Neste sábado (15) várias cidades do Cariri paraibano registraram fortes chuvas e deram de volta, a alegria e a esperança de um bom inverno e uma ótima colheita para os agricultores da região para o ano de 2022.

Durante as últimas horas, um grande volume de chuvas foram registradas em cidades do Cariri. Segundo dados fornecidos pela AESA, as cidades de Santo André e Parari registraram os maiores índices pluviométricos da região durante o final de semana. Santo André registrou 96,00 mm e Parari 43,4 mm.

Confira os dados pluviométricos das chuvas durante este final de semana na região do Cariri:

Sumé 12,0mm

Taperoá. 25,7mm

Congo 6,2 mm

Livramento 19,1 mm

Ouro Velho 20,8mm

S.S.Umbuzeiro. 44,1mm

Prata 16,7 mm

Coxixola 12,8mm

São João Tigre 3,1 mm

MONTEIRO. 7,6mm

Parari. 43,4mm

Amparo. 12,9mm

S.J.Cordeiros. 19,1mm

Santo André. 96,0mm

Assunção. 15,0mm

Um estudo realizado por pesquisadores de universidades chinesas e publicado na última segunda-feira (10) na revista Emerging Microbes & Infections, aponta que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, tem efetividade na neutralização da variante Ômicron. O estudo ainda á preliminar. Apesar de já ter sido publicado e passado por revisão de pares, o artigo médico-científico contém dados observados em laboratório, o que ainda não demonstra se há a mesma efetividade na população em geral.

Para o estudo, os pesquisadores usaram pseudovírus contendo a proteína Spike de sete variantes do vírus Sars-CoV-2: Ômicron, Alpha, Beta, Gama, Delta, Lambda e Mu. Um pseudovírus é uma partícula viral que possui todas as propriedades do vírus, com a diferença de que ele não infecta as células. Os pseudovírus foram utilizados na pesquisa por permitir uma manipulação mais segura em laboratório.

No experimento foi utilizado plasma sanguíneo de pessoas vacinadas com a CoronaVac e também de pessoas com infecção prévia. Essas amostras são então infectadas com os pseudovírus que carregam a proteína Spike das variantes.

O teste consiste em checar se anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar, ou seja, combater o vírus nesse cultivo. O resultado é então comparado com a capacidade de neutralização dos anticorpos da linhagem de vírus que circulava no início da pandemia.

Os testes de neutralização conseguem avaliar a capacidade dos anticorpos de erradicar o vírus, mas não medem outros aspectos de defesa do organismo, como por exemplo a memória do sistema imunológico.

O que diz o estudo

Após produzidos os pseudovírus das sete variantes, pesquisadores analisaram anticorpos neutralizantes de 16 pessoas convalescentes de covid-19 e também de 20 pessoas que haviam tomado duas doses da vacina CoronaVac. O estudo não incluiu pessoas que tomaram doses de reforço.

No caso das pessoas que tiveram a infecção prévia, foi observada uma redução de 10,5 vezes da neutralização contra a variante Ômicron, ou seja, a neutralização pela Ômicron é 10,5 vezes pior do que para cepa original do novo coronavírus. No caso da Alfa, a redução é de 2,2 vezes; 5,4 vezes contra a Beta; 4,8 vezes contra a Gama; 2,6 vezes contra a Delta; 1,9 vez contra a Lambda; e 7,5 vezes contra a variante Mu.

Já no teste feito com os anticorpos neutralizantes das 20 pessoas que tinham tomado as duas doses da vacina CoronaVac, a redução de neutralização média foi de 12,5 vezes sobre a Ômicron; de 2,9 vezes contra a Alfa; 5,5 vezes contra a Beta; 4,3 vezes contra a Gama; 3,4 vezes contra a Delta; 3,2 vez contra a Lambda; e 6,4 vezes contra a variante Mu.

Para os autores do trabalho, essa redução de neutralização de cerca de 12,5 vezes da CoronaVac frente a Ômicron – que demonstra perda de efetividade da vacina em relação à cepa original – é muito “melhor do que os trabalhos publicados sobre duas doses de vacinas de RNA mensageiro, nas quais foi observada uma diminuição de 22 vezes e de 30 até 180 vezes da neutralização em imunizados com a Pfizer”.

