45% dos brasileiros não forram o bilau

Os banheiros do Aeroporto dos Guararapes, no Recife, vão receber displays para retirada de camisinhas a partir do próximo domingo (01). A iniciativa faz parte de uma campanha lançada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (28) com o objetivo de estimular a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o carnaval. Ao todo, serão 195 mil preservativos nos aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Salvador e da capital pernambucana.

No lançamento da campanha também foi apresentada uma pesquisa sobre uso da camisinha realizada em 2013. Foram entrevistadas 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos.

Dados das pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, praticamente não mudou, revelando um padrão de comportamento: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013. Os números preocupam o Ministério da Saúde, pois revelam que 45% da população não usa camisinha apesar das constantes campanhas na mídia.

Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de dez parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.

A campanha será divulgada nos rádios e na televisão, mas também contará com 129 mil cartazes com versões segmentadas para o público jovem, travesti e jovem gay.

“Este ano, o ministério não irá centrar a campanha apenas no uso de preservativos. Os dados da pesquisa indicam que focar as campanhas apenas nesse uso tem limites. Essa nova estratégia se materializa em três dimensões: primeiro no uso do preservativo, em segundo lugar na convocação da população a fazer regularmente o teste e, em terceiro lugar, no início imediato do tratamento em caso de teste positivo”, explica o ministro da saúde, Arthur Chioro.

Você pode gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *