Em julgamento nesta quinta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma ⁰da Corte no sentido de declarar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos movidos contra o ex-presidente Lula na Lava Jato.

O julgamento foi suspenso em razão de pedido de vista (mais tempo para analisar o processo) de Marco Aurélio Mello. Será retomado na próxima quarta-feira (28).

 No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma (Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber) e dois pela revogação (Edson Fachin e Luís Roberto Barroso). Faltam os votos de Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

A decisão do plenário vale somente para o caso de Lula. Advogados de outros condenados pelo ex-juiz poderão, eventualmente, tentar derrubar as condenações dos clientes, mas terão de provar, nos casos específicos, que Moro agiu com parcialidade.

A Prefeitura de Monteiro através da Secretaria de Infraestrutura, tem realizado uma série de ações de limpeza completa, roço de mato e revitalização de prédios que fazem parte da própria estrutura municipal.

O objetivo é oferecer ambientes mais seguros e confortáveis para os usuários dos serviços públicos municipais, além de manter a cidade limpa e organizada. Recentemente foram realizadas as limpezas completas nos prédios onde funcionam o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, e também no prédio do SAMU Regional 192, ambos localizados ao lado do Hospital Regional Santa Filomena.

Foram feitos serviços de varrição, jardinagem, roço de mato e reparos estruturais como por exemplo na iluminação.

“São prédios que contam com um fluxo de pessoas diariamente em busca de atendimento e também por se tratar de uma rua movimentada. Então buscamos deixar o ambiente agradável para o atendimento no período diurno, e seguro no período noturno para os profissionais que ali prestam serviço”, disse o secretário de infraestrutura, Túlio Conrado.

“Desta  forma também damos o exemplo, mantendo a limpeza e organização dos prédios que são parte do patrimônio municipal, consequentemente pertencentes à própria população”, completou o secretário.

Túlio Conrado afirmou ainda, que serviço semelhante está sendo realizado no Complexo de prédios onde funcionam a Unidade Básica de Saúde 01, a Creche Dr. Fernando Bezerra Paraguay e o antigo local onde funcionava o Sopão Comunitário na Vila Santa Maria, além da Academia da Saúde daquele bairro que também recebe uma atenção constante.

Uma delegada e um escrivão da Polícia Civil da Paraíba foram presos nesta quinta-feira (22) acusados da prática do crime de concussão, que consiste na exigência de vantagens indevidas pelo agente público. Conforme informações, a delegada alvo do mandado de prisão foi Maria Solidade de Sousa. Segundo a investigação, a delegada estava tentando extorquir um agente da Polícia Rodoviária Federal.

Maria Solidade foi alvo de um mandado de prisão preventiva.

Durante a deflagração da operação, também foi apreendida uma quantia em dinheiro, que ainda não teve o valor total divulgado. De acordo com informações recebidas pelo ClickPB, foram determinados dois mandados de prisão e três de busca e apreensão.

A Operação Cara de Pau foi deflagrada pelo Núcleo de controle da atividade policial ( NCAP), em conjunção de esforços com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público da Paraíba.

No ano de 2016, a mesma delegada já havia sido alvo de investigações. Naquela época, Maria Solidade de Sousa foi acusada de desviar valores provenientes do pagamento de fianças.

Confira nota expedida pelos agentes de investigação:

NOTA 

O Núcleo de controle da atividade policial ( NCAP), em conjunção de esforços com  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO -, do Ministério Público da Paraíba, desencadeou no dia de hoje a operação Cara de Pau, com a finalidade de cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, em face de uma delegada de polícia civil do Estado da Paraíba e seu escrivão, pela prática de concussão.

Com ClickPB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas em 135 cidades paraibanas. Dessas cidades, 16 estão em alerta laranja com perigo de chuvas intensas. As outras cidades estão em alerta amarelo, com perigo potencial de chuvas intensas.

Os alertas passaram a valer a partir das 11h desta quinta-feira (22) e tem validade até as 11h desta sexta-feira (23).

Para as cidades em alerta amarelo, é previsto chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. Há Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para os municípios em bandeira laranja, é previsto Chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar utilizar celular no ligado à tomada.

Cidades em alerta laranja de chuvas intensas

Bonito De Santa Fé

Cachoeira Dos Índios

Cajazeiras

Conceição

Curral Velho

Diamante

Ibiara

Manaíra

Monte Horebe

Princesa Isabel

Santa Inês

Santana De Mangueira

Serra Grande

São José De Caiana

São José De Piranhas

São José De Princesa

Cidades em alerta amarelo de chuvas intensas

Água Branca

Aguiar

Alcantil

Algodão De Jandaíra

Amparo

Aparecida

Areia De Baraúnas

Assunção

Baraúna

Barra De Santa Rosa

Barra De São Miguel

Belém Do Brejo Do Cruz

Bernardino Batista

Boa Ventura

Boa Vista

Bom Jesus

Bom Sucesso

Bonito De Santa Fé

Boqueirão

Brejo Do Cruz

Brejo Dos Santos

Cabaceiras

Cachoeira Dos Índios

Cacimba De Areia

Cacimbas

Cajazeiras

Cajazeirinhas

Camalaú

Caraúbas

Carrapateira

Catingueira

Catolé Do Rocha

Conceição

Condado

Congo

Coremas

Coxixola

Cubati

Cuité

Curral Velho

Damião

Desterro

Diamante

Emas

Frei Martinho

Gurjão

Ibiara

Igaracy

Imaculada

Itaporanga

Jericó

Joca Claudino

Juazeirinho

Junco Do Seridó

Juru

Lagoa

Lastro

Livramento

Malta

Manaíra

Marizópolis

Mato Grosso

Maturéia

Monte Horebe

Monteiro

Mãe D’Água

Nazarezinho

Nova Floresta

Nova Olinda

Nova Palmeira

Olho D’Água

Olivedos

Ouro Velho

Parari

Passagem

Patos

Paulista

Pedra Branca

Pedra Lavrada

Piancó

Picuí

Pocinhos

Pombal

Poço Dantas

Poço De José De Moura

Prata

Princesa Isabel

Quixabá

Riacho De Santo Antônio

Riacho Dos Cavalos

Salgadinho

Santa Cruz

Santa Helena

Santa Inês

Santa Luzia

Santa Teresinha

Santana De Mangueira

Santana Dos Garrotes

Santo André

Serra Branca

Serra Grande

Soledade

Sossêgo

Sousa

Sumé

São Bentinho

São Bento

São Domingos

São Domingos Do Cariri

São Francisco

São José Da Lagoa Tapada

São José De Caiana

São José De Espinharas

São José De Piranhas

São José De Princesa

São José Do Bonfim

São José Do Brejo Do Cruz

São José Do Sabugi

São José Dos Cordeiros

São João Do Cariri

São João Do Rio Do Peixe

São João Do Tigre

São Mamede

São Sebastião Do Umbuzeiro

São Vicente Do Seridó

Taperoá

Tavares

Teixeira

Tenório

Triunfo

Uiraúna

Vieirópolis

Vista Serrana

Várzea

Zabelê

Em período de inverno uma das maiores necessidades da população da zona rural, se torna a manutenção das estradas vicinais. De acordo com o secretário de agricultura e meio ambiente de Monteiro, Chôva, estes serviços têm que ser executados de forma gradual, pois na maioria das vezes o local onde há o transtorno sofre o efeito das chuvas repetidas vezes.

Diante deste fato, a equipe da Secretaria de Agricultura tem feito um trabalho incessante e tem buscado amenizar os problemas nos pontos mais críticos,
“Pedimos a compreensão de alguns moradores. Existem pontos prioritários, e em outros pontos é necessário realmente aguardar as chuvas cessarem para que o serviço seja feito. Não adianta realizar um conserto agora, sabendo que amanhã o mesmo trecho será danificado. Buscamos trabalhar com um cronograma organizado”, explicou o secretário.