Mesmo assim, os autores destacam que a comparação dos estudos da CoronaVac com a Pfizer pode ter problemas, já que a diferença encontrada entre eles pode ser atribuída a ensaios diferentes ou amostras diferentes.

“A CoronaVac, ou outras vacinas inativadas, induzem um repertório maior de imunidade contra covid-19. Recentemente, há evidências científicas de que a capacidade de neutralização da CoronaVac contra a variante Ômicron é maior do que a capacidade das vacinas baseadas em proteína S. A consequência disso é que as vacinas inativadas, como a CoronaVac, resistem mais às variantes”, disse Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Para especialistas que leram o estudo publicado na revista científica, ainda faltam dados para que seja possível afirmar que duas doses da CoronaVac seriam suficientes para neutralizar a Ômicron. Eles destacam que faltam dados, por exemplo, de resposta celular. Eles também lembram que o resultado observado com anticorpos neutralizantes nem sempre corresponde ao que é observado em cenários epidemiológicos reais.

Todas as vacinas aprovadas até este momento foram desenvolvidas para combater apenas a cepa original do SarS-CoV-2, que surgiu inicialmente na China. Todas elas apresentam, em maior ou menor grau, queda de eficácia em relação às variantes.

Vacinação

Independentemente do resultado desse estudo, especialistas lembram que vacinas salvam vidas. Ontem (12), em entrevista coletiva, o coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, disse que as vacinas que estão sendo aplicadas em todo o mundo ajudam a prevenir mortes e hospitalizações por covid-19.

Segundo ele, a variante Ômicron, que fez os casos de covid-19 explodirem em todo o mundo, tem sido, no geral, uma pandemia de não vacinados. “Estamos enfrentando uma pandemia dos não vacinados. E, quando se fala dos não vacinados, estamos falando das pessoas com mais de 18 anos que não completaram o seu esquema vacinal e das crianças que ainda não foram vacinadas. Esses dois segmentos é que são responsáveis por esse acréscimo no número de internações e de casos”, disse ele. “Quando dizem que esta variante é inofensiva, que os casos são leves, temos que levar em consideração que isso é resultado da vacinação. O número de pessoas que ainda se infectam é muito elevado. E internações, embora não sejam tão graves, são muito elevadas”, falou Gabbardo.

Resposta imunológica

O Instituto Butantan divulgou que um outro estudo, feito no Chile e que ainda não foi publicado, demonstrou que três doses da CoronaVac foram capazes de reforçar a resposta imunológica celular contra a variante Ômicron.

“Os primeiros resultados que obtivemos são respostas celulares, que são células chamadas linfócitos T, que reconhecem antígenos de coronavírus. Fomos capazes de medir a capacidade de reconhecimento e de resposta imune em amostras obtidas de pessoas vacinadas com duas doses da CoronaVac, mais a dose de reforço, e detectamos um nível significativo de reconhecimento da proteína S da variante Ômicron”, disse o pesquisador Alexis Kalergis, diretor do Instituto Milênio de Imunologia e Imunoterapia, professor na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em entrevista à Rádio Pauta.

Para a pesquisa, foi analisado um grupo de 24 pessoas com ciclo vacinal completo feito com a CoronaVac e que haviam recebido uma dose de reforço do mesmo imunizante após seis meses. Amostras de sangue dos vacinados foram avaliadas em laboratório para verificar a capacidade específica dos linfócitos T em identificar cepas da variante Ômicron. “Esses linfócitos T têm a capacidade de reconhecer células infectadas para eliminá-las. Para conseguir isso, os linfócitos T também devem produzir uma molécula antiviral chamada interferon gama e nossos resultados mostram que essa molécula foi efetivamente produzida”, disse o pesquisador chileno.

A Justiça paraibana decidiu, em medida liminar, suspender a concessão da pensão especial vitalícia aos ex-governadores do estado, determinada por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de 2006. A emenda prevê que os ex-governadores recebam pensão de cerca de R$ 23 mil mensais. Cabe recurso.

A decisão, do juiz da 3ª vara da Fazenda Pública da capital, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, atende a um pedido de uma ação popular impetrada pelo advogado Rogério Cunha Estevam e pede a suspensão imediata do pagamento da pensão, por considerá-la inconstitucional.

A Justiça paraibana ainda lembra a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a pensão vitalícia a ex-governadores na Paraíba, em 2018.

