), São Sebastião de Lagoa de Roça (1), Sapé (1) e Solânea (1).

As vítimas são 19 homens e 13 mulheres, com idades entre 29 e 91 anos. Diabetes foi a comorbidade mais frequente e 11 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 68%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 61%. Em Campina Grande estão ocupados 78% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 67 pacientes foram internados nas ultimas 24h. Ao todo, 861 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.611.917 doses. Até o momento, 1.125.320 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 486.597 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.942.648 doses de vacina aos municípios.

O Brasil atingiu neste sábado (19) a triste marca de 500 mil mortos pela Covid-19. O país é o segundo do mundo a ter meio milhão de mortes provocadas pela doença. O primeiro país é registrar esse total de mortes foi os Estados Unidos.

No início da tarde deste sábado (19), o total de mortos chegou a 500.022, e o de casos confirmados a 17.822.659, segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia no Brasil.

Na Paraíba, até ontem, 8.316 pessoas tinham morrido em decorrência de complicações provocadas pela doença. Foram 47 novas mortes confirmadas no período de 24 horas.

O último boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde informou o registro de 32 mortes desde a última atualização e 2.639 casos confirmados da doença.

Manifestantes protestaram contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (19), na cidade de Monteiro, no Cariri.  O grupo saiu do portal de entrada da cidade e percorreu algumas ruas da cidade.

Os protestantes justificaram que fizeram a ação por meio de carreata, em respeito ao decreto, que proíbe aglomerações.

Veja o vídeo:

Blog do Bruno Lira

Vídeo: Edvaldo Reis

Por volta das 12h15min desta sexta-feira (19), durante a Operação NARCOS, policiais militares do 11º BPM com apoio da Força Regional efetuaram a prisão de um traficante de drogas na PB 214 nas imediações do município do Congo-PB.

Durante abordagem a um transporte coletivo, foi encontrado com um homem entorpecentes acondicionados para venda, cerca de 61 porções de Substância análoga à Maconha e 08 porções de Substância análoga à Crack.

O acusado informou ter recebido o material para entregar na cidade de Ouro Velho-PB a um terceiro de identificação incerta. O acusado e o material apreendido foram encaminhamos a delegacia de polícia para realização dos procedimentos cabíveis.

A previsão do tempo divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB) para este sábado (19) é de tempo chuvoso na região do Litoral do estado. Nas demais regiões, o tempo terá nebulosidade variável e ocorrência de chuvas isoladas.

Segundo a Agência, ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico em direção a costa paraibana, contribuem para a formação de nebulosidade do tipo baixa, favorecendo a ocorrência de chuvas no setor leste.

A temperatura mínima prevista é de 18ºC, nas regiões do Brejo, Agreste e Cariri/Curimataú, enquanto a máxima pode chegar a 33ºC no Sertão.

No domingo (20), a previsão para João Pessoa é de tempo nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima será de 22ºC e a máxima, 29ºC.

Já em Campina Grande, o tempo será de sol com algumas nuvens, com possibilidade de chuvas rápidas durante o dia e à noite. As temperaturas oscilam entre 19ºC (mínima) e 26ºC (máxima).

Mais Lidas do dia