Nesta quarta-feira, 21, foram realizados reparos no percurso que fica na altura da entrada da comunidade do sítio Tingui que estava bastante danificado.
“Pedimos mais uma vez a compreensão, pois é humanamente impossível consertar todas as estradas, com as chuvas caindo repetidamente, e indicamos mais uma vez que os apelos sejam encaminhados à secretaria. Utilizar vídeos em grupos de whatsapp e redes sociais, não colabora com os serviços que temos a intenção de oferecer”, complementou o secretário Chôva

O blog foi informado que a deputada federal Edna Henrique talvez não tente a reeleição à Câmara Federal. Além de ter um mandato extremamente apagado, sem ter feito um único discurso na tribuna, a morte do saudoso João Henrique – o articulador político da família – tem causado baixas consideráveis na base eleitoral.

O mais provável é que Edna tente mesmo uma vaga na ALPB, onde a vitória é quase certa. A imagem abaixo confirma que em mais de dois anos de mandato, a tucana jamais fez um discurso na tribuna da Câmara:

Em contato com o blog, o filho da deputada, Michel Henrique, negou a informação e disse que a mãe tentará a reeleição na Câmara Federal.

Com Blog Politika.com.br

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, por videoconferência, nesta quarta-feira (21), rejeitou as contas de 2018 do município de Cabedelo, sob a responsabilidade dos prefeitos Wellington Viana França (01/01 a 03/04/2018) e Vitor Hugo Peixoto Castelliano (04/04 a 31/12/2018), com imputações de débitos aos gestores no montante de R$ 382 mil e R$ 48 mil, respectivamente, face as irregularidades apontadas pela Auditoria (proc. 06304/19). Houve defesa oral e ainda cabem recursos.

De acordo com a decisão da Corte, seguindo o voto do relator, conselheiro Antônio Cláudio Silva Santos, motivaram a reprovação das contas despesas irregulares no pagamento de servidores considerados “fantasmas”, em relação às contas de Wellington Viana, conforme informações do Ministério Público comum, por meio do Gaeco – Operação Xeque-Mate, bem como o excesso no pagamento de serviços de pavimentação, referentes a estudos geotécnicos na gestão de Vitor Hugo.

A Corte emitiu pareceres pela aprovação das contas municipais de São José do Sabugi, Mataraca, Assunção, Lastro, São José de Caiana, Poço de José de Moura, São Sebastião da Lagoa de Roça e Borborema, referentes a 2019. De 2016 as de Mamanguape, sendo reprovadas as do Fundo Municipal deste último, tendo em vista o não recolhimento das obrigações da Previdência. Foram julgadas regulares com ressalvas as contas do Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba relativa ao exercício de 2016.

Recursos – o Pleno ainda deu provimento ao recurso de reconsideração (proc.03985/16), interposto pelo ex-prefeito municipal de Campina Grande, Romero Rodrigues, para modificar a posição contrária da Corte e decidir pela emissão de parecer favorável às contas de 2015, após constatar, com base nos documentos apresentados pela defesa, a regularidade na aplicação dos recursos mínimos em educação.

 Desprovido foi o recurso impetrado pela gestora da ESPEP – Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, Luciene Alves Coutinho, contra decisão consubstanciada no acórdão AC2-TC 00224/20, referente a imputação de débito. Quanto ao recurso manuseado pelo ex-Prefeito Municipal de Amparo, Inácio Luiz Nóbrega da Silva, contra aplicação de multa, em face do Acórdão APL-TC-00314/20, a Corte decidiu conhecer e negar provimento.

 O colegiado respondeu consulta formulada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, a respeito da taxa de inscrição em concurso público. O consulente levanta dúvidas sobre a natureza, contabilização e direcionamento dos pagamentos (proc. 02080/21). O Pleno decidiu, com base em parecer da consultoria jurídica do TC e relatório da Auditoria. O ingresso de pagamentos de processo seletivo passa a ser receitas públicas, não são tributárias, e o destino deverá ser para quem promove o concurso.

Quanto à Consulta formulada pela Prefeitura de São José de Princesa, acerca da possibilidade de realizar um único procedimento licitatório para a Prefeitura e o Fundo de Saúde, considerando o somatório dos objetos comuns e celebração de contratos distintos a resposta da Corte foi negativa. (proc. 05999/21). Foi indicado o Parecer Normativo 04/2015 e Processo nº 6466/14.