O juiz ainda destaca que a medida visa proteger o erário público “considerando-se a situação de pandemia global, na qual todo e qualquer gasto indevido pode prejudicar as fontes de investimento na rede de saúde publica”, afirma na decisão.

Os ex-governadores que tinham direito a receber o benefício são Cássio Cunha Lima, Cicero Lucena, Milton Cabral, Ricardo Coutinho, Roberto Paulino, Wilson Braga e Zé Maranhão. Falecidos, Wilson Braga e Zé Maranhão devem ser excluídos do processo.

O prefeito de Ouro Velho, Dr. Augusto Valadares, inaugurou na manhã deste sábado (15), em comemoração aos 61 anos de Emancipação Política do município, um total de três passagens molhadas que irá melhorar a trafegabilidade de várias regiões na zona rural.

O prefeito e sua equipe de governo, entregarão as passagens molhadas do sítio Boa Vista dos Zuzas, do sítio Oiteiro e do sítio Raposas.

O prefeito falou sobre a entrega destas obras e a importância para a zona rural do município.

“A zona rural de nossa cidade tem um fluxo intenso de veículos todos os dias, e merece ter uma infraestrutura adequada. Estamos realizando a construção diversas passagens molhadas para melhorar a trafegabilidade de nossas comunidades,” disse.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Augusto Valadares, do vice-prefeito Paulo Júnior, do líder político Dr. Júnior, da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior, do deputado estadual Wilson Filho, do deputado federal Efraim Filho, da secretária executiva de Articulação Política da Paraíba Eva Gouveia, vereadores e secretários. (Com Cariri em Ação)

A Secretaria de Saúde, através do Setor de Imunização, dará início nesta segunda-feira, dia 17, a vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária de 05 à 11 anos, com comorbidades e deficiência permanente. A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde do município na zona urbana das 08 às 11 horas, cumprindo o cronograma de vacinação para Covid-19.

O Setor de Imunização recebeu 180 doses da vacina pediátrica Pfizer, que será distribuída para as Unidades de Saúde darem início as aplicações. As crianças devem se dirigir as unidades de saúde acompanhadas pelo responsável e devem levar o cartão do SUS, CPF e cartão de vacinação. O Setor de Imunização informa que, assim como nas demais fases de vacinação, todas as medidas de prevenção à propagação do vírus estão sendo tomadas e todas as pessoas devem estar usando máscara de proteção facial.

A Secretaria de Saúde ainda alerta que mesmo após tomar a vacina o paciente deve permanecer com todas as medidas de prevenção, no que se diz respeito ao uso de máscara, álcool 70% e evitando aglomerações.

A Prefeitura de Ouro Velho, na gestão do prefeito Augusto Valadares, entregou na manhã deste sábado (15), a reforma e ampliação do estádio de futebol Inácio Amaro dos Santos conhecido popularmente por ‘O Nogaião’.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Wendell Sidclei, foi realizada no estádio uma ampla reforma, a exemplo da construção de uma arquibancada coberta, cabine de transmissão e a instalação de modernos refletores em um investimento total de R$ 300 mil reais, recursos oriundos do tesouro municipal.

O prefeito Augusto Valadares, comemorou a entrega do novo estádio: “Nossa cidade tem uma grande tradição no esporte, nossa gestão tem tido como a marca a valorização das práticas esportivas, não tenho dúvidas que nossos desportistas estão felizes com o resultado desta reforma no estádio,” disse.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Augusto Valadares, do vice-prefeito Paulo Júnior, do líder político Dr. Júnior, da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior, do deputado estadual Wilson Filho, do deputado federal Efraim Filho, da secretária executiva de Articulação Política da Paraíba Eva Gouveia, vereadores e secretários.

A Secretaria de Saúde de Sumé registrou 14 novos casos de coronavírus para esta sexta-feira, (14/01).

1º caso, sexo masculino: 50 anos, sem comorbidades, Alto Alegre;

2º caso: sexo feminino: 37 anos, com comorbidades. Alto Alegre;

3º caso: sexo masculino: 06 anos, sem comorbidades, Alto Alegre;

4º caso feminino: 21 anos, sem comorbidades, Várzea Redonda;

5º caso: sexo feminino: 49 anos, sem comorbidades, Várzea Redonda;

6º caso: sexo feminino, 19 anos, sem comorbidades, Várzea Redonda;

7º caso masculino: 73 anos, com comorbidades, Várzea Redonda;

8º caso: sexo feminino: 24 anos, sem comorbidades, Conjunto;

9º caso: masculino, 30 anos, sem comorbidades, Conjunto;

10º caso: sexo feminino, 39 anos, sem comorbidades, Centro;

11º caso: sexo feminino, 04 anos, sem comorbidades, Centro;

12º caso: sexo feminino: 03 anos, sem comorbidades, Centro;

13º caso: sexo masculino, 27 anos, sem comorbidades, Centro;

14º caso: sexo feminino, 28 anos, sem comorbidades, Centro.

Foi registrado 01 caso recuperado na data de hoje.

Lembre-se! A pandemia ainda não acabou. Fique em dia com a sua vacinação contra o coronavírus. Tome as duas doses e a dose de reforço.

A Paraíba deverá ter chuvas em todas as regiões neste sábado (15), segundo a Agência Executiva de Águas da Paraíba (Aesa).

Conforme a agência, no decorrer do dia, a nebulosidade deverá permanecer variável e favorável à ocorrência de chuvas localizadas entre a tarde e a noite, nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú.

No setor leste do estado, deverão ocorrer chuvas no Litoral e em áreas localizadas do Brejo e Agreste durante o período.

As temperaturas variam entre 21ºC (mínima), nas regiões do Brejo, Agreste e Cariri, e 36ºC (máxima), no Sertão.

Domingo

João Pessoa terá céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas passageiras durante o dia. A temperatura mínima deve ser de 24ºC e a máxima, 29ºC.

Em Campina Grande, a previsão é de tempo nublado pela manhã e pancadas de chuva à tarde, com a temperatura variando entre 20ºC (mínima) e 30ºC (máxima).

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) testou positivo para a Covid-19. Em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (14), o pré-candidato a presidente da República confirmou que foi diagnosticado com Covid-19, sete dias após passagem em João Pessoa, onde cumpriu agenda de campanha e participou da comemoração do aniversário do deputado federal Julian Lemos (PSL).

Durante a festa, Moro posou ao lado dos cantores Felipe Gaudêncio e Felipe Rossi com os braços cruzados. E também foi bastante tietado, segundo fotos publicadas nas redes sociais por Julian Lemos e pelos cantores.

Participaram da festa os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB), Efraim Filho (DEM), Ruy Carneiro (PSDB). Os prefeitos Cícero Lucena (PP) e Vitor Hugo (DEM) também compareceram.

Na publicação, o ex-ministro afirmou que tomou as três doses da vacina contra o coronavírus e que, na sua opinião, esse é o motivo pelo qual está sem sintomas.

Nota Informativa

Atualizada em 14-01-2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro informa que nessa sexta-feira 14, tivemos 11(onze)novos casos CONFIRMADOS para COVID-19

Sendo, 07 (sete) novos casos do sexo feminino, entre 02 a 65 anos de idade, 04 (quatro) novos casos do sexo masculino, entre 20 anos a 77 anos de idade, os mesmos seguem com orientações e em isolamento social.

No hospital Santa Filomena, estão internos no dia de hoje:

Enfermaria COVID 02 (dois ) paciente:

1• (primeiro ), paciente com 83 anos de idade, sexo masculino, com comorbidades, com estado geral estável.

2•(segundo), paciente com 09 anos de idade, sexo feminino . Com estado geral estável

Encontra-se um paciente transferido:

Hospital das clínicas, paciente 73 anos de idade, sexo masculino, com comorbidades, com estado geral estável.

Atestamos que nesta data foi registrados 04 (quatro), novos casos recuperados, totalizando 4802, casos recuperados da COVID-19.

Reforçamos a importância de toda população seguir as orientações do distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos com álcool 70% e demais medidas apresentadas pela Secretaria de Saúde.

Uma loja de materiais de construção foi arrombada na madrugada desta sexta-feira (14), na cidade de Boa Vista, no Cariri do Estado. O crime ocorreu por volta das 02h da madrugada.

De acordo com informações de Rossana Leite Sousa Farias, uma das proprietárias da loja, os suspeitos conseguiram entrar pelo portão principal do estabelecimento, após quebrarem os cadeados.

Os autores do crime levaram maquitas, furadeiras, planas, baterias de carros, torneiras inox, buchas, todos tipos de fechaduras e fios para instalações elétricas, além de subtraírem também todas as bombas d’água e periféricas.