O Tribunal de Contas do Estado realizou sua 2303ª sessão ordinária por videoconferência para apreciar uma pauta com 19 processos. Presentes para a formação do quórum estiveram os conselheiros Fernando Catão (presidente), Arnóbio Alves Viana, Nominando Diniz e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os substitutos Oscar Mamede Santiago Melo e Antônio Cláudio Silva Santos. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador geral, Manoel Antônio dos Santos.

Graças ao empenho da prefeita Anna Lorena, veio a confirmação esta semana da coordenação do programa Garantia Safra na Paraíba que Monteiro consta na listagem dos municípios que terão direito a receber as parcelas do programa neste ano de 2021.

As cidades que serão contempladas são: Alcantil, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caturité, Monteiro, Prata, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá e Zabelê.

Além destas parcelas relativas ao programa de 2019/2020, a prefeita de Monteiro assinou no dia 12 de janeiro, o Termo de Adesão que faz com que o município possa participar do Garantia Safra 2020/2021.

A assinatura do termo sempre dentro do prazo estipulado representa o compromisso da Gestão com o agricultor monteirense.

Além disso, na primeira gestão da prefeita Anna Lorena o número de agricultores alcançados pelo programa social aumentou consideravelmente. Em 2020 foram 1.107 agricultores cadastrados no programa.

O Garantia-Safra tem o objetivo de garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perda de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
Ao todo, 76 municípios tiveram perda decretada.

Segundo o coordenador do programa, Alessandro Silva, as perdas são decretadas a partir de laudos enviados por órgãos como a Empaer, INMET, IBGE e outros e o pagamento da contrapartida municipal é sim, fator fundamental para que seja facilitada a análise e posterior contemplação do município.

Um projeto audacioso e fruto de compromisso de campanha do prefeito Felício Queiroz junto à população de São José dos Cordeiros. Assim é o novo projeto lançado pela Prefeitura Municipal, que pretende, nos quatro anos da atual gestão, perfurar cerca de 100 poços em todo o município.

A ideia partiu do prefeito Felício Queiroz, que logo no início de seu governo, reservou recursos próprios e determinou a locação de 12 poços a serem perfurados na zona rural de São José do Cordeiros.

Até o momento, quatro já foram perfurados e segundo o gestor, após a conclusão desta primeira etapa, a Prefeitura de São José dos Cordeiros pretende perfurar e instalar 3 a 4 poços mensalmente até o fim da gestão.

“Em nossas conversas junto à população ainda na campanha eleitoral, pude sentir o apelo da população por este benefício. Coloquei no nosso plano de governo e já no primeiro mês de gestão planejei a forma de executar este compromisso. Ao final de nosso governo, não tenho dúvida de que nossa cidade estará em outro patamar no acesso à água em todo o território municipal”, pontuou Felício.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (21), 1.108 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 12 (1,08%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.096 (98,91%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 283.147 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 806.847 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 29 novos óbitos desde a última atualização, sendo 17 nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 06 e 21 de abril de 2021, sendo 04 deles em hospitais privados, 02 em residências e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 6.549 mortes. O boletim registra ainda um total de 195.115 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 524 novos casos, o que corresponde a 47,29% dos casos registrados nesta quarta. São eles: João Pessoa, com 240 novos casos, totalizando 76.740; Campina Grande, com 162 novos casos, totalizando 25.955; Alagoa Grande, com 57 novos casos, totalizando 2.491; Cajazeiras, com 37 novos casos, totalizando 6.286; Cabedelo, com 28 novos casos, totalizando 7.139.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 21/04/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta quarta, 215 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 29 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Bananeiras (1), Bayeux (2), Cajazeiras (1), Campina Grande (4), Diamante (1), Esperança (2), Itabaiana (1), João Pessoa (10), Monteiro (1), Pedras de Fogo (1), Pilar (1), Santa Rita (2), Serraria (1) e Solânea (1).