O prejuízo em equipamentos está avaliado em R$ 40 mil, avaliou o proprietário.

As imagens dos suspeitos ainda estão sendo analisadas nos registros das câmeras de segurança.

Mesmo solicitando a assistência da polícia, a proprietária do estabelecimento relatou que, até as 13h, as autoridades ainda não chegaram ao local da ocorrência, e que ainda não foi possível realizar o boletim de ocorrência até o momento da publicação desta notícia.

O comerciante reclamou da insegurança na cidade. “A cidade está completamente abandonada quando o assunto é segurança”, completou Rossandro.

Blog Márcio Rangel

A organização da motociata que acontecerá neste sábado (15) em João Pessoa recebeu, oficialmente, o comunicado da Presidência da República informando sobre a impossibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) participar do evento.

No ofício, a Presidência informou que “em razão de compromissos preestabelecidos e restrições médicas” Bolsonaro não poderá participar.

Em nota, a organização afirmou que motociata em favor da causa autista está mantida. O ato terá início às 8h nas imediações do Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, e vai seguir até Campina Grande.

Obstrução intestinal 

O presidente Jair Bolsonaro foi internado na semana passada Hospital Nova Star, em São Paulo, com uma nova obstrução intestinal.

Bolsonaro explicou que começou a passar mal após o almoço de domingo. Uma sonda nasogástrica foi colocada nele e exames foram feitos para avaliar uma possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. A intervenção foi descartada.

O chefe do executivo nacional recebeu alta no dia 05 de janeiro, mas precisa seguir recomendações médicas.

O Clube dos Oficiais realizou nesta sexta-feira (14) uma assembleia extraordinária e aprovou, com apoio de 61% dos presentes, a proposta do estado para incorporação de 100% da bolsa desempenho em 48 meses s, acrescidos a 10% de reajuste salarial que será implantado de forma imediata.

O governador João Azevêdo (Cidadania) também anunciou um reajuste de 24% no auxílio-alimentação e um aumento no valor da hora do plantão extra que será de até 74,42% em dias normais e até 140,70% em datas especiais.

Ao todo, 142 militares participaram do encontro. A reunião foi marcada por conflitos entre os oficiais que eram favoráveis à sugestão do Estado e os contrários.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas e um amarelo de chuvas intensas e acumulado de chuvas para algumas cidades da Paraíba (veja lista no final da matéria). Os avisos começam a funcionar a partir das 10h desta sexta-feira (14) e vão até as 10h do sábado (15).

Segundo o Inmet, 206 cidades da Paraíba estão sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas (veja lista no final da matéria), o que significa que deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para as cidades que estão com alerta amarelo, o recomendado pelo Inmet é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvore e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Um dos dos alertas laranjas fala sobre riscos de acumulado de chuvas, ou seja, alagamentos, em 15 cidades da Paraíba, que são: Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Município, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Juripiranga, Lucena e Pedras de Fogo.

Para essas cidades, os risco são de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O recomendado pelo Inmet é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

De acordo com o Inmet, o segundo alerta laranja, de perigo de chuvas intensas, é para outras 17 cidades da Paraíba em que o aviso é de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades são: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Diamante, Ibiara, Manaíra, Monte Horebe, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São João do Rio do Peixe, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo.

Para essas cidades o recomendado é que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja 17 cidades com alerta laranja de chuvas intensas