As vítimas são 17 homens e 12 mulheres, com idades entre 16 e 86 anos. Diabetes e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e 07 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 61%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 64%. Em Campina Grande estão ocupados 65% dos leitos de UTI adulto e no sertão 53% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 53 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 702 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Em 30 dias, a redução na ocupação de leitos de UTI adulto foi de 25,8%: saiu de 86% para 64% de ocupação entre 21 de março e 21 de abril.

Cobertura Vacinal

O sistema do painel de aplicação de doses do Ministério da Saúde está passando por uma manutenção e, por isso, não é possível atualizar os dados de doses aplicadas na Paraíba nesta quarta-feira.

Até o momento, foi registrado no SI-PNI a aplicação de 789.047 doses, sendo 585.154 pessoas vacinadas com a primeira dose e 203.893 com a segunda dose da vacina. Um total de 1.029.630 doses já foram distribuídas.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavi…

Sem feriado nem dia santo. Este é o lema de trabalho imprimido pelas equipes da secretaria de agricultura de Monteiro, por determinação da Prefeita Anna Lorena.

Esta semana está sendo intensa em relação a variados atendimentos na zona rural. De acordo com o secretário titular da pasta, Chôva, os serviços vêm ocorrendo de forma ininterrupta e sempre que possível, os pedidos endereçados à secretaria são atendidos com o máximo de brevidade possível.

Os atendimentos iniciais foram de corte de terra, no projeto de revitalização da cultura do algodão, no Assentamento dos Dez. No mesmo local foram realizados reparos em cataventos. Já a pá mecânica e a Caçamba atenderam solicitações na comunidade de Serrote de Cima.

Os abastecimentos de água foram realizados através de carro pipa no Alto do Açude e nas obras do condomínio Cidade Madura, ambos na zona urbana. A Patrol Caterpillar que foi recentemente consertada, realizou reparos na estrada entre o Tingui e o Olho D’Água do Silva.

E as equipes de eletricistas atenderam demandas nas comunidades de Bom Jesus, Poço de Baixo, Cacimbinha e nas Cupiras.

“Este é o nosso ritmo de trabalho. Sabemos que estamos atualmente com três veículos em manutenção, mas nosso maquinário e nossos trabalhadores não estão deixando a qualidade do serviço diminuir. Faça chuva ou faça sol, feriado ou Dia Santo, estamos sempre a disposição da população, afirmou o secretário Chôva.

O calendário de entrega de atividades escolares das escolas da rede municipal de ensino de Zabelê foi divulgado.

As Escolas EMEI JOSÉ HENRIQUE NETO e EMEIEF MARIA BEZERRA DA SILVA, estarão entregando as atividades nos seguintes horários:

22 de abril das 08h00 às 10h00 – Entrega de Atividades aos Pais dos Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.⠀

22 de abril das 13h30 às 15h30 – Entrega de Atividades aos Pais dos alunos do Ensino Fundamental II e EJA⠀

Para os alunos da zona rural, a Prefeitura divulgou o seguinte calendário:⠀

22 de abril, saída às 07h00 – Sítios Logradouro, Sussuarana, Divisão, Serra do Fogo, Capoeiras, Zabelezinho e Tanques.⠀

Saída às 11h00 – Sítios Papagaio, Santa Clara, Santana, Tanques I, Macaxeira, Barra Verde e Camaleão⠀

A gestão municipal pede aos senhores pais ou responsáveis que estejam atentos aos pontos e horários de entregas das atividades.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 114 cidades da Paraíba, válido das 10h45 desta quarta-feira (21) até as 11h da quinta-feira (22).

Pode ocorrer chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h nas cidades listadas. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Cidades em alerta de chuvas intensas

Água Branca

Aguiar

Amparo

Aparecida

Areia De Baraúnas

Assunção

Barra De São Miguel

Belém Do Brejo Do Cruz

Bernardino Batista

Boa Ventura

Bom Jesus

Bom Sucesso

Bonito De Santa Fé

Brejo Do Cruz

Brejo Dos Santos

Cabaceiras

Cachoeira Dos Índios

Cacimba De Areia

Cacimbas

Cajazeiras

Cajazeirinhas

Camalaú

Caraúbas

Carrapateira

Catingueira

Catolé Do Rocha

Conceição

Condado

Congo

Coremas

Coxixola

Curral Velho

Desterro

Diamante

Emas

Gurjão

Ibiara

Igaracy

Imaculada

Itaporanga

Jericó

Joca Claudino

Juazeirinho

Junco Do Seridó

Juru

Lagoa

Lastro

Livramento

Malta

Manaíra

Marizópolis

Mato Grosso

Maturéia

Monte Horebe

Monteiro

Mãe D’Água

Nazarezinho

Nova Olinda

Olho D’Água

Ouro Velho

Parari

Passagem

Patos

Paulista

Pedra Branca

Piancó

Pombal

Poço Dantas

Poço De José De Moura

Prata

Princesa Isabel

Quixabá

Riacho Dos Cavalos

Salgadinho

Santa Cruz

Santa Helena

Santa Inês

Santa Luzia

Santa Teresinha

Santana De Mangueira

Santana Dos Garrotes

Santo André

Serra Branca

Serra Grande

Sousa

Sumé

São Bentinho

São Bento

São Domingos

São Domingos Do Cariri

São Francisco

São José Da Lagoa Tapada

São José De Caiana

São José De Espinharas

São José De Piranhas

São José De Princesa

São José Do Bonfim

São José Do Brejo Do Cruz

São José Do Sabugi

São José Dos Cordeiros

São João Do Cariri

São João Do Rio Do Peixe

São João Do Tigre

São Mamede

São Sebastião Do Umbuzeiro

Taperoá

Tavares

Teixeira

Triunfo

Uiraúna

Vieirópolis

Vista Serrana

Várzea

Zabelê

No último dia 04 de março, a prefeita do município de Monteiro, Anna Lorena, lançou a Rede de Mulheres Influenciadoras e Empreendedoras do Cariri com o principal objetivo de estimular as lideranças femininas.

“Vamos estimulá-las para que desenvolvam em seu território projetos sociais que tragam impacto na vida dessa população. Ainda temos a ideia de conectar mulheres de diversas classes sociais para que juntas, possamos aprender, contribuir e ensinar umas as outras.”, disse a prefeita e coordenadora da Rede, Anna Lorena.

Neste sentido, com o intuito de contribuir na qualidade de vida das caririzeiras, neste mês de abril a Rede de Mulheres Empreendedoras e Influenciadoras do Cariri está abordando o tema Saúde Mental da Mulher em Tempos de Pandemia e para tanto, realizará uma live nesta sexta-feira, 23, às 20h com a participação de uma psicóloga e um psiquiatra.

“Contamos com a presença de todas. Estamos construindo uma rede dedicada a cada uma de nós, caririzeiras, fortes e batalhadoras. E toda mulher forte também merece ser ouvida e apoiada, principalmente neste momento tão difícil da pandemia”, convida Anna Lorena.

Na sexta-feira seguinte, dia 30/04, acontece o momento da escuta onde os municípios parceiros estarão disponibilizando atendimento psicológico via WhatsApp para as Mulheres Caririzeiras.

Mais informações nas Secretarias dos Municípios parceiros e no Instagram da Rede Cariri Delas @redecariri_delas

Serviço

Live: Saúde Mental da Mulher em Tempos de Pandemia

Data: 23/04 às 20h

Plataforma: Instagram @annalorenanobrega

A Polícia Civil da Paraíba concluiu o inquérito que apurou a morte do advogado Geffesson de Moura Gomes, e representou pela prisão preventiva dos policiais do estado de Sergipe, Osvaldo Resende Neto, José Alonso de Santana e Gilvan Moraes de Oliveira (Sargento Gilvan), envolvidos no crime. Eles foram indiciados por cometerem os crimes de homicídio qualificado e fraude processual, pela adulteração da cena do crime.

O relatório final já foi enviado ao Ministério Público, que acatou a conclusão da Polícia Civil e ofereceu denúncia à Justiça contra os policiais que foram presos provisoriamente até a conclusão do inquérito.