Bom Jesus

Bonito de Santa Fé

Cachoeira dos Índios

Cajazeiras

Conceição

Diamante

Ibiara

Manaíra

Monte Horebe

Santa Helena

Santa Inês

Santana de Mangueira

São João do Rio do Peixe

São José de Caiana

São José de Piranhas

Serra Grande

Triunfo

Veja 15 cidades sob alerta laranja de acumulado de chuvas

Alhandra

Bayeux

Caaporã

Cabedelo

Conde

Cruz do Espírito Santo

João Pessoa

Juripiranga

Lucena

Pedras de Fogo

Pilar

Pitimbu

Rio Tinto

Santa Rita

São Miguel de Taipu

Veja 206 cidades sob alerta amarelo de chuvas intensas

Água Branca

Aguiar

Alagoa Grande

Alagoa Nova

Alagoinha

Alcantil

Algodão de Jandaíra

Amparo

Aparecida

Araçagi

Arara

Araruna

Areia

Areia de Baraúnas

Areial

Aroeiras

Assunção

Baía da Traição

Bananeiras

Baraúna

Barra de Santana

Barra de Santa Rosa

Barra de São Miguel

Belém

Belém do Brejo do Cruz

Bernardino Batista

Boa Ventura

Boa Vista

Bom Sucesso

Boqueirão

Borborema

Brejo do Cruz

Brejo dos Santos

Cabaceiras

Cacimba de Areia

Cacimba de Dentro

Cacimbas

Caiçara

Cajazeiras

Cajazeirinhas

Caldas Brandão

Camalaú

Campina Grande

Capim

Caraúbas

Carrapateira

Casserengue

Catingueira

Catolé do Rocha

Caturité

Condado

Congo

Coremas

Coxixola

Cruz do Espírito Santo

Cubati

Cuité

Cuité de Mamanguape

Cuitegi

Curral de Cima

Curral Velho

Damião

Desterro

Diamante

Dona Inês

Duas Estradas

Emas

Esperança

Fagundes

Frei Martinho

Gado Bravo

Guarabira

Gurinhém

Gurjão

Igaracy

Imaculada

Ingá

Itabaiana

Itaporanga

Itapororoca

Itatuba

Jacaraú

Jericó

Joca Claudino

Juarez Távora

Juazeirinho

Junco do Seridó

Juru

Lagoa

Lagoa de Dentro

Lagoa Seca

Lastro

Livramento

Logradouro

Mãe d’Água

Malta

Mamanguape

Manaíra

Marcação

Mari

Marizópolis

Massaranduba

Mataraca

Matinhas

Mato Grosso

Maturéia

Mogeiro

Montadas

Monteiro

Mulungu

Natuba

Nazarezinho

Nova Floresta

Nova Olinda

Nova Palmeira

Olho d’Água

Olivedos

Ouro Velho

Parari

Passagem

Patos

Paulista

Pedra Branca

Pedra Lavrada

Pedro Régis

Piancó

Picuí

Pilar

Pilões

Pilõezinhos

Pirpirituba

Pocinhos

Poço Dantas

Poço de José de Moura

Pombal

Prata

Princesa Isabel

Puxinanã

Queimadas

Quixaba

Remígio

Riachão

Riachão do Bacamarte

Riachão do Poço

Riacho de Santo Antônio

Riacho dos Cavalos

Rio Tinto

Salgadinho

Salgado de São Félix

Santa Cecília

Santa Cruz

Santa Helena

Santa Luzia

Santana de Mangueira

Santana dos Garrotes

Santa Rita

Santa Teresinha

Santo André

São Bentinho

São Bento

São Domingos

São Domingos do Cariri

São Francisco

São João do Cariri

São João do Rio do Peixe

São João do Tigre

São José da Lagoa Tapada

São José de Caiana

São José de Espinharas

São José de Piranhas

São José de Princesa

São José do Bonfim

São José do Brejo do Cruz

São José do Sabugi

São José dos Cordeiros

São José dos Ramos

São Mamede

São Miguel de Taipu

São Sebastião de Lagoa de Roça

São Sebastião do Umbuzeiro

São Vicente do Seridó

Sapé

Serra Branca

Serra da Raiz

Serra Grande

Serra Redonda

Serraria

Sertãozinho

Sobrado

Solânea

Soledade

Sossêgo

Sousa

Sumé

Tacima

Taperoá

Tavares

Teixeira

Tenório

Triunfo

Uiraúna

Umbuzeiro

Várzea

Vieirópolis

Vista Serrana

Zabelê

A Prefeitura de Monteiro inicia os preparativos para a volta às aulas da Rede Municipal de Ensino, realizando testes de covid-19 tanto em professores quanto em alunos.

Para começar o rodízio de testes, as Secretarias de Educação e Saúde, realizam nesta segunda-feira, 17, testes rápidos na Escola Tiradentes, já na terça-feira, 18, os testes acontecem na escola Araújo Valença e na quarta-feira,19, na escola Napoleão Santa Cruz Neto.

Os testes acontecem nas referidas escolas das 08 às 11 horas, nos alunos com faixa etária entre 6 a 11 anos com autorização dos pais ou responsáveis.

“Contamos com a presença de todos vocês para que possamos iniciar um novo ano letivo com muita saúde e muito aprendizado e toda a segurança possível!!”, convidou a secretária de Educação, Ana Lima.

Mais Lidas do dia