O delegado Glauber Fontes, designado em caráter especial para apurar o caso, destacou alguns pontos que foram essenciais para a conclusão do inquérito e que justificam o pedido de prisão preventiva dos policiais sergipanos.

“Os policiais estavam ali não para prender, mas para executar, pois os disparos comprovam isso, sendo oito disparos à queima roupa. Além disso, para tentar ludibriar a investigação eles jogaram uma arma no carro da vítima e apresentaram essa arma apenas na Delegacia de Patos e não no local do crime, caracterizando o crime de fraude processual”, disse o delegado Glauber Fontes.

Outros agravantes foram encontrados durante a investigação da Polícia Civil da Paraíba, que revelou que o delegado da Polícia Civil de Sergipe, Osvaldo Resende, já tinha envolvimento em uma situação muito semelhante no ano de 2020 em Tamandaré, quando assassinou o tio de Luiz Henrique, que era o alvo que eles realmente queria, ou seja, já havia um problema familiar entre a equipe do delegado e o investigado Luiz Henrique, que era o alvo que eles procuravam”, destacou Glauber Fontes.

O que o relatório aponta é que o advogado Geffesson de Moura Gomes foi morto por engano, pois o alvo da equipe sergipana era o investigado Luiz Henrique Cunha Carvalho. Outro ponto é a questão da arma que foi atribuída a Geffesson. Segundo o delegado Glauber Fontes, a arma tinha sido revendida para um policial militar do estado de Sergipe que, inclusive, encontra-se preso.

O delegado Sylvio Rabelo, da 3ª Superintendência de Polícia Civil da Paraíba, que investiga os casos relacionados a várias cidades do Sertão, destacou que o relatório é preciso e com base em uma investigação minuciosa, não deixando dúvidas quanto as autorias do crime.

“No que tange à autoria, não remanescem dúvidas. O autor dos oito disparos de arma de fogo que ceifaram a vida da vítima foi o delegado da Polícia Civil do estado de Sergipe, Osvaldo Resende Neto. Os policiais José Alonso de Santana e Gilvan Morais de Oliveira deram o apoio necessário para a consumação do crime ao realizarem as abordagem com o propósito previamente definido: localizar e executar a vítima Luiz Henrique Cunha Carvalho. O que deu errado, no momento da consumação do crime, foi o fato de Geffeson ter sido confundido com Luiz Henrique”, ressaltou delegado Sylvio Rabelo.

“O Ministério Público já ofereceu denúncia e concordou com a Polícia Civil quanto à prisão preventiva dos indiciados. Ficamos agora no aguardo da decisão judicial que deverá sair nas próximas horas”, concluiu o delegado Glauber Fontes.

Entenda o caso

No dia 16 de março deste ano, por volta das 22h00, uma equipe da Polícia Civil de Sergipe entrou em território paraibano para realizar diligências quando abordou o advogado Geffesson de Moura Gomes, que trafegava pela rodovia federal BR-230, à altura do município de Santa Luzia, sertão do estado,

O objetivo era prender um grupo criminoso que atua em roubos de cargas e outros crimes em Sergipe e que havia se escondido na Paraíba. Os policiais de Sergipe estavam de posse de mandados de prisão expedidos pela Justiça para serem cumpridos durante a ação.

Os policiais sergipano, no entanto, não deram qualquer chance do advogado paraibano se explicar ou se apresentar, pois, ao confundí-lo com um dos procurados, já foram atirando e atingiram a vítima com oito disparos à queima-roupa.

Eles ainda levaram a vítima, já sem vida, e a deixaram na frente do hospital de Santa Luzia. Também apresentaram uma arma de fogo à Delegacia de Patos como se fosse do advogado e alegando tê-la encontrado no carro do mesmo.

A Polícia Civil da Paraíba instaurou inquérito e investigou o caso, pedindo, a princípio, a prisão temporária dos suspeitos, e agora com a conclusão do inquérito, representou e o Ministério Público acatou, oferecendo denúncia pela prisão preventiva dos policiais sergipanos.

Mais Lidas do dia